Adriana, monitora de creche, preocupada em aprimorar os conhecimentos na área, realizou algumas pesquisas em fontes idôneas sobre o desenvolvimento de brincadeiras na educação infantil. Após algumas leituras, concluiu acertadamente que para favorecer um brincar de qualidade em uma instituição infantil é
os conhecimentos na área, realizou algumas pesquisas
em fontes idôneas sobre o desenvolvimento de brincadeiras na educação infantil. Após algumas leituras, concluiu acertadamente que para favorecer um brincar de
qualidade em uma instituição infantil é
- A)imprescindível fazer com que as crianças realizem atividades além do seu nível de desenvolvimento.
- B)necessário planejamento do espaço físico e de ações intencionais por parte do educador.
- C)suficiente que o educador disponibilize diferentes tipos de brinquedos para as crianças.
- D)essencial que a maior parte das brincadeiras exija alto desempenho físico e mental.
- E)suficiente deixar as crianças brincarem livremente por um tempo diário determinado.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Adriana, monitora de creche, preocupada em aprimorar seus conhecimentos na área, realizou pesquisas em fontes confiáveis sobre o desenvolvimento de brincadeiras na educação infantil. Após analisar o material, concluiu corretamente que, para promover um brincar de qualidade em uma instituição infantil, é necessário planejamento do espaço físico e de ações intencionais por parte do educador (alternativa B).
Essa conclusão se baseia no entendimento de que o brincar na educação infantil não deve ser deixado ao acaso. O educador tem um papel fundamental na organização do ambiente e na mediação das atividades, garantindo que as brincadeiras sejam significativas e adequadas ao desenvolvimento das crianças. Disponibilizar apenas brinquedos (alternativa C) ou permitir brincadeiras livres sem orientação (alternativa E) não é suficiente para promover um aprendizado efetivo.
Além disso, exigir que as crianças realizem atividades além de seu nível de desenvolvimento (alternativa A) ou focar apenas em brincadeiras que demandem alto desempenho físico e mental (alternativa D) pode ser contraproducente, gerando frustração e desinteresse. O equilíbrio entre desafio e diversão, aliado a um planejamento cuidadoso, é essencial para um desenvolvimento saudável e prazeroso.
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