Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as assertivas sobre a importância do jogo para o desenvolvimento infantil e assinale a alternativa CORRETA. I- Wallon associou o jogo e o brincar à afetividade e ao movimento em grupo. II- Piaget relacionou o jogo aos processos de assimilação e acomodação como forma de a criança aprender e agir sobre a realidade. III- Vygotsky demonstrou a influência do jogo na zona de desenvolvimento proximal da criança e, assim, o jogo deixa de mediar o desenvolvimento infantil. IV- O jogo é atividade espontânea e, por isso, se constitui como uma atividade natural e não como uma situação de aprendizagem. V- As regras e a imaginação que são proporcionadas pelo jogo favorecem na criança o surgimento de comportamentos para além dos habituais.

Analise as assertivas sobre a importância do jogo para o
desenvolvimento infantil e assinale a alternativa CORRETA.

I- Wallon associou o jogo e o brincar à afetividade e ao
movimento em grupo.

II- Piaget relacionou o jogo aos processos de assimilação e
acomodação como forma de a criança aprender e agir sobre a
realidade.

III- Vygotsky demonstrou a influência do jogo na zona de
desenvolvimento proximal da criança e, assim, o jogo deixa de
mediar o desenvolvimento infantil.

IV- O jogo é atividade espontânea e, por isso, se constitui como
uma atividade natural e não como uma situação de
aprendizagem.

V- As regras e a imaginação que são proporcionadas pelo jogo
favorecem na criança o surgimento de comportamentos para
além dos habituais.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O jogo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, conforme destacado por diferentes teóricos da educação e psicologia. Analisando as assertivas apresentadas, é possível compreender as contribuições específicas de cada autor e como elas se relacionam com a aprendizagem e o crescimento da criança.

A assertiva I está correta, pois Wallon de fato associou o jogo e o brincar à afetividade e ao movimento em grupo, enfatizando a importância das interações sociais e emocionais no desenvolvimento infantil. Já a assertiva II também está correta, uma vez que Piaget relacionou o jogo aos processos de assimilação e acomodação, demonstrando como a criança constrói conhecimento por meio da experimentação e da interação com o ambiente.

A assertiva III, no entanto, está incorreta. Vygotsky demonstrou a influência do jogo na zona de desenvolvimento proximal, mas, ao contrário do que afirma a assertiva, o jogo não deixa de mediar o desenvolvimento infantil – pelo contrário, ele é um elemento central nesse processo, pois permite que a criança avance em suas habilidades com o apoio de parceiros mais experientes.

A assertiva IV também está incorreta, pois, embora o jogo seja uma atividade espontânea e natural, ele não se opõe à aprendizagem. Pelo contrário, é por meio do jogo que a criança explora, experimenta e internaliza conhecimentos, tornando-se uma poderosa ferramenta de aprendizagem.

Por fim, a assertiva V está correta, já que as regras e a imaginação presentes no jogo estimulam a criança a desenvolver comportamentos que vão além do cotidiano, ampliando seu repertório social, cognitivo e emocional.

Portanto, a alternativa correta é a C) Somente as assertivas I, II e V estão corretas, pois reflete com precisão as contribuições teóricas de Wallon, Piaget e a importância do jogo no desenvolvimento de novas habilidades infantis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *