Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as duas asserções a respeito da brincadeira na Educação Infantil e marque a alternativa CORRETA.Uma atividade irrelevante para a criança de 0 a 5 anos é a brincadeira.PORQUE Brincar dá à criança oportunidade para- imitar o conhecido e para construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.

Analise as duas asserções a respeito da brincadeira na
Educação Infantil e marque a alternativa CORRETA.

Uma atividade irrelevante para a criança de 0 a 5 anos é a
brincadeira.

PORQUE

Brincar dá à criança oportunidade para- imitar o conhecido e para
construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário
para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade
vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo
uso que deles faz.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O gabarito correto para a análise das asserções sobre a brincadeira na Educação Infantil é a alternativa A) A primeira é uma asserção falsa e a segunda é verdadeira. Isso porque a primeira afirmação, que classifica a brincadeira como "irrelevante" para crianças de 0 a 5 anos, é claramente falsa, uma vez que o brincar é reconhecido como fundamental para o desenvolvimento infantil em diversos aspectos – cognitivo, emocional, social e físico.

Já a segunda asserção, que explica como o ato de brincar permite à criança imitar, construir e reconstruir cenários, personagens e objetos, é verdadeira e está alinhada com as teorias pedagógicas e psicológicas que destacam o papel do lúdico na aprendizagem e na expressão infantil. Portanto, a segunda proposição não só é verdadeira, mas também evidencia a importância da brincadeira, contradizendo diretamente a primeira afirmação.

Assim, a alternativa correta é a A, pois a primeira asserção é falsa (a brincadeira é, sim, relevante), enquanto a segunda é verdadeira e oferece um argumento consistente sobre a função do brincar no desenvolvimento da criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *