“As brincadeiras são importantes para o desenvolvimento saudável do corpo e do cérebro. Possibilitam que as crianças se engagem no mundo em torno delas, soltem a imaginação, descubram maneiras flexíveis de usar objetos, resolver problemas e se prepararem para os papéis adultos. As brincadeiras contribuem para todos os aspectos do desenvolvimento, pois por meio delas as crianças estimulam os sentidos, exercitam os músculos, coordenam a visão com o movimento, adquirem domínio sobre o corpo, tomam decisões e ampliam suas habilidades. Tamanha a importância da brincadeira que foi reconhecida como um direito de toda a criança, pelas Nações Unidas. Algumas instituições de educação infantil, preocupadas com o aprendizado das crianças, desrespeitam esse direito, deixando pouco tempo para brincadeiras livres. Por outro lado, muitas famílias também permitem que a criança permaneça longos períodos de tempo em frente à televisão, reduzindo o espaço-tempo para as brincadeiras.” (PAPALIA, 2010, p. 308). Leia as afirmativas abaixo, tendo por base o enunciado: I. Existe uma obrigatoriedade do brincar como eixo de trabalho na Educação Infantil, previsto na legislação escolar brasileira. II. Existe a necessidade de criação de espaços e de organização do cotidiano para que as crianças brinquem por mais tempo, seja no espaço escolar ou no doméstico. III. As brincadeiras favorecem o desenvolvimento infantil em vários aspectos, incluindo o físico-motor, o social, o afetivo, o cognitivo e o moral. Está CORRETO o que se afirma em:
as crianças se engagem no mundo em torno delas, soltem a imaginação, descubram maneiras flexíveis de
usar objetos, resolver problemas e se prepararem para os papéis adultos. As brincadeiras contribuem para
todos os aspectos do desenvolvimento, pois por meio delas as crianças estimulam os sentidos, exercitam os
músculos, coordenam a visão com o movimento, adquirem domínio sobre o corpo, tomam decisões e
ampliam suas habilidades. Tamanha a importância da brincadeira que foi reconhecida como um direito de
toda a criança, pelas Nações Unidas. Algumas instituições de educação infantil, preocupadas com o
aprendizado das crianças, desrespeitam esse direito, deixando pouco tempo para brincadeiras livres. Por
outro lado, muitas famílias também permitem que a criança permaneça longos períodos de tempo em frente
à televisão, reduzindo o espaço-tempo para as brincadeiras.” (PAPALIA, 2010, p. 308).
escolar brasileira.
brinquem por mais tempo, seja no espaço escolar ou no doméstico.
social, o afetivo, o cognitivo e o moral.
- A)I, apenas.
- B)III, apenas.
- C)II e III, apenas.
- D)I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado destaca a importância fundamental das brincadeiras no desenvolvimento infantil, abordando seus benefícios em diversos aspectos, como físico, cognitivo, social e emocional. Além disso, ressalta que o direito ao brincar foi reconhecido pelas Nações Unidas, embora muitas vezes seja negligenciado tanto por instituições de ensino quanto pelas famílias, que priorizam outras atividades em detrimento do tempo livre para a criança explorar e criar.
Ao analisar as afirmativas, é possível concluir que:
I. Existe uma obrigatoriedade do brincar como eixo de trabalho na Educação Infantil, previsto na legislação escolar brasileira. Essa afirmação está incorreta, pois o texto não menciona nenhuma obrigatoriedade legal específica, apenas reconhece a brincadeira como um direito universal da criança.
II. Existe a necessidade de criação de espaços e de organização do cotidiano para que as crianças brinquem por mais tempo, seja no espaço escolar ou no doméstico. Essa afirmação está correta, já que o texto critica a redução do tempo dedicado às brincadeiras livres, tanto nas escolas quanto em casa, sugerindo a necessidade de uma reorganização para garantir esse direito.
III. As brincadeiras favorecem o desenvolvimento infantil em vários aspectos, incluindo o físico-motor, o social, o afetivo, o cognitivo e o moral. Essa afirmação está correta, pois o texto descreve claramente como as brincadeiras contribuem para múltiplas dimensões do desenvolvimento da criança.
Portanto, apenas as afirmativas II e III estão corretas, o que corresponde à alternativa C).
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