Com relação às brincadeiras:( ) Por meio delas, os professores podem observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento da criança em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem. ( ) A intervenção intencional baseada na observação das brincadeiras das crianças, oferecendo-lhes material adequado, assim como um espaço estruturado para brincar, permite o enriquecimento das competências imaginativas, criativas e organizacionais infantis.( ) Cabe ao professor organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada para propiciar às crianças a possibilidade de escolherem os temas, papéis, objetos e companheiros para brincar ou os jogos de regras e de construção, assim elaborarem de forma pessoal e independente suas emoções, sentimentos, conhecimentos e regras sociais. ( ) Nos jogos, especialmente aqueles que possuem regras, como atividade didática é preciso que o professor tenha consciência que as crianças não estão brincando livremente nestas situações, pois há objetivos didáticos em questão. Considerando (V) para verdadeiro ou (F) para falso, assinale a alternativa correta.
Com relação às brincadeiras:
( ) Por meio delas, os professores podem observar e constituir uma visão dos processos de
desenvolvimento da criança em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de
uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que
dispõem.
( ) A intervenção intencional baseada na observação das brincadeiras das crianças, oferecendo-lhes
material adequado, assim como um espaço estruturado para brincar, permite o enriquecimento das
competências imaginativas, criativas e organizacionais infantis.
( ) Cabe ao professor organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada para
propiciar às crianças a possibilidade de escolherem os temas, papéis, objetos e companheiros para
brincar ou os jogos de regras e de construção, assim elaborarem de forma pessoal e independente suas
emoções, sentimentos, conhecimentos e regras sociais.
( ) Nos jogos, especialmente aqueles que possuem regras, como atividade didática é preciso que o
professor tenha consciência que as crianças não estão brincando livremente nestas situações, pois há
objetivos didáticos em questão.
Considerando (V) para verdadeiro ou (F) para falso, assinale a alternativa correta.
- A)V, V, V, F
- B)V, F, V, V
- C)V, V, V, V
- D)V, V, F, V
Resposta:
A alternativa correta é C)
O papel das brincadeiras no desenvolvimento infantil é fundamental, e as afirmações apresentadas destacam a importância da observação, intervenção e organização por parte dos professores. A primeira afirmação é verdadeira (V), pois as brincadeiras permitem que os educadores acompanhem o desenvolvimento das crianças em diferentes aspectos, como linguagem, habilidades sociais e emocionais.
A segunda afirmação também é verdadeira (V), já que a intervenção intencional do professor, baseada na observação e no fornecimento de materiais e espaços adequados, contribui para o desenvolvimento da criatividade, imaginação e organização das crianças.
A terceira afirmação é igualmente verdadeira (V), pois cabe ao professor criar ambientes diversificados que permitam às crianças escolherem suas atividades, papéis e interações, favorecendo sua autonomia e expressão emocional.
Por fim, a quarta afirmação é verdadeira (V), uma vez que os jogos com regras, embora possam parecer livres, possuem objetivos didáticos claros, exigindo que o professor esteja ciente de seu papel orientador nessas situações.
Portanto, a alternativa correta é C) V, V, V, V, pois todas as afirmações refletem aspectos essenciais da relação entre brincadeiras e aprendizagem na educação infantil.
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