Dadas as afirmativas sobre o brincar e as interações infantis, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, I. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca. II. As capacidades de interação, são também desenvolvidas quando as crianças podem ficar sozinhas, quando elaboram suas descobertas e sentimentos e constroem um sentido de propriedade para as ações e pensamentos já compartilhados com outras crianças e com os adultos, o que vai potencializar novas interações. III. As crianças se desenvolvem em situações de interação social, nos quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis. verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas sobre o brincar e as interações infantis,
conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil,
I. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa
independência para escolher seus companheiros e os papéis
que irão assumir no interior de um determinado tema e
enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da
vontade de quem brinca.
II. As capacidades de interação, são também desenvolvidas
quando as crianças podem ficar sozinhas, quando elaboram
suas descobertas e sentimentos e constroem um sentido de
propriedade para as ações e pensamentos já compartilhados
com outras crianças e com os adultos, o que vai potencializar
novas interações.
III. As crianças se desenvolvem em situações de interação
social, nos quais conflitos e negociação de sentimentos,
ideias e soluções são elementos indispensáveis.
verifica-se que está(ão) correta(s)
- A)I, apenas.
- B)III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)II e III, apenas.
- E)I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O brincar e as interações infantis são elementos fundamentais para o desenvolvimento das crianças, conforme destacado pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. As três afirmativas apresentadas abordam aspectos essenciais desse processo, e todas estão corretas.
A afirmativa I ressalta a importância da autonomia infantil durante o brincar. A liberdade para escolher companheiros e papéis, bem como a construção de narrativas próprias, é crucial para o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de organização social. Essa independência fortalece a confiança e a expressão individual dentro de um contexto lúdico.
A afirmativa II destaca que o desenvolvimento das capacidades de interação não ocorre apenas em situações coletivas, mas também em momentos de solitude. Quando a criança reflete sozinha sobre suas experiências, ela internaliza aprendizados e constrói um senso de propriedade sobre suas ações e pensamentos, o que enriquece futuras interações.
Por fim, a afirmativa III reforça que o desenvolvimento infantil se dá em situações de interação social, onde conflitos e negociações são inevitáveis e até mesmo desejáveis. Essas experiências permitem que as crianças lidem com diferenças, desenvolvam empatia e encontrem soluções colaborativas, habilidades essenciais para a vida em sociedade.
Portanto, todas as afirmativas estão corretas, pois abordam dimensões complementares do brincar e das interações infantis, fundamentais para uma educação infantil integral e significativa.
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