Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Mariana é professora e desenvolveu com sua turma uma atividade em que as crianças deveriam lembrar-se dos papéis assumidos por elas e pelos colegas, dos materiais e brinquedos usados, assim como do enredo e da sequência de ações que praticam, com o objetivo de ajudá-las a organizar seus pensamentos e emoções, criando condições para um melhor desenvolvimento. Atividades como esta devem ser permanentes e classificadas como

Mariana é professora e desenvolveu com sua turma
uma atividade em que as crianças deveriam lembrar-se
dos papéis assumidos por elas e pelos colegas, dos
materiais e brinquedos usados, assim como do enredo
e da sequência de ações que praticam, com o objetivo
de ajudá-las a organizar seus pensamentos e emoções,
criando condições para um melhor desenvolvimento.
Atividades como esta devem ser permanentes e classificadas como

Resposta:

A alternativa correta é C)

O trabalho desenvolvido pela professora Mariana com sua turma exemplifica uma abordagem pedagógica valiosa, que utiliza elementos lúdicos para promover o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Ao incentivar os alunos a recordarem os papéis assumidos, os materiais utilizados e a sequência narrativa de suas brincadeiras, a atividade estimula a organização do pensamento, a memória e a compreensão de relações sociais.

Essa prática se enquadra claramente na categoria de jogos e brincadeiras (alternativa C), pois envolve os elementos essenciais do brincar estruturado: representação de papéis, uso simbólico de objetos e construção colaborativa de narrativas. Diferencia-se de outras opções porque:

  • Não se trata de relaxamento (A), pois há engajamento ativo
  • Não é atividade física (B), embora possa conter movimento
  • Não caracteriza meditação (D), por ser interativa e verbalizada
  • Vai além da construção de brinquedos (E), focando no uso criativo

Como destacado no gabarito, a classificação correta é C, pois a atividade valoriza o potencial educativo do brincar espontâneo, que segundo Vygotsky, permite à criança operar num nível de abstração superior ao seu desenvolvimento real, avançando em suas capacidades através da interação social mediada por elementos lúdicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *