No livro Só Brincar? O papel do brincar na educação infantil, Janet Moyles mostra que há uma dicotomia para os professores sobre o papel da brincadeira dentro da escola. A autora afirma que, por um lado, a implicação é de que as crianças aprendem muito pouco sem a direção da professora; por outro, o brincar autoiniciado pela criança é defendido como propiciador de um melhor contexto de aprendizagem. Para Moyles, uma das principais posições de seu livro é que o brincar deve ser visto como
os professores sobre o papel da brincadeira dentro da
escola. A autora afirma que, por um lado, a implicação
é de que as crianças aprendem muito pouco sem a direção da professora; por outro, o brincar autoiniciado pela
criança é defendido como propiciador de um melhor contexto de aprendizagem. Para Moyles, uma das principais
posições de seu livro é que o brincar deve ser visto como
- A)uma técnica.
- B)um deslumbramento.
- C)um processo.
- D)uma dinâmica.
- E)uma obrigação.
Resposta:
A alternativa correta é C)
No livro Só Brincar? O papel do brincar na educação infantil, Janet Moyles aborda a complexa relação entre o brincar e a aprendizagem no contexto escolar. A autora destaca a existência de uma dicotomia entre duas perspectivas principais: de um lado, há a visão de que as crianças aprendem pouco sem a orientação direta do professor; de outro, defende-se que o brincar espontâneo, iniciado pela própria criança, oferece um ambiente mais rico para a aprendizagem.
Moyles argumenta que o brincar não deve ser reduzido a uma simples técnica pedagógica (alternativa A), nem tratado como mero entretenimento ou deslumbramento (alternativa B). Também não se configura como uma dinâmica imposta (alternativa D) ou uma obrigação (alternativa E). A posição central da autora é que o brincar deve ser compreendido como um processo (alternativa C) fundamental para o desenvolvimento infantil, integrando aspectos cognitivos, emocionais e sociais de maneira orgânica.
Essa visão do brincar como processo reconhece sua natureza complexa e dinâmica, onde a criança ativamente constrói significados, testa hipóteses e desenvolve habilidades de forma natural e contextualizada. A resposta correta, portanto, é a alternativa C, que reflete a perspectiva defendida por Moyles em sua obra.
Deixe um comentário