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“O brincar sobrevive ao longo da história da humanidade passando por processos de modificações em sua concepção e na compreensão do seu papel na vida da criança. É peculiar ao ser humano brincar, independente de sua origem e do seu tempo. Nos diferentes contextos sociais e históricos podemos perceber a existência do brincar no comportamento infantil.” (Educação Infantil: os desafios estão postos!: e o que estamos fazendo? / Marlene Oliveira dos Santos, Maria Izabel Souza Ribeiro (organizadoras). – Salvador : Sooffset, 2014.) A partir desta reflexão, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e marque a alternativa correta:( ) O conceito e a importância do brincar são discutidos por diversos autores e teóricos de acordo com suas indagações e interpretações, associadas às perspectivas filosóficas e às características do contexto social, histórico e cultural que sustentam suas ideias, concepções e pontos de vista. ( ) Para a criança, brincar é coisa séria, não é um simples passatempo ou diversão. É uma ação que a absorve por inteiro, pois corpo e mente estão imbricados. A brincadeira influencia a construção da realidade e do conhecimento do mundo interior e exterior. ( ) O brincar, que abrange as ideias de brincadeira e brinquedo, implica diferentes dimensões, biológica, psíquica, simbólica, social, cultural, histórica, etc. Todas as dimensões do brincar estão intrinsecamente interligadas. ( ) A ação do brincar está intimamente relacionada com o desenvolvimento do conhecimento de si, do mundo físico e social e dos sistemas de comunicação na criança. O brincar reflete um modo através do qual a criança elabora, ordena, desordena, destrói e reconstrói o mundo, constrói e recria a realidade.

“O brincar sobrevive ao longo da história da humanidade passando por processos de modificações em
sua concepção e na compreensão do seu papel na vida da criança. É peculiar ao ser humano brincar,
independente de sua origem e do seu tempo. Nos diferentes contextos sociais e históricos podemos
perceber a existência do brincar no comportamento infantil.” (Educação Infantil: os desafios estão
postos!: e o que estamos fazendo? / Marlene Oliveira dos Santos, Maria Izabel Souza Ribeiro
(organizadoras). – Salvador : Sooffset, 2014.)


A partir desta reflexão, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e marque a alternativa correta:


( ) O conceito e a importância do brincar são discutidos por diversos autores e teóricos de acordo com
suas indagações e interpretações, associadas às perspectivas filosóficas e às características do contexto
social, histórico e cultural que sustentam suas ideias, concepções e pontos de vista.

( ) Para a criança, brincar é coisa séria, não é um simples passatempo ou diversão. É uma ação que a
absorve por inteiro, pois corpo e mente estão imbricados. A brincadeira influencia a construção da
realidade e do conhecimento do mundo interior e exterior.


( ) O brincar, que abrange as ideias de brincadeira e brinquedo, implica diferentes dimensões, biológica,
psíquica, simbólica, social, cultural, histórica, etc. Todas as dimensões do brincar estão intrinsecamente
interligadas.

( ) A ação do brincar está intimamente relacionada com o desenvolvimento do conhecimento de si, do
mundo físico e social e dos sistemas de comunicação na criança. O brincar reflete um modo através do
qual a criança elabora, ordena, desordena, destrói e reconstrói o mundo, constrói e recria a realidade.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O texto apresentado destaca a importância do brincar como uma atividade inerente ao ser humano, independentemente de seu contexto histórico ou social. A brincadeira é abordada como um elemento fundamental no desenvolvimento infantil, influenciando a construção da realidade e do conhecimento. A partir dessa reflexão, analisaremos as afirmações propostas, atribuindo (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

A primeira afirmação indica que o conceito e a importância do brincar são discutidos por diversos autores, associados a perspectivas filosóficas e contextos socioculturais. Essa afirmação é verdadeira (V), pois a literatura sobre o tema demonstra que o brincar é analisado sob diferentes óticas teóricas, desde a psicologia até a antropologia.

A segunda afirmação ressalta que, para a criança, brincar não é apenas um passatempo, mas uma ação que envolve corpo e mente, influenciando sua compreensão do mundo. Essa afirmação também é verdadeira (V), visto que o brincar é reconhecido como uma atividade séria e essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança.

A terceira afirmação aborda o brincar como um fenômeno multidimensional, englobando aspectos biológicos, psíquicos, simbólicos, sociais e históricos, todos interligados. Essa afirmação é igualmente verdadeira (V), pois estudos demonstram que o ato de brincar não pode ser reduzido a uma única dimensão, sendo uma prática complexa e multifacetada.

Por fim, a quarta afirmação destaca que o brincar está relacionado ao desenvolvimento do conhecimento de si mesmo, do mundo físico e social, e à reconstrução da realidade pela criança. Essa afirmação também é verdadeira (V), já que o brincar permite à criança experimentar, criar e reorganizar suas experiências de maneira significativa.

Portanto, a alternativa correta é D) V – V – V – V, pois todas as afirmações refletem concepções amplamente reconhecidas na literatura sobre o brincar e seu papel no desenvolvimento infantil.

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