O desenho e a brincadeira como formas de linguagem a serem exploradas no processo de alfabetização.Analise a proposta de ensino acima para responder à questão a seguir. Sobre os objetivos de aprendizagem dessa proposta de ensino, analise as afirmativas a seguir. I. Usar e aprimorar o desenho como sistema de representação II. Participar de jogos simbólicos através de brincadeiras livres e planejadas na turma. III. Produzir desenhos a partir de modelo desenvolvido pelo professor. IV. Dramatizar situações do cotidiano referenciadas pelo professor. V. Ampliar vocabulário vivenciando jogos diversificados de palavras. Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
O desenho e a brincadeira como formas de linguagem a serem exploradas no processo de alfabetização.
Analise a proposta de ensino acima para responder à questão a seguir.
Sobre os objetivos de aprendizagem dessa proposta de
ensino, analise as afirmativas a seguir.
I. Usar e aprimorar o desenho como sistema de representação
II. Participar de jogos simbólicos através de brincadeiras livres
e planejadas na turma.
III. Produzir desenhos a partir de modelo desenvolvido pelo
professor.
IV. Dramatizar situações do cotidiano referenciadas pelo
professor.
V. Ampliar vocabulário vivenciando jogos diversificados de
palavras.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
- A)III – IV – V.
- B)II – III – IV.
- C)I – II – III.
- D)I – II – V.
- E)II – III – V.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A proposta de ensino que explora o desenho e a brincadeira como linguagens no processo de alfabetização busca integrar atividades lúdicas e criativas para facilitar a aprendizagem. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar quais delas estão alinhadas com os objetivos dessa abordagem.
A afirmativa I está correta, pois o desenho como sistema de representação permite que a criança expresse ideias e desenvolva habilidades cognitivas e motoras, essenciais para a alfabetização. Já a afirmativa II também é válida, uma vez que os jogos simbólicos, tanto livres quanto planejados, estimulam a imaginação e a socialização, elementos fundamentais no processo de aprendizagem.
Por outro lado, a afirmativa III não está correta, pois a proposta valoriza a expressão individual e criativa, e não a reprodução de modelos pré-definidos pelo professor. A afirmativa IV também não se encaixa plenamente, já que a dramatização de situações cotidianas, embora possa ser útil, não é o foco principal dessa abordagem. Por fim, a afirmativa V está correta, pois os jogos de palavras ampliam o vocabulário e reforçam a relação entre linguagem oral e escrita.
Portanto, a opção que apresenta as afirmativas corretas é a D) I – II – V, que reflete os objetivos de aprendizagem baseados na exploração criativa e lúdica da linguagem.
Deixe um comentário