O Método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem. Esse material tem, ainda, o caráter peculiar de ser:
O Método Montessori parte do concreto rumo ao
abstrato. Para tornar esse processo o mais rico
possível, a educadora italiana desenvolveu materiais
didáticos que constituem um dos aspectos mais
conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas
muito atraentes, e projetados para provocar o
raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo
tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da
linguagem.
Esse material tem, ainda, o caráter peculiar de ser:
- A)divertido.
- B)autocorretor.
- C)durável.
- D)desafiador.
- E)reciclável.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O Método Montessori, desenvolvido pela educadora italiana Maria Montessori, é uma abordagem pedagógica que prioriza o aprendizado através da experiência concreta, evoluindo gradualmente para conceitos abstratos. Um dos pilares desse método é o uso de materiais didáticos cuidadosamente projetados, que não só despertam o interesse da criança, mas também estimulam seu raciocínio e autonomia.
Esses materiais se destacam por sua simplicidade e eficácia, sendo desenvolvidos para auxiliar em diversas áreas do conhecimento, desde matemática até linguagem. No entanto, uma característica fundamental desses recursos é o seu caráter autocorretor, como indicado na alternativa correta (B). Isso significa que os próprios materiais permitem que a criança perceba e corrija seus erros de forma independente, promovendo autoaprendizagem e autoconfiança.
Embora outras qualidades como ser divertido, durável, desafiador ou reciclável possam estar presentes em alguns materiais Montessori, a autocorreção é um elemento essencial que reflete a filosofia do método: incentivar a autonomia, a exploração e a descoberta por parte do aluno, sem depender constantemente da intervenção do professor.
Deixe um comentário