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Os jogos e as brincadeiras constituem atividades fundamentais na educação infantil, constituindo-se em atividades básicas para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Em relação a essas atividades, avalie as afirmações a seguir. I- Na brincadeira do faz-de-conta, o jogo simbólico é uma atividade que contribui para desenvolver, nas crianças, a capacidade de representação essencial para o desenvolvimento da linguagem. II- Nas brincadeiras, as crianças transformam o conhecimento que já possuíam em conceitos científicos. III- A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o não-brincar. IV- Na educação infantil, as brincadeiras e os jogos devem se basear no princípio da espontaneidade, o que não exige planejamento por parte do professor. Das afirmações, estão corretas

Os jogos e as brincadeiras constituem atividades fundamentais na educação infantil,
constituindo-se em atividades básicas para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento
das crianças. Em relação a essas atividades, avalie as afirmações a seguir.

I- Na brincadeira do faz-de-conta, o jogo simbólico é uma atividade que contribui para
desenvolver, nas crianças, a capacidade de representação essencial para o
desenvolvimento da linguagem.

II- Nas brincadeiras, as crianças transformam o conhecimento que já possuíam em
conceitos científicos.

III- A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo
que é o não-brincar.

IV- Na educação infantil, as brincadeiras e os jogos devem se basear no princípio da
espontaneidade, o que não exige planejamento por parte do professor.

Das afirmações, estão corretas

Resposta:

A alternativa correta é C)

Os jogos e brincadeiras desempenham um papel essencial na educação infantil, sendo ferramentas fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Diante das afirmações apresentadas, é importante analisar cada uma delas para compreender sua veracidade e relevância no contexto pedagógico.

A afirmação I está correta, pois o jogo simbólico, presente no faz-de-conta, estimula a capacidade de representação nas crianças. Essa habilidade é crucial para o desenvolvimento da linguagem, uma vez que a criança aprende a expressar ideias, emoções e situações por meio de símbolos e representações abstratas.

Já a afirmação II é incorreta, pois as brincadeiras, embora contribuam para a construção do conhecimento, não transformam diretamente o conhecimento prévio das crianças em conceitos científicos. Esse processo exige mediação pedagógica mais estruturada e intencional.

A afirmação III também está correta, pois a brincadeira é de fato uma linguagem infantil que se relaciona intimamente com outras formas de expressão e vivência da criança. O ato de brincar dialoga com o "não-brincar", integrando-se ao cotidiano e às demais atividades desenvolvidas na educação infantil.

Por fim, a afirmação IV é incorreta, pois mesmo valorizando a espontaneidade, as brincadeiras e jogos na educação infantil exigem planejamento e intencionalidade pedagógica por parte do professor. O educador deve criar contextos favoráveis e intervir de maneira adequada para potencializar as aprendizagens.

Portanto, as afirmações corretas são I e III, correspondendo à alternativa C).

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