Questões Sobre Jogos e suas Características: Pedagógicos, de Raciocínio e Psicomotor - Pedagogia - concurso
Questão 11
das crianças e, para que brinquem, é suficiente
que não sejam impedidas de exercitar sua
imaginação. Dadas as afirmações referentes à
brincadeira para criança, leia:
desejos e fantasias da realidade;
partir dos dois anos de idade;
para o desenvolvimento infantil;
a aprendizagem
- A)Apenas os itens I e IV estão corretos.
- B)Apenas os itens I, II e IV estão corretos
- C)Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
- D)Apenas os itens IV e V estão corretos.
- E)Apenas os itens I, IV e V estão corretos.
A alternativa correta é E)
O ato de brincar é uma parte essencial da infância, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Analisando as afirmações apresentadas, é possível identificar quais delas estão corretas e como elas se relacionam com a importância da brincadeira na vida infantil.
A primeira afirmação, "Brincando a criança aprende a distinguir seus desejos e fantasias da realidade", está correta. Através das brincadeiras, as crianças exploram situações imaginárias, o que as ajuda a compreender a diferença entre o mundo real e suas próprias construções mentais. Essa distinção é crucial para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e autoconhecimento.
Já a segunda afirmação, "Ao brincar a criança perde a autonomia", está incorreta. Na verdade, o oposto ocorre: a brincadeira estimula a autonomia infantil, pois permite que a criança tome decisões, crie regras e explore sua independência em um ambiente seguro e controlado.
A terceira afirmação, "O brinquedo participa da vida da criança a partir dos dois anos de idade", também está incorreta. Os brinquedos fazem parte do universo infantil muito antes disso, desde os primeiros meses de vida, quando os bebês começam a interagir com objetos simples e a desenvolver suas habilidades motoras e sensoriais.
A quarta afirmação, "A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil", está totalmente correta. Através das brincadeiras, as crianças desenvolvem habilidades sociais, emocionais, cognitivas e físicas, além de aprenderem a lidar com regras, limites e a expressar suas emoções.
Por fim, a quinta afirmação, "O jogo é um excelente recurso para estimular a aprendizagem", também está correta. A aprendizagem lúdica é uma das formas mais eficazes de aquisição de conhecimento na infância, pois alia diversão e educação de maneira natural e prazerosa.
Portanto, as afirmações corretas são I, IV e V, tornando a alternativa E a resposta certa. A brincadeira é, de fato, um elemento indispensável para o crescimento saudável e o desenvolvimento integral das crianças.
Questão 12
- A)Desenvolvimento físico.
- B)Desenvolvimento cognitivo.
- C)Desenvolvimento da linguagem.
- D)Desenvolvimento psicológico.
- E)Desenvolvimento financeiro.
A alternativa correta é E)
Na educação infantil, as brincadeiras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, abrangendo diversas áreas essenciais para seu crescimento. Entre os aspectos contemplados estão o desenvolvimento físico, que promove habilidades motoras e coordenação; o desenvolvimento cognitivo, estimulando o raciocínio e a resolução de problemas; o desenvolvimento da linguagem, ampliando a comunicação e o vocabulário; e o desenvolvimento psicológico, fortalecendo a autoestima e a capacidade de lidar com emoções. No entanto, o desenvolvimento financeiro não é um objetivo das brincadeiras nessa fase, pois está relacionado a conceitos mais complexos e distantes da realidade infantil. Portanto, a alternativa correta é a letra E, que destoa das demais por não fazer parte do escopo educacional dessa etapa.
Questão 13
A palavra lúdico vem do latim “ludus” que significa brincar. Analise sobre a ludicidade na
educação:
I– O brincar na educação, pode ter características pedagógicas quando a brincadeira tem
intencionalidade de aprendizagem ou apenas ser uma brincadeira livre;
II– O jogo na educação é caracterizado como uma atividade lúdica;
III– Os brinquedos no ambiente escolar possibilitam o trabalho lúdico com as crianças.
Dos itens acima:
- A)Apenas os itens I e II estão corretos.
- B)Apenas os itens II e III estão corretos.
- C)Apenas os itens I e III estão corretos.
- D)Apenas o item I está correto.
- E)Todos os itens estão corretos.
A alternativa correta é E)
A ludicidade na educação é um tema fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, pois o ato de brincar está intrinsecamente ligado ao processo de aprendizagem. A palavra "lúdico", derivada do latim ludus, que significa "brincar", engloba atividades que vão além do simples entretenimento, assumindo um papel pedagógico quando bem direcionadas.
Analisando os itens apresentados, percebe-se que todos estão corretos. O item I afirma que o brincar na educação pode ter características pedagógicas quando há intencionalidade de aprendizagem ou ser uma brincadeira livre, o que é verdadeiro, pois ambas as formas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança.
O item II destaca que o jogo na educação é uma atividade lúdica, o que também está correto, já que jogos estruturados ou simbólicos estimulam a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe.
Por fim, o item III ressalta que os brinquedos no ambiente escolar possibilitam o trabalho lúdico com as crianças, o que é inquestionável, pois eles são ferramentas essenciais para concretizar experiências de aprendizagem significativas.
Portanto, a alternativa correta é E) Todos os itens estão corretos, pois a ludicidade, quando bem aplicada na educação, enriquece o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e prazeroso.
Questão 14
Analise as afirmativas a seguir sobre as brincadeiras e
interações nas práticas pedagógicas e nas experiências
infantis na Educação Infantil:
I. O professor é essencial para dar riqueza e
complexidade às brincadeiras.
II. A organização do ambiente escolar pode facilitar
ou dificultar a ação de brincar.
III. Uma estante na altura do olhar da criança
atrapalha o uso independente dos brinquedos.
IV. A cultura lúdica ou a cultura infantil só acontecem
quando as crianças brincam entre si, com idades
iguais ou diferentes.
Com base no manual de orientação pedagógica, estão
corretas as afirmativas
- A)II e III, apenas.
- B)I, II e IV, apenas.
- C)I, III e IV, apenas.
- D)I, II, III e IV.
A alternativa correta é B)
A análise das afirmativas sobre brincadeiras e interações na Educação Infantil revela a importância do papel do professor, da organização do ambiente e da dinâmica lúdica entre as crianças. A seguir, discutiremos cada uma das afirmações com base no manual de orientação pedagógica.
Afirmativa I: Correta. O professor desempenha um papel fundamental ao enriquecer as brincadeiras, introduzindo elementos que ampliam a complexidade e o aprendizado, seja por meio de mediação, proposição de desafios ou observação atenta das interações infantis.
Afirmativa II: Correta. O ambiente escolar deve ser cuidadosamente planejado para estimular o brincar. Espaços mal organizados, com poucos recursos ou com barreiras físicas, podem dificultar a livre exploração e a criatividade das crianças.
Afirmativa III: Incorreta. Uma estante na altura do olhar da criança, ao contrário do que afirma a questão, facilita o acesso independente aos brinquedos, promovendo autonomia e incentivo à exploração.
Afirmativa IV: Correta. A cultura lúdica se constrói nas interações entre crianças, independentemente da idade, pois é por meio dessas trocas que surgem combinados, imitações, conflitos e aprendizados coletivos.
Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV, conforme a alternativa B) do gabarito. A organização do espaço e a mediação do adulto são essenciais, mas a autonomia da criança também deve ser incentivada, contradizendo a afirmativa III.
Questão 15
Analise as assertivas sobre a importância do jogo para o
desenvolvimento infantil e assinale a alternativa CORRETA.
I- Wallon associou o jogo e o brincar à afetividade e ao
movimento em grupo.
II- Piaget relacionou o jogo aos processos de assimilação e
acomodação como forma de a criança aprender e agir sobre a
realidade.
III- Vygotsky demonstrou a influência do jogo na zona de
desenvolvimento proximal da criança e, assim, o jogo deixa de
mediar o desenvolvimento infantil.
IV- O jogo é atividade espontânea e, por isso, se constitui como
uma atividade natural e não como uma situação de
aprendizagem.
V- As regras e a imaginação que são proporcionadas pelo jogo
favorecem na criança o surgimento de comportamentos para
além dos habituais.
- A)Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
- B)Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
- C)Somente as assertivas I, II e V estão corretas.
- D)Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
- E)Somente as assertivas III, IV e V estão corretas.
A alternativa correta é C)
O jogo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, conforme destacado por diferentes teóricos da educação e psicologia. Analisando as assertivas apresentadas, é possível compreender as contribuições específicas de cada autor e como elas se relacionam com a aprendizagem e o crescimento da criança.
A assertiva I está correta, pois Wallon de fato associou o jogo e o brincar à afetividade e ao movimento em grupo, enfatizando a importância das interações sociais e emocionais no desenvolvimento infantil. Já a assertiva II também está correta, uma vez que Piaget relacionou o jogo aos processos de assimilação e acomodação, demonstrando como a criança constrói conhecimento por meio da experimentação e da interação com o ambiente.
A assertiva III, no entanto, está incorreta. Vygotsky demonstrou a influência do jogo na zona de desenvolvimento proximal, mas, ao contrário do que afirma a assertiva, o jogo não deixa de mediar o desenvolvimento infantil – pelo contrário, ele é um elemento central nesse processo, pois permite que a criança avance em suas habilidades com o apoio de parceiros mais experientes.
A assertiva IV também está incorreta, pois, embora o jogo seja uma atividade espontânea e natural, ele não se opõe à aprendizagem. Pelo contrário, é por meio do jogo que a criança explora, experimenta e internaliza conhecimentos, tornando-se uma poderosa ferramenta de aprendizagem.
Por fim, a assertiva V está correta, já que as regras e a imaginação presentes no jogo estimulam a criança a desenvolver comportamentos que vão além do cotidiano, ampliando seu repertório social, cognitivo e emocional.
Portanto, a alternativa correta é a C) Somente as assertivas I, II e V estão corretas, pois reflete com precisão as contribuições teóricas de Wallon, Piaget e a importância do jogo no desenvolvimento de novas habilidades infantis.
Questão 16
Analise as assertivas sobre a brincadeira na Educação Infantil e
marque a alternativa CORRETA.
I- Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e
para construir o novo.
II- Na brincadeira, a criança reconstrói o cenário necessário para
que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida.
III- Nas interações cotidianas, as crianças constroem
significações compartilhadas e aprendem valores e normas da
cultura de seu ambiente.
IV- É preciso desconsiderar que as crianças aprendem coisas
que lhes são significativas quando interagem com companheiros
da infância.
V- Atividades pelo(a) professor(a) de brincar com a criança, nem
promovem o desenvolvimento da capacidade infantil de
conhecer o mundo e a si mesma, nem ampliam as possibilidades
docentes de compreender e responder às iniciativas infantis.
- A)Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
- B)Somente as assertivas II,III e IV estão corretas.
- C)Somente as assertivas III, IV e V estão corretas.
- D)Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
- E)Somente as assertivas I, III e V estão corretas.
A alternativa correta é A)
O brincar na Educação Infantil é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais. As assertivas apresentadas refletem diferentes perspectivas sobre o papel da brincadeira nesse contexto. A análise das alternativas permite identificar quais afirmações estão corretas e alinhadas com os princípios pedagógicos.
A assertiva I está correta, pois o ato de brincar permite à criança tanto reproduzir situações conhecidas quanto criar novas possibilidades, estimulando sua imaginação e capacidade de resolução de problemas. Já a assertiva II também é válida, uma vez que a brincadeira funciona como um espaço de transição entre o real e o imaginário, onde a criança pode explorar diferentes cenários e significados.
A assertiva III é igualmente correta, pois destaca a importância das interações sociais no processo de aprendizagem. Por meio da convivência com outras crianças, os pequenos assimilam valores, normas e significados culturais, construindo conhecimento de forma colaborativa.
Por outro lado, a assertiva IV está incorreta, já que desconsiderar o aprendizado significativo que ocorre nas interações entre crianças é ignorar uma parte fundamental do desenvolvimento infantil. Da mesma forma, a assertiva V é equivocada, pois a participação do professor nas brincadeiras é crucial para ampliar as experiências da criança e enriquecer a prática docente.
Portanto, a alternativa correta é A) Somente as assertivas I, II e III estão corretas, pois são as únicas que refletem adequadamente a importância da brincadeira no desenvolvimento e na aprendizagem na Educação Infantil.
Questão 17
Analise as duas asserções a respeito da brincadeira na
Educação Infantil e marque a alternativa CORRETA.
Uma atividade irrelevante para a criança de 0 a 5 anos é a
brincadeira.
PORQUE
Brincar dá à criança oportunidade para- imitar o conhecido e para
construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário
para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade
vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo
uso que deles faz.
- A)A primeira é uma asserção falsa e a segunda é verdadeira.
- B)A primeira é uma asserção verdadeira e a segunda é falsa.
- C)As duas são asserções falsas, ainda que apresentem temática semelhante.
- D)As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
- E)As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A alternativa correta é A)
O gabarito correto para a análise das asserções sobre a brincadeira na Educação Infantil é a alternativa A) A primeira é uma asserção falsa e a segunda é verdadeira. Isso porque a primeira afirmação, que classifica a brincadeira como "irrelevante" para crianças de 0 a 5 anos, é claramente falsa, uma vez que o brincar é reconhecido como fundamental para o desenvolvimento infantil em diversos aspectos – cognitivo, emocional, social e físico.
Já a segunda asserção, que explica como o ato de brincar permite à criança imitar, construir e reconstruir cenários, personagens e objetos, é verdadeira e está alinhada com as teorias pedagógicas e psicológicas que destacam o papel do lúdico na aprendizagem e na expressão infantil. Portanto, a segunda proposição não só é verdadeira, mas também evidencia a importância da brincadeira, contradizendo diretamente a primeira afirmação.
Assim, a alternativa correta é a A, pois a primeira asserção é falsa (a brincadeira é, sim, relevante), enquanto a segunda é verdadeira e oferece um argumento consistente sobre a função do brincar no desenvolvimento da criança.
Questão 18
desenvolvimento infantil, o que é jogo?
- A)Jogo abrange, de maneira ampla, tanto o objeto quanto a ação de brincar livremente, não é considerado uma atividade lúdica.
- B)Jogo é uma palavra utilizada para designar o objeto que uma criança usa para brincar.
- C)Jogo compreende a ação de brincar espontaneamente resultando em uma atividade não estruturada.
- D)Jogo é um objeto lúdico destinado a distrair uma criança, normalmente, usado como apoio em brincadeiras.
- E)Jogo é entendido como uma brincadeira que envolve regras, por isso favorece a socialização da criança.
A alternativa correta é E)
O jogo, no contexto do desenvolvimento infantil, é uma ferramenta fundamental para o crescimento cognitivo, emocional e social da criança. Entre as alternativas apresentadas, a resposta correta é a letra E, que define o jogo como uma brincadeira que envolve regras, favorecendo a socialização.
Essa definição se alinha com as teorias de importantes estudiosos do desenvolvimento humano, como Vygotsky e Piaget, que destacam o papel do jogo no aprendizado de normas, cooperação e resolução de conflitos. Ao participar de jogos com regras, a criança não apenas se diverte, mas também desenvolve habilidades essenciais para a vida em sociedade, como negociação, respeito ao próximo e compreensão de limites.
As demais alternativas apresentam visões parciais ou incorretas sobre o conceito de jogo. Enquanto algumas reduzem o jogo a um simples objeto (B e D), outras ignoram seu caráter estruturado e socializador (A e C). A alternativa E, portanto, é a que melhor captura a essência do jogo como atividade lúdica com propósito educativo e social.
Questão 19
Aponte os tipos de jogos, segundo Piaget, que completam,
respectivamente, as três lacunas nas assertivas seguintes:
I- Jogo________ é a primeira forma de jogo que a criança
conhece e aparece antes do desenvolvimento verbal completo;
tem como característica o fato da criança brincar pelo prazer do
conhecimento do objeto, da exploração e do desenvolvimento
motor.
II- Jogo________ é uma forma de jogo em que a criança faz de
conta que é outra pessoa ou se imagina em outra situação, ou
atribui outra função a um objeto; é, de certa forma, uma maneira
de a criança comunicar ao outro aquilo que sente.
III- Jogo________ é caracterizado pelo conjunto de leis que é
seguido pelo grupo; necessita de parceiros que aceitem o
cumprimento das obrigações pré-definidas; é um jogo
estritamente social.
- A)I- simbólico; II- de exercícios; III- de regras.
- B)I-de regras; II-simbólico; Ill-de exercícios.
- C)I- de exercícios; II- simbólico; lll- de regras.
- D)I-de regras; II-de exercícios; III-simbólico.
A alternativa correta é C)
Segundo a teoria de Jean Piaget, os jogos infantis são classificados em três tipos principais, cada um correspondendo a uma fase do desenvolvimento cognitivo da criança. Analisando as assertivas apresentadas, é possível identificar a sequência correta com base nas características descritas.
Na assertiva I, o texto descreve o jogo de exercício, que é a primeira forma de atividade lúdica da criança. Esse tipo de jogo surge antes da linguagem verbal e está relacionado ao prazer da exploração sensorial e motora, como pegar, chutar ou empilhar objetos.
A assertiva II refere-se claramente ao jogo simbólico, no qual a criança representa papéis, situações imaginárias ou atribui novas funções a objetos. Esse jogo é fundamental para o desenvolvimento da capacidade de abstração e expressão emocional.
Por fim, a assertiva III descreve o jogo de regras, que emerge mais tardiamente no desenvolvimento infantil. Esses jogos exigem a compreensão e aceitação de normas coletivas, sendo essenciais para a socialização.
Portanto, a sequência correta é: I- de exercícios; II- simbólico; III- de regras, correspondendo à alternativa C).
Questão 20
A respeito da corporeidade e aprendizagem, observe a relação
de complementariedade de sentido entre as duas declarações
(PARENTE, 2000, p. 99).
I- O corpo é a experiência atual; o corpo vê, o corpo sente o que
se passa agora e relaciona na hora, de maneira a acomodar-se
do ponto de vista psicomotor.
Por outro lado,
II- O corpo é a caixa de ressonância dos afetos; ou seja, ao
mesmo tempo que se produz uma coordenação psicomotora, se
produz também uma ressonância afetiva, de prazer, de
desprazer, de medo, associada à coordenação e que irá ser
produzida conjuntamente
- A)A primeira é uma declaração verdadeira e a segunda é falsa.
- B)As duas são declarações falsas, ainda que apresentem temática semelhante.
- C)As duas são declarações verdadeiras e a segunda amplia o sentido da primeira.
- D)As duas são declarações verdadeiras, mas a segunda não complementa a primeira.
A alternativa correta é C)
A relação entre corporeidade e aprendizagem é um tema fundamental para compreender como o corpo não apenas executa ações, mas também as interpreta e as integra ao processo cognitivo e emocional. As duas declarações apresentadas por Parente (2000) destacam aspectos complementares dessa dinâmica, reforçando a ideia de que o corpo é tanto um instrumento de percepção imediata quanto um receptor e produtor de afetos.
A primeira afirmação enfatiza o papel do corpo como um agente ativo no presente, capaz de perceber e reagir instantaneamente ao ambiente, ajustando-se psicomotoramente. Já a segunda declaração amplia esse entendimento, demonstrando que o corpo não só processa informações sensoriais e motoras, mas também as associa a respostas afetivas, como prazer, desprazer ou medo. Essas dimensões — a psicomotora e a afetiva — atuam em conjunto, enriquecendo a experiência de aprendizagem.
Portanto, a alternativa correta é a C), pois ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda expande o sentido da primeira, evidenciando a complexidade da relação entre corpo, emoção e cognição no processo de aprender.