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Questões Sobre Jogos e suas Características: Pedagógicos, de Raciocínio e Psicomotor - Pedagogia - concurso

Questão 41

Dadas as afirmativas sobre o brincar e as interações infantis,
conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil,

I. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa
independência para escolher seus companheiros e os papéis
que irão assumir no interior de um determinado tema e
enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da
vontade de quem brinca.


II.
As capacidades de interação, são também desenvolvidas
quando as crianças podem ficar sozinhas, quando elaboram
suas descobertas e sentimentos e constroem um sentido de
propriedade para as ações e pensamentos já compartilhados
com outras crianças e com os adultos, o que vai potencializar
novas interações.


III.
As crianças se desenvolvem em situações de interação
social, nos quais conflitos e negociação de sentimentos,
ideias e soluções são elementos indispensáveis.
 

verifica-se que está(ão) correta(s)  

  • A)I, apenas.
  • B)III, apenas.
  • C)I e II, apenas.
  • D)II e III, apenas.
  • E)I, II e III.
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A alternativa correta é E)

O brincar e as interações infantis são elementos fundamentais para o desenvolvimento das crianças, conforme destacado pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. As três afirmativas apresentadas abordam aspectos essenciais desse processo, e todas estão corretas.

A afirmativa I ressalta a importância da autonomia infantil durante o brincar. A liberdade para escolher companheiros e papéis, bem como a construção de narrativas próprias, é crucial para o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de organização social. Essa independência fortalece a confiança e a expressão individual dentro de um contexto lúdico.

A afirmativa II destaca que o desenvolvimento das capacidades de interação não ocorre apenas em situações coletivas, mas também em momentos de solitude. Quando a criança reflete sozinha sobre suas experiências, ela internaliza aprendizados e constrói um senso de propriedade sobre suas ações e pensamentos, o que enriquece futuras interações.

Por fim, a afirmativa III reforça que o desenvolvimento infantil se dá em situações de interação social, onde conflitos e negociações são inevitáveis e até mesmo desejáveis. Essas experiências permitem que as crianças lidem com diferenças, desenvolvam empatia e encontrem soluções colaborativas, habilidades essenciais para a vida em sociedade.

Portanto, todas as afirmativas estão corretas, pois abordam dimensões complementares do brincar e das interações infantis, fundamentais para uma educação infantil integral e significativa.

Questão 42

Para que as crianças possam exercer sua
capacidade de criar é imprescindível que haja
riqueza e diversidade nas experiências que lhes
são oferecidas nas instituições, sejam elas mais
voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens
que ocorrem por meio de uma intervenção
direta. A alternativa correta quanto ao brincar,
para a Educação Infantil é:

  • A)O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo.
  • B)A criança que brinca livremente, no seu nível, à sua maneira, não está apenas explorando o mundo ao seu redor, mas também comunicando sentimentos, ideias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário.
  • C)O brincar está relacionado ao prazer. Uma brincadeira criativa ou não deve sempre proporcionar prazer à criança.
  • D)Todas estão corretas.
  • E)N.D.A.
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A alternativa correta é D)

A importância do brincar na Educação Infantil é um tema central quando se discute o desenvolvimento integral da criança. O texto apresentado destaca que, para que as crianças possam exercer plenamente sua capacidade criativa, é essencial oferecer experiências ricas e diversificadas, seja por meio de brincadeiras livres ou de aprendizagens mediadas. Nesse contexto, todas as alternativas apresentadas estão corretas, pois abordam diferentes dimensões fundamentais do ato de brincar.

A alternativa A ressalta o caráter natural e espontâneo do brincar, enfatizando seu papel na formação da criança, indo além do simples desenvolvimento de habilidades. Já a alternativa B destaca como a brincadeira livre permite à criança explorar o mundo, expressar sentimentos e ideias, além de transitar entre o real e o imaginário. Por sua vez, a alternativa C aponta para o aspecto do prazer, elemento intrínseco à atividade lúdica, que deve ser sempre presente, independentemente da forma como a brincadeira se manifesta.

Portanto, a resposta correta é a alternativa D, pois todas as afirmações complementam-se, apresentando diferentes facetas de um mesmo fenômeno: o brincar como atividade essencial para o desenvolvimento infantil, capaz de integrar aspectos cognitivos, emocionais, sociais e criativos.

Questão 43

Para Singer (2002), a afirmação de Paulo Freire de que
“ninguém ensina nada a ninguém; aprendemos juntos”,
se aplica inteiramente à economia solidária, enquanto ato
pedagógico. Pois para o autor, a economia solidária é um
ato pedagógico em si mesmo, na medida em que propõe
nova prática social e um entendimento novo dessa prática.
A pedagogia da economia solidária requer a criação
de situações em que a reciprocidade surge espontaneamente,
assim como fazem

  • A)nos jogos competitivos.
  • B)nas brincadeiras escolares.
  • C)no brincar e o cuidar.
  • D)no jogo de amarelinha.
  • E)nos jogos cooperativos.
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A alternativa correta é E)

Para Singer (2002), a afirmação de Paulo Freire de que “ninguém ensina nada a ninguém; aprendemos juntos” se aplica inteiramente à economia solidária, enquanto ato pedagógico. Segundo o autor, a economia solidária é um ato pedagógico em si mesmo, pois propõe uma nova prática social e uma compreensão renovada dessa prática.

A pedagogia da economia solidária exige a criação de situações em que a reciprocidade surge espontaneamente. Essa dinâmica é semelhante àquela encontrada em contextos de colaboração mútua, como nos jogos cooperativos, onde o objetivo comum prevalece sobre a competição individual.

Dentre as alternativas apresentadas, a que melhor representa essa ideia é a letra E) nos jogos cooperativos, uma vez que esses jogos incentivam a ajuda mútua e o trabalho coletivo, valores fundamentais da economia solidária. As demais opções, como jogos competitivos ou brincadeiras escolares, não capturam plenamente o espírito de cooperação que Singer e Freire destacam.

Portanto, o gabarito correto é E), pois os jogos cooperativos refletem a essência da reciprocidade e do aprendizado conjunto defendidos pela economia solidária.

Questão 44

Os educadores de uma escola municipal de educação
infantil organizaram atividades para explicitar a proposta
pedagógica da escola aos pais. Na reunião, os professores
têm a preocupação de justificar aos pais o tempo e o
espaço destinado ao brincar pela escola, com apoio em
Froebel, citado por Kishimoto (1998), argumentam que a
brincadeira

  • A)tem natureza sociológica, é um fenômeno cultural.
  • B)constitui uma ação metafórica livre e espontânea da criança.
  • C)tem concepção filosófica, é a base do desenvolvimento infantil.
  • D)tem natureza psicológica e cognitiva, é um fenômeno social.
  • E)é vista como atividade exclusivamente infantil que tem base psicogenética.
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A alternativa correta é B)

No contexto da educação infantil, a brincadeira assume um papel fundamental no desenvolvimento da criança, conforme destacado pelos educadores da escola municipal em questão. A abordagem pedagógica adotada pela instituição, inspirada nas ideias de Froebel e citada por Kishimoto (1998), reforça a importância do brincar como uma ação livre, espontânea e metafórica, o que justifica a opção B como a correta.

Froebel, considerado um dos pioneiros da educação infantil, via a brincadeira como uma expressão autêntica da criança, na qual ela reconhece e interpreta o mundo de maneira simbólica. Essa perspectiva ressalta a liberdade e a criatividade inerentes ao ato de brincar, afastando-se de visões reducionistas que limitam sua natureza a aspectos exclusivamente sociológicos, psicológicos ou filosóficos.

Portanto, a justificativa apresentada pelos professores para os pais está alinhada com a concepção de que a brincadeira é uma manifestação espontânea e significativa da criança, corroborando a alternativa B como a mais adequada para descrever sua essência no contexto educacional.

Questão 45

Identifique as afirmativas verdadeiras (com “V”) e falsas (com “F”) e, depois, marque a alternativa que apresenta a sequência
correta. Os esportes e o lazer estão relacionados à vida saudável na adolescência, isto se dá porque

( ) A prática de esportes é uma atividade de lazer que ajuda na saúde física e mental dos adolescentes;

( ) A prática de esportes colabora na aprendizagem escolar;

( ) A prática de esporte permite trabalhar a afetividade, as percepções, a expressão, o raciocínio e a criatividade;

( ) A prática de esporte permite desenvolver valores como respeito a regras e limites, estimular a aceitação da vitória ou da
derrota e ajudar a fortalecer as relações de solidariedade.

  • A)V, V, V, V.
  • B)V, V, V, F.
  • C)V, F, V, V.
  • D)F, V, V, V.
  • E)V, V, F, V.
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A alternativa correta é A)

Identifique as afirmativas verdadeiras (com “V”) e falsas (com “F”) e, depois, marque a alternativa que apresenta a sequência correta. Os esportes e o lazer estão relacionados à vida saudável na adolescência, isto se dá porque:

(V) A prática de esportes é uma atividade de lazer que ajuda na saúde física e mental dos adolescentes;

(V) A prática de esportes colabora na aprendizagem escolar;

(V) A prática de esporte permite trabalhar a afetividade, as percepções, a expressão, o raciocínio e a criatividade;

(V) A prática de esporte permite desenvolver valores como respeito a regras e limites, estimular a aceitação da vitória ou da derrota e ajudar a fortalecer as relações de solidariedade.

  • A) V, V, V, V.
  • B) V, V, V, F.
  • C) V, F, V, V.
  • D) F, V, V, V.
  • E) V, V, F, V.

O gabarito correto é A).

Questão 46

“Na escola temos mais contato com os jogos competitivos do que com os jogos cooperativos, e a própria escola valoriza
só os vencedores, pois não ensina o aluno a amar o aprendizado e sim a tirar notas cada vez mais altas. A educação
física por sua vez não ensina as pessoas a amarem o jogo, e sim a vencer.”
(Soler, 2002.)
É inegável a função e a importância dos jogos cooperativos em detrimento da competição exacerbada que assola as
aulas de educação física atualmente. Entretanto, usar uma metodologia baseada nos pressupostos da pedagogia dos
jogos cooperativos não é para ser feito de qualquer maneira. Não basta aplicar dinâmicas e atividades onde não haja
um ganhador. Ela apresenta uma estruturação clara e bem definida. A Pedagogia dos Jogos Cooperativos utiliza,
segundo Brotto (1999), o “ciclo de ensinagem” que se baseia nas seguintes dimensões de ensino‐aprendizagem:

  • A)Física, mental e comportamental.
  • B)Teleológica, judicativa e reflexiva.
  • C)Vivência, reflexão e transformação.
  • D)Conceitual, procedimental e atitudinal.
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A alternativa correta é C)

A citação de Soler (2002) traz à tona uma crítica relevante sobre o modelo educacional vigente, que prioriza a competição em detrimento da cooperação, tanto no âmbito acadêmico quanto nas aulas de educação física. Essa abordagem, centrada na vitória e no desempenho individual, acaba por negligenciar aspectos fundamentais do desenvolvimento humano, como o prazer pelo aprendizado e a construção de relações colaborativas. A ênfase excessiva em notas e resultados pode, muitas vezes, desvirtuar o verdadeiro propósito da educação: formar cidadãos críticos, solidários e apaixonados pelo conhecimento.

Nesse contexto, os jogos cooperativos surgem como uma alternativa pedagógica valiosa, promovendo valores como empatia, trabalho em equipe e respeito às diferenças. No entanto, como destacado no texto, sua aplicação não pode ser feita de forma superficial. A Pedagogia dos Jogos Cooperativos, conforme proposto por Brotto (1999), requer uma metodologia estruturada, baseada no "ciclo de ensinagem", que compreende as dimensões de vivência, reflexão e transformação. Esse ciclo vai além da simples execução de atividades sem vencedores; ele busca uma mudança profunda na forma como os participantes se relacionam consigo mesmos, com os outros e com o mundo ao seu redor.

A dimensão da vivência permite que os alunos experimentem na prática os valores da cooperação, criando memórias afetivas e significativas. A reflexão, por sua vez, estimula o pensamento crítico sobre essas experiências, levando à compreensão dos princípios que regem os jogos cooperativos. Por fim, a transformação ocorre quando esses aprendizados são internalizados e aplicados em outras esferas da vida, promovendo mudanças comportamentais e atitudinais duradouras.

Portanto, a implementação dos jogos cooperativos na educação física e no ambiente escolar como um todo deve ser feita com intencionalidade e planejamento. Mais do que uma ferramenta lúdica, eles representam uma filosofia educacional que valoriza o processo sobre o resultado, o coletivo sobre o individual e o crescimento pessoal sobre a competição desmedida. Quando bem aplicados, têm o potencial de transformar não apenas as aulas de educação física, mas toda a dinâmica escolar, criando um espaço mais inclusivo, humano e significativo para todos os envolvidos.

Questão 47

Analise as afirmativas a seguir acerca do brincar.

I. É importante favorecer a imersão da criança nas culturas infantis ancestrais e contemporâneas, nas culturas locais e
universais, problematizando‐as, ressignificando‐as e, assim, favorecer que as crianças possam aprender brincando.

II. O jogo é propriedade psicológica do adulto e não da criança que está, efetiva e integralmente em ação cognitiva e
emocional.


III.
O jogo é atividade sempre reelaborada e ressignificada pela criança no processo de experimentar a atividade lúdica
proposta no contexto educativo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A)I, II e III.
  • B)III, apenas.
  • C)I e III, apenas.
  • D)II e III, apenas.
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A alternativa correta é C)

O ato de brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois permite que a criança explore o mundo, construa significados e desenvolva habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos identificar quais delas estão corretas em relação ao brincar e ao jogo como ferramenta educativa.

Afirmativa I: Esta afirmação está correta, pois reconhece a importância de integrar as culturas infantis, tanto ancestrais quanto contemporâneas, locais e universais, no processo de aprendizagem lúdica. Ao problematizar e ressignificar essas culturas, a criança amplia seu repertório simbólico e aprende de forma significativa.

Afirmativa II: Esta afirmação está incorreta, pois o jogo não é uma propriedade psicológica exclusiva do adulto. Pelo contrário, é na infância que o brincar se manifesta de forma mais espontânea e criativa, permitindo à criança vivenciar experiências cognitivas e emocionais de maneira integral.

Afirmativa III: Esta afirmação está correta, pois destaca a capacidade da criança de reelaborar e ressignificar o jogo durante a atividade lúdica. O contexto educativo deve favorecer essa reconstrução, permitindo que a criança experimente e recrie suas próprias regras e narrativas.

Portanto, as afirmativas corretas são I e III, apenas, correspondendo à alternativa C).

Questão 48

      Uma professora observa a brincadeira de um grupo de crianças de 4 anos. O grupo conversa animadamente, até que uma das crianças grita: aí eu era a mãe e a Bia era a filha. Rapidamente,os papéis são atribuídos: pai, filho, amigo, avó e tia são os outros personagens presentes. De repente, o “filho” começa a brigar com a “filha” em função de um boneco de ação. A professora pensou em intervir, mas deixou que os “pais” lidassem com a situação.

É correto afirmar que a situação descrita é definida como jogo

  • A)tradicional.
  • B)de regras.
  • C)de faz-de-conta.
  • D)de circuito.
  • E)de esquemas.
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A alternativa correta é C)

A situação descrita no texto ilustra claramente um exemplo de jogo de faz-de-conta, também conhecido como jogo simbólico. Nessa atividade lúdica, as crianças assumem papéis sociais e recriam situações do cotidiano, como a dinâmica familiar apresentada. A atribuição de personagens—mãe, filha, pai, avó e tia—demonstra a capacidade das crianças de imitar e ressignificar realidades, explorando diferentes papeis e interações sociais.

O jogo de faz-de-conta é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois estimula a criatividade, a linguagem e a compreensão de regras sociais implícitas. No caso relatado, mesmo quando surge um conflito (a briga pelo boneco), as próprias crianças, no papel de "pais", tentam resolver a situação, o que reforça a natureza autônoma e simbólica dessa brincadeira.

As outras alternativas não se aplicam: jogos tradicionais (A) envolvem brincadeiras culturais transmitidas entre gerações (como pega-pega); jogos de regras (B) exigem normas explícitas (como futebol); jogos de circuito (D) referem-se a atividades físicas com percursos; e jogos de esquemas (E) relacionam-se a padrões de ação repetitivos, típicos de crianças menores. Portanto, a alternativa correta é C) jogo de faz-de-conta.

Questão 49

É por meio da brincadeira que a criança pode reviver,
imaginar, explorar, desenvolver a sociabilidade, trabalhar os
conflitos interiores, etc. Assinale a alternativa que aparece um
jogo que NÃO faz parte da área de brincadeiras de orientação
temporal e ritmo.

  • A)Cantigas de rodas;
  • B)Andar;
  • C)Passar a mão em diferentes superfícies;
  • D)Cavalinhos de pau;
  • E)Estátuas que dançam.
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A alternativa correta é C)

É por meio da brincadeira que a criança pode reviver, imaginar, explorar, desenvolver a sociabilidade, trabalhar os conflitos interiores, entre outros aspectos fundamentais para o seu crescimento. Nesse contexto, as brincadeiras de orientação temporal e ritmo desempenham um papel importante, pois ajudam a criança a desenvolver noções de tempo, sequência e coordenação.

Dentre as alternativas apresentadas, a opção C) Passar a mão em diferentes superfícies é a que NÃO se enquadra nessa categoria. Enquanto as demais alternativas (cantigas de roda, andar, cavalinhos de pau e estátuas que dançam) envolvem movimento, ritmo e noção de tempo, passar a mão em superfícies está mais relacionado à exploração sensorial e tátil, sem necessariamente trabalhar a orientação temporal ou ritmo.

Portanto, a resposta correta é C), conforme indicado no gabarito.

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Questão 50

Durante a EOCA três aspectos fundamentais se observam:
a temática, a dinâmica e o produto. Assinale a alternativa em que
aparece a característica da dinâmica.

  • A)consiste na análise de tudo que o faz: gesto, postura corporal, maneira de pegar materiais, assim como expressões faciais;
  • B)concentra-se em tudo que o sujeito diz, verificando o aspecto manifesto e o latente, se possível, da relação do sujeito com a aprendizagem;
  • C)trata do que o sujeito realizou, o que deixa impresso no papel ou na sua construção;
  • D)trata de observar como o sujeito trata as pessoas ao seu redor;
  • E)concentra-se nas observações de atitudes do sujeito com a construção do seu interior.
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A alternativa correta é A)

Durante a EOCA (Escala Observacional da Criança em Ação), três aspectos fundamentais são analisados: a temática, a dinâmica e o produto. Cada um desses elementos contribui para uma compreensão mais profunda do comportamento e desenvolvimento da criança em situações específicas.

A dinâmica, em particular, refere-se à maneira como a criança executa suas ações. Isso inclui desde seus gestos e postura corporal até a forma como manipula materiais e suas expressões faciais. Esses elementos revelam aspectos não verbais do comportamento, que muitas vezes complementam ou até contradizem o que é expresso verbalmente.

Entre as alternativas apresentadas, a opção A é a que melhor descreve a característica da dinâmica, pois se concentra justamente na análise de como a criança realiza suas atividades: "consiste na análise de tudo que o faz: gesto, postura corporal, maneira de pegar materiais, assim como expressões faciais".

As demais alternativas abordam outros aspectos:

  • B) Foca no discurso do sujeito (mais relacionado à temática);
  • C) Trata do resultado concreto (produto);
  • D) e E) Desviam-se dos três aspectos principais da EOCA.

Portanto, a alternativa correta é de fato a A, pois captura a essência da dinâmica como componente observacional na EOCA.

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