Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Jogos e suas Características: Pedagógicos, de Raciocínio e Psicomotor - Pedagogia - concurso

Questão 51

Uma instituição de educação infantil deve ter os chamados
“brinquedos de afeto”. Isso porque tais brinquedos:

  • A)São importantes para a tranquilidade e segurança das crianças.
  • B)Oferecem ótimas oportunidades para darem os primeiros passos.
  • C)Permitem disciplinar os alunos mais desorganizados.
  • D)Possibilitam o acelerar o letramento de crianças de inclusão.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O papel dos brinquedos de afeto na educação infantil

Na primeira infância, os chamados "brinquedos de afeto" desempenham um papel fundamental no desenvolvimento emocional das crianças. Como aponta o gabarito correto (alternativa A), esses objetos têm importância crucial para proporcionar tranquilidade e segurança aos pequenos em ambiente escolar.

Estes brinquedos - que podem ser bonecos, paninhos ou outros objetos de apego - funcionam como elementos de transição entre o ambiente familiar e o escolar. Eles atuam como:

  • Fonte de conforto emocional
  • Ponto de referência em situações novas
  • Elemento de estabilidade em momentos de ansiedade

Embora as outras alternativas apresentem benefícios válidos de diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, apenas a alternativa A capta a essência principal dos brinquedos de afeto: seu papel no bem-estar emocional. A segurança proporcionada por esses objetos cria as bases para que outras aprendizagens possam ocorrer de forma saudável.

Portanto, a presença desses brinquedos em instituições de educação infantil não é mero capricho, mas sim uma necessidade pedagógica que reconhece a importância do desenvolvimento socioemocional paralelamente às outras áreas de crescimento.

Questão 52

Tendo como eixo a formação humana, a Educação Infantil,
em relação ao brincar e às brincadeiras, deve proporcionar à
criança a seguinte vivência:

  • A)Reconhecer que os seres vivos modificam o ambiente.
  • B)Utilizar as cores, registrando e organizando seu modo de perceber o mundo.
  • C)Brincar com móbiles, com bichinhos de borracha ou de pelúcia.
  • D)Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Tendo como eixo a formação humana, a Educação Infantil, em relação ao brincar e às brincadeiras, deve proporcionar à criança a seguinte vivência:

  • A) Reconhecer que os seres vivos modificam o ambiente.
  • B) Utilizar as cores, registrando e organizando seu modo de perceber o mundo.
  • C) Brincar com móbiles, com bichinhos de borracha ou de pelúcia.
  • D) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

O gabarito correto é C).

Questão 53

Para criar desafios para as crianças pequenas
experimentarem como encaixar a peça correta, a escolha
mais adequada:

  • A)São os brinquedos de puxar.
  • B)São os cadernos de desenho.
  • C)São os brinquedos de encaixar.
  • D)São as cordas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Para criar desafios para as crianças pequenas experimentarem como encaixar a peça correta, a escolha mais adequada:

  • A) São os brinquedos de puxar.
  • B) São os cadernos de desenho.
  • C) São os brinquedos de encaixar.
  • D) São as cordas.

O gabarito correto é C) São os brinquedos de encaixar.

Questão 54

     O trabalho da psicomotricidade se dá por duas vertentes, uma é a psicomotricidade funcional, que toma
como referência inicial o perfil psicomotriz da criança avaliada, perfil traçado através de testes padronizados. E a
outra é a psicomotricidade relacional que se serve de métodos não diretivos, que é a usada dentro das instituições
escolares, pois usa o jogo como atividade-meio, como elemento pedagógico, propicia à criança o ato de criar,
representar e usar a imaginação, porém a partir de uma ação pedagógica previamente elaborada pelo professor.

São funções psicomotoras:

I. Relaxamento total, diferencial e segmentar;

II. Organização espacial e temporal, ritmo;

III. Lateralidade, equilíbrio;

IV. Esquema corporal, tônus da postura;

V. Coordenações globais, motricidade fina;

VI. Atenção, percepção. 

  • A)Todas.
  • B)Exceto a opção VI.
  • C)Apenas II e VI.
  • D)Apenas as opções III, IV e V.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O estudo da psicomotricidade é fundamental para compreender o desenvolvimento infantil e suas diferentes abordagens. O texto apresentado destaca duas vertentes principais: a psicomotricidade funcional e a relacional, cada uma com suas particularidades e aplicações.

A psicomotricidade funcional parte de uma avaliação padronizada do perfil psicomotor da criança, utilizando testes específicos para traçar estratégias de intervenção. Já a psicomotricidade relacional, mais comum no contexto escolar, emprega métodos não diretivos, privilegiando o jogo como ferramenta pedagógica. Essa abordagem estimula a criatividade, a representação e a imaginação da criança, sempre dentro de um planejamento estruturado pelo educador.

O texto também enumera as principais funções psicomotoras, que incluem:

  • Relaxamento total, diferencial e segmentar
  • Organização espacial e temporal, ritmo
  • Lateralidade, equilíbrio
  • Esquema corporal, tônus da postura
  • Coordenações globais, motricidade fina
  • Atenção, percepção

Analisando as alternativas apresentadas, a opção correta é a B) Exceto a opção VI, pois todas as outras funções listadas (de I a V) são reconhecidamente componentes do desenvolvimento psicomotor, enquanto a atenção e percepção, embora importantes, não são classificadas como funções psicomotoras em si, mas sim como processos cognitivos que interagem com a psicomotricidade.

Esta distinção é crucial para profissionais da educação e saúde que trabalham com desenvolvimento infantil, pois permite uma compreensão mais precisa das áreas que compõem o campo da psicomotricidade e sua relação com outros aspectos do desenvolvimento humano.

Questão 55

Para que crianças de um grupo da Educação Infantil aprendam a pular corda, a professora conta alto até
três antes de mover a corda.

Essa atividade contribui para desenvolver nas crianças

  • A)a coordenação motora e a concentração.
  • B)a psicomotricidade e a coordenação motora fina.
  • C)o conhecimento físico e a noção de espaço.
  • D)a atenção e o raciocínio temporal.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A atividade proposta pela professora, na qual ela conta até três antes de mover a corda para que as crianças aprendam a pular, tem um objetivo pedagógico claro e específico. Essa dinâmica não se limita apenas ao desenvolvimento motor, mas também trabalha habilidades cognitivas e temporais essenciais para o crescimento infantil.

Embora opções como a coordenação motora (A) e a psicomotricidade (B) possam parecer pertinentes em um primeiro momento, elas não representam o foco principal da atividade. Pular corda, de fato, exige coordenação, mas o ato de contar e sincronizar o movimento com o ritmo verbalizado pela professora vai além disso.

A alternativa C, que menciona conhecimento físico e noção de espaço, também não é a mais adequada. Embora a criança possa, indiretamente, explorar essas noções, a atividade não foi estruturada com esse propósito.

A resposta correta é a D), pois a contagem em voz alta e o ritmo estabelecido pela professora estimulam diretamente a atenção (já que as crianças precisam escutar e acompanhar o comando) e o raciocínio temporal (pois devem sincronizar seus movimentos com o tempo marcado). Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois auxiliam na organização do pensamento e na capacidade de seguir instruções sequenciais.

Questão 56

Sobre a importância da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 8 anos, podemos afirmar que,
EXCETO
:

  • A)A psicomotricidade não tem influência considerável sobre o rendimento escolar.
  • B)A psicomotricidade surge, nessa faixa etária, como um meio de combater a inadaptação psicomotora, pois apresenta uma finalidade reorganizadora nos processos de aprendizagem de gestos motores.
  • C)A psicomotricidade atua diretamente na organização das sensações, das percepções e nas cognições, visando à sua utilização em respostas adaptativas previamente planificadas e programadas.
  • D)O professor que analisa os “erros" de seus alunos geralmente descobrirá a causa nas lacunas precipitadas e nas perturbações psicomotoras.
  • E)É preciso oferecer suporte, para que o professor encaminhe de forma agradável e produtiva, o processo do ensinoaprendizagem, sem os sofrimentos habituais que ocorrem na realidade das práticas pedagógicas atuais.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Sobre a importância da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 8 anos, podemos afirmar que, EXCETO:

  • A) A psicomotricidade não tem influência considerável sobre o rendimento escolar. (Incorreta)
  • B) A psicomotricidade surge, nessa faixa etária, como um meio de combater a inadaptação psicomotora, pois apresenta uma finalidade reorganizadora nos processos de aprendizagem de gestos motores.
  • C) A psicomotricidade atua diretamente na organização das sensações, das percepções e nas cognições, visando à sua utilização em respostas adaptativas previamente planificadas e programadas.
  • D) O professor que analisa os “erros" de seus alunos geralmente descobrirá a causa nas lacunas precipitadas e nas perturbações psicomotoras.
  • E) É preciso oferecer suporte, para que o professor encaminhe de forma agradável e produtiva, o processo do ensino-aprendizagem, sem os sofrimentos habituais que ocorrem na realidade das práticas pedagógicas atuais.

O gabarito correto é A), pois a psicomotricidade tem, sim, grande influência no rendimento escolar, uma vez que está diretamente ligada ao desenvolvimento cognitivo, emocional e motor da criança, fundamentais para a aprendizagem.

Questão 57

Conforme Craidy, a criança coloca em ação sua inteligência prática através de ordenações sobre os objetos. Para tanto, ela se utiliza de jogos que são responsáveis por inúmeras aquisições, como a classificação, a seriação, o equilíbrio, etc. Desse modo, qual o nome dos jogos referidos?

  • A)De construção.
  • B)Simbólicos.
  • C)De exercício.
  • D)De linguagens.
  • E)Virtuais.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Conforme Craidy, a criança coloca em ação sua inteligência prática através de ordenações sobre os objetos. Para tanto, ela se utiliza de jogos que são responsáveis por inúmeras aquisições, como a classificação, a seriação, o equilíbrio, etc. Desse modo, qual o nome dos jogos referidos?

  • A) De construção.
  • B) Simbólicos.
  • C) De exercício.
  • D) De linguagens.
  • E) Virtuais.

O gabarito correto é A) De construção.

Questão 58

Segundo Moyles, analise as seguintes sentenças:

Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte).

Quais estão corretas?

  • A)Apenas 1ª parte.
  • B)Apenas 3ª parte.
  • C)Apenas 1ª e 2ª partes.
  • D)Apenas 1ª e 3ª partes.
  • E)Apenas 2ª e 3ª partes.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Segundo a análise de Moyles sobre as sentenças apresentadas, podemos compreender a importância do brincar no desenvolvimento infantil e como diferentes tipos de jogos influenciam esse processo.

A 1ª parte está correta, pois o brincar de faz de conta, fingir e imaginar são, de fato, características fundamentais do brincar lúdico. Essas atividades permitem que a criança explore diferentes papéis, situações e emoções, desenvolvendo sua criatividade e habilidades sociais.

A 2ª parte também está correta, já que os jogos baseados na lógica estimulam o raciocínio e a capacidade de resolver problemas. Eles ajudam a criança a estabelecer conexões entre ideias e a pensar de forma criativa, mesmo dentro de estruturas mais definidas.

Já a 3ª parte está incorreta. Embora os jogos com regras tenham uma estrutura mais rígida, eles não necessariamente limitam a autonomia e a criatividade da criança. Pelo contrário, as regras podem servir como um desafio que estimula a criança a encontrar soluções dentro de determinados parâmetros, desenvolvendo estratégias e pensamento crítico.

Portanto, as partes corretas são apenas a 1ª e a 2ª, tornando a alternativa C a resposta certa.

Questão 59

Mary Pugmire-Stoy (In Moyles) refere que a criança realiza muitas coisas pelo brincar. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, assinalando C, se corretas, ou E, se erradas.

( ) Armazena informações na memória.
( ) Constrói um vocabulário útil.
( ) Raciocina sobre problemas.
( ) Aprende a controlar reações emocionais e impulsos autocentrados.
( ) Desenvolve habilidades amplas e finas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


  • A)E – E – C – E – C.
  • B)C – C – C – C – C.
  • C)C – E – E – C – C.
  • D)E – E – E – E – E.
  • E)E – C – C – E – E.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Mary Pugmire-Stoy (In Moyles) afirma que a brincadeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, permitindo que a criança realize diversas atividades essenciais para seu crescimento. Analisando as assertivas apresentadas, todas estão corretas, conforme demonstrado a seguir:

(C) Armazena informações na memória: O ato de brincar estimula a memorização, pois a criança experimenta situações, regras e interações que são internalizadas e recuperadas posteriormente.

(C) Constrói um vocabulário útil: Durante as brincadeiras, especialmente aquelas que envolvem interação social ou narração de histórias, a criança amplia seu repertório linguístico de forma natural e contextualizada.

(C) Raciocina sobre problemas: A brincadeira frequentemente coloca a criança diante de desafios que exigem soluções criativas, desenvolvendo sua capacidade de pensar criticamente e resolver problemas.

(C) Aprende a controlar reações emocionais e impulsos autocentrados: Através dos jogos e brincadeiras em grupo, a criança exercita a regulação emocional, a espera de turnos e a consideração pelos outros.

(C) Desenvolve habilidades amplas e finas: As atividades lúdicas envolvem tanto movimentos corporais amplos (correr, pular) quanto coordenação motora fina (desenhar, montar), contribuindo para o desenvolvimento físico integral.

Portanto, a sequência correta é C – C – C – C – C, correspondente à alternativa B).

Continua após a publicidade..

Questão 60

De acordo com Celso Antunes (2012), um jogo é efetivamente educativo quando, além de promover a alegria e a felicidade da criança, desenvolve também atributos conceituais, procedimentais e mentais, tais como:

I. Estimula a competição e o individualismo entre as crianças.
II. Exercita níveis diferenciados de atenção.
III. Promove a interação com outras crianças.
IV. Desenvolve diferentes linguagens e explora a criatividade.

Quais estão corretas?






  • A)Apenas I e II
  • B)Apenas III e IV.
  • C)Apenas I, II e III.
  • D)Apenas II, III e IV.
  • E)I, II, III e IV.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

De acordo com Celso Antunes (2012), um jogo é efetivamente educativo quando, além de promover a alegria e a felicidade da criança, desenvolve também atributos conceituais, procedimentais e mentais. Analisando as afirmações apresentadas:

I. Estimula a competição e o individualismo entre as crianças. – Esta afirmação está incorreta, pois um jogo educativo deve priorizar a cooperação e o trabalho em grupo, não o individualismo.

II. Exercita níveis diferenciados de atenção. – Correta, pois jogos educativos podem ajudar a desenvolver habilidades cognitivas, incluindo a atenção.

III. Promove a interação com outras crianças. – Correta, já que a socialização e o aprendizado coletivo são fundamentais no desenvolvimento infantil.

IV. Desenvolve diferentes linguagens e explora a criatividade. – Correta, pois jogos educativos incentivam a expressão e o pensamento criativo.

Portanto, as alternativas corretas são II, III e IV, correspondendo à opção D).

1 4 5 6 7