Questões Sobre Jogos e suas Características: Pedagógicos, de Raciocínio e Psicomotor - Pedagogia - concurso
Questão 51
Uma instituição de educação infantil deve ter os chamados
“brinquedos de afeto”. Isso porque tais brinquedos:
- A)São importantes para a tranquilidade e segurança das crianças.
- B)Oferecem ótimas oportunidades para darem os primeiros passos.
- C)Permitem disciplinar os alunos mais desorganizados.
- D)Possibilitam o acelerar o letramento de crianças de inclusão.
A alternativa correta é A)
O papel dos brinquedos de afeto na educação infantil
Na primeira infância, os chamados "brinquedos de afeto" desempenham um papel fundamental no desenvolvimento emocional das crianças. Como aponta o gabarito correto (alternativa A), esses objetos têm importância crucial para proporcionar tranquilidade e segurança aos pequenos em ambiente escolar.
Estes brinquedos - que podem ser bonecos, paninhos ou outros objetos de apego - funcionam como elementos de transição entre o ambiente familiar e o escolar. Eles atuam como:
- Fonte de conforto emocional
- Ponto de referência em situações novas
- Elemento de estabilidade em momentos de ansiedade
Embora as outras alternativas apresentem benefícios válidos de diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, apenas a alternativa A capta a essência principal dos brinquedos de afeto: seu papel no bem-estar emocional. A segurança proporcionada por esses objetos cria as bases para que outras aprendizagens possam ocorrer de forma saudável.
Portanto, a presença desses brinquedos em instituições de educação infantil não é mero capricho, mas sim uma necessidade pedagógica que reconhece a importância do desenvolvimento socioemocional paralelamente às outras áreas de crescimento.
Questão 52
Tendo como eixo a formação humana, a Educação Infantil,
em relação ao brincar e às brincadeiras, deve proporcionar à
criança a seguinte vivência:
- A)Reconhecer que os seres vivos modificam o ambiente.
- B)Utilizar as cores, registrando e organizando seu modo de perceber o mundo.
- C)Brincar com móbiles, com bichinhos de borracha ou de pelúcia.
- D)Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
A alternativa correta é C)
Tendo como eixo a formação humana, a Educação Infantil, em relação ao brincar e às brincadeiras, deve proporcionar à criança a seguinte vivência:
- A) Reconhecer que os seres vivos modificam o ambiente.
- B) Utilizar as cores, registrando e organizando seu modo de perceber o mundo.
- C) Brincar com móbiles, com bichinhos de borracha ou de pelúcia.
- D) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
O gabarito correto é C).
Questão 53
Para criar desafios para as crianças pequenas
experimentarem como encaixar a peça correta, a escolha
mais adequada:
- A)São os brinquedos de puxar.
- B)São os cadernos de desenho.
- C)São os brinquedos de encaixar.
- D)São as cordas.
A alternativa correta é C)
Para criar desafios para as crianças pequenas experimentarem como encaixar a peça correta, a escolha mais adequada:
- A) São os brinquedos de puxar.
- B) São os cadernos de desenho.
- C) São os brinquedos de encaixar.
- D) São as cordas.
O gabarito correto é C) São os brinquedos de encaixar.
Questão 54
O trabalho da psicomotricidade se dá por duas vertentes, uma é a psicomotricidade funcional, que toma
como referência inicial o perfil psicomotriz da criança avaliada, perfil traçado através de testes padronizados. E a
outra é a psicomotricidade relacional que se serve de métodos não diretivos, que é a usada dentro das instituições
escolares, pois usa o jogo como atividade-meio, como elemento pedagógico, propicia à criança o ato de criar,
representar e usar a imaginação, porém a partir de uma ação pedagógica previamente elaborada pelo professor.
São funções psicomotoras:
I. Relaxamento total, diferencial e segmentar;
II. Organização espacial e temporal, ritmo;
III. Lateralidade, equilíbrio;
IV. Esquema corporal, tônus da postura;
V. Coordenações globais, motricidade fina;
VI. Atenção, percepção.
- A)Todas.
- B)Exceto a opção VI.
- C)Apenas II e VI.
- D)Apenas as opções III, IV e V.
A alternativa correta é B)
O estudo da psicomotricidade é fundamental para compreender o desenvolvimento infantil e suas diferentes abordagens. O texto apresentado destaca duas vertentes principais: a psicomotricidade funcional e a relacional, cada uma com suas particularidades e aplicações.
A psicomotricidade funcional parte de uma avaliação padronizada do perfil psicomotor da criança, utilizando testes específicos para traçar estratégias de intervenção. Já a psicomotricidade relacional, mais comum no contexto escolar, emprega métodos não diretivos, privilegiando o jogo como ferramenta pedagógica. Essa abordagem estimula a criatividade, a representação e a imaginação da criança, sempre dentro de um planejamento estruturado pelo educador.
O texto também enumera as principais funções psicomotoras, que incluem:
- Relaxamento total, diferencial e segmentar
- Organização espacial e temporal, ritmo
- Lateralidade, equilíbrio
- Esquema corporal, tônus da postura
- Coordenações globais, motricidade fina
- Atenção, percepção
Analisando as alternativas apresentadas, a opção correta é a B) Exceto a opção VI, pois todas as outras funções listadas (de I a V) são reconhecidamente componentes do desenvolvimento psicomotor, enquanto a atenção e percepção, embora importantes, não são classificadas como funções psicomotoras em si, mas sim como processos cognitivos que interagem com a psicomotricidade.
Esta distinção é crucial para profissionais da educação e saúde que trabalham com desenvolvimento infantil, pois permite uma compreensão mais precisa das áreas que compõem o campo da psicomotricidade e sua relação com outros aspectos do desenvolvimento humano.
Questão 55
Para que crianças de um grupo da Educação Infantil aprendam a pular corda, a professora conta alto até
três antes de mover a corda.
Essa atividade contribui para desenvolver nas crianças
- A)a coordenação motora e a concentração.
- B)a psicomotricidade e a coordenação motora fina.
- C)o conhecimento físico e a noção de espaço.
- D)a atenção e o raciocínio temporal.
A alternativa correta é D)
A atividade proposta pela professora, na qual ela conta até três antes de mover a corda para que as crianças aprendam a pular, tem um objetivo pedagógico claro e específico. Essa dinâmica não se limita apenas ao desenvolvimento motor, mas também trabalha habilidades cognitivas e temporais essenciais para o crescimento infantil.
Embora opções como a coordenação motora (A) e a psicomotricidade (B) possam parecer pertinentes em um primeiro momento, elas não representam o foco principal da atividade. Pular corda, de fato, exige coordenação, mas o ato de contar e sincronizar o movimento com o ritmo verbalizado pela professora vai além disso.
A alternativa C, que menciona conhecimento físico e noção de espaço, também não é a mais adequada. Embora a criança possa, indiretamente, explorar essas noções, a atividade não foi estruturada com esse propósito.
A resposta correta é a D), pois a contagem em voz alta e o ritmo estabelecido pela professora estimulam diretamente a atenção (já que as crianças precisam escutar e acompanhar o comando) e o raciocínio temporal (pois devem sincronizar seus movimentos com o tempo marcado). Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois auxiliam na organização do pensamento e na capacidade de seguir instruções sequenciais.
Questão 56
Sobre a importância da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 8 anos, podemos afirmar que,
EXCETO:
- A)A psicomotricidade não tem influência considerável sobre o rendimento escolar.
- B)A psicomotricidade surge, nessa faixa etária, como um meio de combater a inadaptação psicomotora, pois apresenta uma finalidade reorganizadora nos processos de aprendizagem de gestos motores.
- C)A psicomotricidade atua diretamente na organização das sensações, das percepções e nas cognições, visando à sua utilização em respostas adaptativas previamente planificadas e programadas.
- D)O professor que analisa os “erros" de seus alunos geralmente descobrirá a causa nas lacunas precipitadas e nas perturbações psicomotoras.
- E)É preciso oferecer suporte, para que o professor encaminhe de forma agradável e produtiva, o processo do ensinoaprendizagem, sem os sofrimentos habituais que ocorrem na realidade das práticas pedagógicas atuais.
A alternativa correta é A)
Sobre a importância da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças de 0 a 8 anos, podemos afirmar que, EXCETO:
- A) A psicomotricidade não tem influência considerável sobre o rendimento escolar. (Incorreta)
- B) A psicomotricidade surge, nessa faixa etária, como um meio de combater a inadaptação psicomotora, pois apresenta uma finalidade reorganizadora nos processos de aprendizagem de gestos motores.
- C) A psicomotricidade atua diretamente na organização das sensações, das percepções e nas cognições, visando à sua utilização em respostas adaptativas previamente planificadas e programadas.
- D) O professor que analisa os “erros" de seus alunos geralmente descobrirá a causa nas lacunas precipitadas e nas perturbações psicomotoras.
- E) É preciso oferecer suporte, para que o professor encaminhe de forma agradável e produtiva, o processo do ensino-aprendizagem, sem os sofrimentos habituais que ocorrem na realidade das práticas pedagógicas atuais.
O gabarito correto é A), pois a psicomotricidade tem, sim, grande influência no rendimento escolar, uma vez que está diretamente ligada ao desenvolvimento cognitivo, emocional e motor da criança, fundamentais para a aprendizagem.
Questão 57
Conforme Craidy, a criança coloca em ação sua inteligência prática através de ordenações sobre os objetos. Para tanto, ela se utiliza de jogos que são responsáveis por inúmeras aquisições, como a classificação, a seriação, o equilíbrio, etc. Desse modo, qual o nome dos jogos referidos?
- A)De construção.
- B)Simbólicos.
- C)De exercício.
- D)De linguagens.
- E)Virtuais.
A alternativa correta é A)
Conforme Craidy, a criança coloca em ação sua inteligência prática através de ordenações sobre os objetos. Para tanto, ela se utiliza de jogos que são responsáveis por inúmeras aquisições, como a classificação, a seriação, o equilíbrio, etc. Desse modo, qual o nome dos jogos referidos?
- A) De construção.
- B) Simbólicos.
- C) De exercício.
- D) De linguagens.
- E) Virtuais.
O gabarito correto é A) De construção.
Questão 58
Segundo Moyles, analise as seguintes sentenças:
Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte).
Quais estão corretas?
- A)Apenas 1ª parte.
- B)Apenas 3ª parte.
- C)Apenas 1ª e 2ª partes.
- D)Apenas 1ª e 3ª partes.
- E)Apenas 2ª e 3ª partes.
A alternativa correta é C)
Segundo a análise de Moyles sobre as sentenças apresentadas, podemos compreender a importância do brincar no desenvolvimento infantil e como diferentes tipos de jogos influenciam esse processo.
A 1ª parte está correta, pois o brincar de faz de conta, fingir e imaginar são, de fato, características fundamentais do brincar lúdico. Essas atividades permitem que a criança explore diferentes papéis, situações e emoções, desenvolvendo sua criatividade e habilidades sociais.
A 2ª parte também está correta, já que os jogos baseados na lógica estimulam o raciocínio e a capacidade de resolver problemas. Eles ajudam a criança a estabelecer conexões entre ideias e a pensar de forma criativa, mesmo dentro de estruturas mais definidas.
Já a 3ª parte está incorreta. Embora os jogos com regras tenham uma estrutura mais rígida, eles não necessariamente limitam a autonomia e a criatividade da criança. Pelo contrário, as regras podem servir como um desafio que estimula a criança a encontrar soluções dentro de determinados parâmetros, desenvolvendo estratégias e pensamento crítico.
Portanto, as partes corretas são apenas a 1ª e a 2ª, tornando a alternativa C a resposta certa.
Questão 59
Mary Pugmire-Stoy (In Moyles) refere que a criança realiza muitas coisas pelo brincar. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, assinalando C, se corretas, ou E, se erradas.
( ) Armazena informações na memória.
( ) Constrói um vocabulário útil.
( ) Raciocina sobre problemas.
( ) Aprende a controlar reações emocionais e impulsos autocentrados.
( ) Desenvolve habilidades amplas e finas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A)E – E – C – E – C.
- B)C – C – C – C – C.
- C)C – E – E – C – C.
- D)E – E – E – E – E.
- E)E – C – C – E – E.
A alternativa correta é B)
Mary Pugmire-Stoy (In Moyles) afirma que a brincadeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, permitindo que a criança realize diversas atividades essenciais para seu crescimento. Analisando as assertivas apresentadas, todas estão corretas, conforme demonstrado a seguir:
(C) Armazena informações na memória: O ato de brincar estimula a memorização, pois a criança experimenta situações, regras e interações que são internalizadas e recuperadas posteriormente.
(C) Constrói um vocabulário útil: Durante as brincadeiras, especialmente aquelas que envolvem interação social ou narração de histórias, a criança amplia seu repertório linguístico de forma natural e contextualizada.
(C) Raciocina sobre problemas: A brincadeira frequentemente coloca a criança diante de desafios que exigem soluções criativas, desenvolvendo sua capacidade de pensar criticamente e resolver problemas.
(C) Aprende a controlar reações emocionais e impulsos autocentrados: Através dos jogos e brincadeiras em grupo, a criança exercita a regulação emocional, a espera de turnos e a consideração pelos outros.
(C) Desenvolve habilidades amplas e finas: As atividades lúdicas envolvem tanto movimentos corporais amplos (correr, pular) quanto coordenação motora fina (desenhar, montar), contribuindo para o desenvolvimento físico integral.
Portanto, a sequência correta é C – C – C – C – C, correspondente à alternativa B).
Questão 60
De acordo com Celso Antunes (2012), um jogo é efetivamente educativo quando, além de promover a alegria e a felicidade da criança, desenvolve também atributos conceituais, procedimentais e mentais, tais como:
I. Estimula a competição e o individualismo entre as crianças.
II. Exercita níveis diferenciados de atenção.
III. Promove a interação com outras crianças.
IV. Desenvolve diferentes linguagens e explora a criatividade.
Quais estão corretas?
- A)Apenas I e II
- B)Apenas III e IV.
- C)Apenas I, II e III.
- D)Apenas II, III e IV.
- E)I, II, III e IV.
A alternativa correta é D)
De acordo com Celso Antunes (2012), um jogo é efetivamente educativo quando, além de promover a alegria e a felicidade da criança, desenvolve também atributos conceituais, procedimentais e mentais. Analisando as afirmações apresentadas:
I. Estimula a competição e o individualismo entre as crianças. – Esta afirmação está incorreta, pois um jogo educativo deve priorizar a cooperação e o trabalho em grupo, não o individualismo.
II. Exercita níveis diferenciados de atenção. – Correta, pois jogos educativos podem ajudar a desenvolver habilidades cognitivas, incluindo a atenção.
III. Promove a interação com outras crianças. – Correta, já que a socialização e o aprendizado coletivo são fundamentais no desenvolvimento infantil.
IV. Desenvolve diferentes linguagens e explora a criatividade. – Correta, pois jogos educativos incentivam a expressão e o pensamento criativo.
Portanto, as alternativas corretas são II, III e IV, correspondendo à opção D).