Para Singer (2002), a afirmação de Paulo Freire de que “ninguém ensina nada a ninguém; aprendemos juntos”, se aplica inteiramente à economia solidária, enquanto ato pedagógico. Pois para o autor, a economia solidária é um ato pedagógico em si mesmo, na medida em que propõe nova prática social e um entendimento novo dessa prática. A pedagogia da economia solidária requer a criação de situações em que a reciprocidade surge espontaneamente, assim como fazem
“ninguém ensina nada a ninguém; aprendemos juntos”,
se aplica inteiramente à economia solidária, enquanto ato
pedagógico. Pois para o autor, a economia solidária é um
ato pedagógico em si mesmo, na medida em que propõe
nova prática social e um entendimento novo dessa prática.
A pedagogia da economia solidária requer a criação
de situações em que a reciprocidade surge espontaneamente,
assim como fazem
- A)nos jogos competitivos.
- B)nas brincadeiras escolares.
- C)no brincar e o cuidar.
- D)no jogo de amarelinha.
- E)nos jogos cooperativos.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Para Singer (2002), a afirmação de Paulo Freire de que “ninguém ensina nada a ninguém; aprendemos juntos” se aplica inteiramente à economia solidária, enquanto ato pedagógico. Segundo o autor, a economia solidária é um ato pedagógico em si mesmo, pois propõe uma nova prática social e uma compreensão renovada dessa prática.
A pedagogia da economia solidária exige a criação de situações em que a reciprocidade surge espontaneamente. Essa dinâmica é semelhante àquela encontrada em contextos de colaboração mútua, como nos jogos cooperativos, onde o objetivo comum prevalece sobre a competição individual.
Dentre as alternativas apresentadas, a que melhor representa essa ideia é a letra E) nos jogos cooperativos, uma vez que esses jogos incentivam a ajuda mútua e o trabalho coletivo, valores fundamentais da economia solidária. As demais opções, como jogos competitivos ou brincadeiras escolares, não capturam plenamente o espírito de cooperação que Singer e Freire destacam.
Portanto, o gabarito correto é E), pois os jogos cooperativos refletem a essência da reciprocidade e do aprendizado conjunto defendidos pela economia solidária.
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