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Zilma de Oliveira, em Educação Infantil: fundamento e métodos, escreve que “as crianças pequenas são um grupo etário vulnerável a vários riscos e doenças que podem ser prevenidos e controlados. Há que reconhecer que saúde e doença não são situações meramente biológicas e parte de uma natureza que se acreditaria inevitável. Cuidados adequados podem prevenir, em grande parte, doenças e riscos à integridade infantil”. Para a autora, as creches e pré-escolas precisam garantir o direito da criança a uma educação para a saúde, podendo as atividades de cuidado pessoal ser lúdicas e promover a construção de hábitos e aprendizagem de regras. Segundo a autora, as metas dessas atividades são

Zilma de Oliveira, em Educação Infantil: fundamento e
métodos,
escreve que “as crianças pequenas são um
grupo etário vulnerável a vários riscos e doenças que podem ser prevenidos e controlados. Há que reconhecer
que saúde e doença não são situações meramente biológicas e parte de uma natureza que se acreditaria inevitável. Cuidados adequados podem prevenir, em grande
parte, doenças e riscos à integridade infantil”. Para a autora, as creches e pré-escolas precisam garantir o direito
da criança a uma educação para a saúde, podendo as
atividades de cuidado pessoal ser lúdicas e promover a
construção de hábitos e aprendizagem de regras. Segundo a autora, as metas dessas atividades são

Resposta:

A alternativa correta é E)

No livro Educação Infantil: fundamento e métodos, Zilma de Oliveira destaca a importância da educação para a saúde na primeira infância, enfatizando que crianças pequenas são particularmente vulneráveis a riscos e doenças que podem ser prevenidos com cuidados adequados. A autora ressalta que saúde e doença não são meramente questões biológicas inevitáveis, mas sim situações que podem ser influenciadas por práticas educativas e preventivas.

Segundo Oliveira, creches e pré-escolas têm um papel fundamental em garantir o direito das crianças a uma educação que promova hábitos saudáveis de forma lúdica e integrada ao cotidiano. Essas atividades não apenas previnem doenças, mas também contribuem para o desenvolvimento infantil em múltiplos aspectos. Entre as metas dessas práticas, a autora destaca especialmente o desenvolvimento da autonomia e da autoestima (alternativa E), que se configura como o objetivo central, conforme indicado pelo gabarito.

Embora as outras alternativas apresentem benefícios válidos – como aprimoramento da linguagem oral (A), coordenação motora (D) ou fortalecimento de vínculos (C) –, a construção da autonomia e da autoimagem positiva representa um eixo fundamental para a formação infantil. A erradicação de doenças específicas (B), por sua vez, não reflete o propósito educativo amplo defendido pela autora, que vai além da mera prevenção patológica.

Portanto, a perspectiva de Zilma de Oliveira reforça que as instituições de educação infantil devem transformar rotinas de cuidado em oportunidades pedagógicas, onde a criança, ao aprender a cuidar de si, constrói simultaneamente independência e autoconfiança – bases essenciais para seu desenvolvimento integral.

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