A Equipe Gestora de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, mais especificamente uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), resolveu verificar até que ponto os profissionais da carreira de Auxiliar Técnico de Educação, lotados na sua Unidade, conheciam a composição da Rede Municipal de Ensino como um todo, para melhor verificar o grau de participação no todo, do Processo Educacional, inclusive para dar informações quando requisitados pelos usuários da escola e, principalmente, seus familiares, para que possam melhor planejar o futuro de suas crianças dentro da Rede. Sendo assim, aplicaram um teste com esses profissionais. Quanto a esse teste, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
A Equipe Gestora de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, mais especificamente uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), resolveu verificar até que ponto os profissionais da carreira de Auxiliar Técnico de Educação, lotados na sua Unidade, conheciam a composição da Rede Municipal de Ensino como um todo, para melhor verificar o grau de participação no todo, do Processo Educacional, inclusive para dar informações quando requisitados pelos usuários da escola e, principalmente, seus familiares, para que possam melhor planejar o futuro de suas crianças dentro da Rede. Sendo assim, aplicaram um teste com esses profissionais. Quanto a esse teste, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
- A)As Escolas Municipais, tanto de Ensino Fundamental (EMEFs) quanto de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs), são as únicas Unidades que integram a Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
- B)Integram a Rede Municipal de Ensino de São Paulo as unidades educacionais de Educação Infantil, de Ensino Fundamental, de Ensino Médio e de Educação Profissional, incluindo os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos e os Centros Municipais de Capacitação e Treinamento, todas criadas e mantidas pelo poder público municipal.
- C)Integram a Rede Municipal de Ensino de São Paulo unidades educacionais de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e de Ensino Médio l, criadas e mantidas pelo poder público municipal; as unidades de Educação Profissional serão transferidas para a responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação a partir de 2014.
- D)Quando forem solicitadas informações sobre os vários tipos de Unidades Educacionais disponíveis para a população infantil e de adolescentes de determinado bairro ou região de São Paulo, o servidor deverá se prontificar a discriminar a predominância religiosa e cultural em cada unidade para que os pais e/ou responsáveis possam melhor escolher onde matricular os educandos.
- E)Quando questionado sobre as faixas etárias atendidas pelas Unidades Educacionais municipais, o servidor deverá informar que as Unidades têm por finalidade promover a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio às crianças e jovens.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A alternativa correta é a B), pois apresenta uma descrição abrangente e precisa das unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Essa resposta inclui não apenas as escolas de Educação Infantil (EMEIs), Ensino Fundamental (EMEFs) e Ensino Médio (EMEFMs), mas também as unidades de Educação Profissional, os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs) e os Centros Municipais de Capacitação e Treinamento (CMCTs), todas mantidas pelo poder público municipal.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas. A alternativa A) exclui outras unidades importantes da rede, como os CIEJAs e os CMCTs. A alternativa C) menciona uma transferência inexistente das unidades de Educação Profissional para a Secretaria Estadual de Educação. A alternativa D) desvia o foco para questões religiosas e culturais, que não são critérios oficiais de atendimento. Por fim, a alternativa E), embora parcialmente correta, não contempla todas as modalidades oferecidas pela rede municipal.
Portanto, a resposta mais completa e alinhada com a estrutura real da Rede Municipal de Ensino de São Paulo é a B), que reflete o conhecimento necessário para os profissionais da educação auxiliarem adequadamente as famílias e os usuários da escola.
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