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A proposta curricular da Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, afirma que o trabalho com o que tradicionalmente se identifica como estudo de gramática e de estilística ocorrerá de forma integrada às demais dimensões do texto. Sobre esse trabalho, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).( ) 0 posicionamento de integração significa subordinar o estudo a eventuais características dos textos selecionados para leitura. ( ) Ao escolher o gênero ou o tipo textual a ser estudado em uma etapa de ensino, o professor poderá e deverá selecionar, previamente, no repertório de recursos linguísticos, aquele ou aqueles que será mais oportuno estudar sistematicamente.( )A apropriação consciente de recursos linguísticos específicos pode e deve ser tomada como objeto de estudo sistemático, de forma a garantir o controle sobre o que está sendo ensinado e aprendido pelos alunos. ( ) Cabe ao professor selecionar os tópicos a serem estudados, mas sem considerar que os recursos linguísticos estão a serviço das práticas sociais de linguagem.( ) Cabe a escola e ao professor a tarefa de selecionar e sequenciar os conteúdos, considerando o que for, de um lado, possível a seus alunos e, de outro, necessário em função dos objetivos do projeto educativo da escola.Estão corretas as afirmativas:

A proposta curricular da Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, afirma que o trabalho com o que tradicionalmente se identifica como estudo de gramática e de estilística ocorrerá de forma integrada às demais dimensões do texto. Sobre esse trabalho, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) 0 posicionamento de integração significa subordinar o estudo a eventuais características dos textos selecionados para leitura.
( ) Ao escolher o gênero ou o tipo textual a ser estudado em uma etapa de ensino, o professor poderá e deverá selecionar, previamente, no repertório de recursos linguísticos, aquele ou aqueles que será mais oportuno estudar sistematicamente.
( )A apropriação consciente de recursos linguísticos específicos pode e deve ser tomada como objeto de estudo sistemático, de forma a garantir o controle sobre o que está sendo ensinado e aprendido pelos alunos.
( ) Cabe ao professor selecionar os tópicos a serem estudados, mas sem considerar que os recursos linguísticos estão a serviço das práticas sociais de linguagem.
( ) Cabe a escola e ao professor a tarefa de selecionar e sequenciar os conteúdos, considerando o que for, de um lado, possível a seus alunos e, de outro, necessário em função dos objetivos do projeto educativo da escola.

Estão corretas as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é A)

A proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais enfatiza a integração do estudo gramatical e estilístico com as demais dimensões do texto, promovendo uma abordagem contextualizada e significativa. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar quais estão alinhadas com essa perspectiva e quais se desviam dela.

A primeira afirmativa é Falsa (F), pois o posicionamento de integração não implica subordinar o estudo gramatical a características aleatórias dos textos selecionados, mas sim articular esses conhecimentos de forma intencional e reflexiva, garantindo que o ensino seja relevante e coerente com os objetivos educacionais.

A segunda afirmativa é Verdadeira (V), já que o professor, ao escolher um gênero ou tipo textual, deve selecionar previamente os recursos linguísticos mais adequados para estudo sistemático, considerando as necessidades dos alunos e os propósitos comunicativos do texto.

A terceira afirmativa também é Verdadeira (V), pois a apropriação consciente de recursos linguísticos específicos deve ser objeto de estudo organizado, permitindo que os alunos desenvolvam domínio sobre a língua e suas variações, sempre em conexão com práticas reais de linguagem.

A quarta afirmativa é Falsa (F), uma vez que o professor não pode desconsiderar a relação entre os recursos linguísticos e as práticas sociais de linguagem. Essa integração é essencial para um ensino significativo e contextualizado.

Por fim, a quinta afirmativa é Verdadeira (V), pois cabe à escola e ao professor selecionar e sequenciar os conteúdos de maneira equilibrada, considerando tanto as possibilidades dos alunos quanto as demandas do projeto educativo institucional.

Portanto, a sequência correta é F - V - V - F - V, correspondente à alternativa A).

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