A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Médio (2008) trata a Matemática como uma área específica. Segundo o texto desta Proposta,
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Médio (2008) trata a Matemática como uma área específica. Segundo o texto desta Proposta,
- A)a inclusão de Matemática na área de Ciências, feita pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), não foi salutar para a qualidade de ensino.
- B)os conteúdos de Matemática são tão ricos que devem ser apresentados aos alunos como fins em si mesmos.
- C)ela rompe tanto com as concepções dos PCNs, quanto com as das Propostas Curriculares do Estado de São Paulo dos anos 1986 em diante.
- D)pretende-se, com a apresentação da Matemática como uma área específica, amplificar suas peculiaridades.
- E)ela explora melhor a possibilidade da Matemática servir às outras áreas na transformação de informação em conhecimento.
Resposta:
A alternativa correta é E)
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Médio (2008) estabelece a Matemática como uma área específica, diferenciando-se de abordagens anteriores. O texto da Proposta argumenta que a inclusão da Matemática na área de Ciências, conforme proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), não contribuiu significativamente para a melhoria da qualidade do ensino. Além disso, destaca que os conteúdos matemáticos possuem uma riqueza própria, mas não devem ser tratados apenas como fins em si mesmos, e sim como ferramentas que podem ser aplicadas em diversos contextos.
Embora a Proposta rompa com algumas concepções presentes tanto nos PCNs quanto nas Propostas Curriculares do Estado de São Paulo anteriores, seu principal objetivo não é apenas reforçar as peculiaridades da Matemática, mas sim explorar sua capacidade de servir como base para outras áreas do conhecimento. Dessa forma, a alternativa correta é a letra E), pois a Proposta busca ampliar o potencial da Matemática na transformação de informação em conhecimento, integrando-a de maneira mais eficiente com outras disciplinas.
Portanto, a ênfase da Proposta está na aplicação prática e interdisciplinar da Matemática, valorizando seu papel como instrumento de apoio ao desenvolvimento do pensamento lógico e à resolução de problemas em diferentes campos do saber.
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