A Proposta Curricular para Berçários, elaborada por educadores que atuam ou atuaram no sistema de educação básica municipal de São José dos Campos, apresenta concepções e situações didáticas com vista a propor a ampliação das possibilidades de ações pedagógicas transformadoras relativas, sobretudo,
A Proposta Curricular para Berçários, elaborada por educadores que atuam ou atuaram no sistema de educação básica municipal de São José dos Campos, apresenta concepções e situações didáticas com vista a propor a ampliação das possibilidades de ações pedagógicas transformadoras relativas, sobretudo,
- A)ao cuidado com as necessidades de alimentação, sono, higiene e de segurança da criança.
- B)à adaptação curricular da rotina das crianças de 4 a 6 anos para as crianças de 0 a 3 anos.
- C)ao conhecimento dos estágios de desenvolvimento e das características da faixa etária de 0 a 3 anos.
- D)ao saber fazer educação infantil que traduza um conhecimento teórico em competências práticas nos berçários.
- E)à organização de atividades rotineiras comuns aos bebês de 0 a 3 anos.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A Proposta Curricular para Berçários, desenvolvida por educadores com experiência no sistema municipal de educação básica de São José dos Campos, tem como objetivo principal ampliar as possibilidades de ações pedagógicas transformadoras. Entre as alternativas apresentadas, a opção D) se destaca como a correta, pois reflete a essência da proposta: traduzir o conhecimento teórico em competências práticas dentro dos berçários.
Embora as demais alternativas abordem aspectos relevantes da educação infantil, como cuidados básicos (A), adaptação curricular (B), conhecimento do desenvolvimento infantil (C) e organização de rotinas (E), elas não capturam o cerne da proposta. A alternativa D) vai além, enfatizando a importância de transformar a teoria em prática, garantindo que o "saber fazer" seja aplicado de forma efetiva no cotidiano dos berçários.
Portanto, a resposta correta é a alternativa D), que melhor representa a intenção da proposta curricular em promover uma educação infantil qualificada e baseada em práticas pedagógicas conscientes e transformadoras.
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