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A Resolução da SEE-MG no 469/2003, em seus artigos 18 e 19, defende uma avaliação contínua e diagnóstica do processo de aprendizagem para garantir a Progressão Continuada dentro de cada Ciclo escolar. Neste sentido, ao final dos Ciclos o professor deve

A Resolução da SEE-MG no 469/2003, em seus artigos 18 e 19, defende uma avaliação contínua e diagnóstica do processo de aprendizagem para garantir a Progressão Continuada dentro de cada Ciclo escolar. Neste sentido, ao final dos Ciclos o professor deve

Resposta:

A alternativa correta é B)

A Resolução da SEE-MG no 469/2003 estabelece diretrizes importantes para a avaliação no contexto da Progressão Continuada dentro dos Ciclos escolares. Nos artigos 18 e 19, a resolução enfatiza a necessidade de uma avaliação contínua e diagnóstica, visando acompanhar o desenvolvimento dos alunos de forma integral.

Dentre as alternativas apresentadas, a opção correta é a B), que propõe uma avaliação global do desenvolvimento dos alunos em relação aos objetivos da Fase em que se encontram. Essa abordagem está alinhada com o espírito da resolução, que prioriza uma análise abrangente do progresso do estudante, considerando não apenas aspectos cognitivos, mas também sociais e emocionais.

As demais alternativas apresentam elementos válidos no processo educacional, porém não representam o cerne da proposta da SEE-MG:

  • A) A atribuição de notas e classificação binária (aptos/não aptos) contradiz o princípio da avaliação processual;
  • C) A autoavaliação, embora importante, não substitui a avaliação global pelo professor;
  • D) A participação dos pais é relevante, mas não constitui o elemento central da avaliação final do Ciclo.

Portanto, a alternativa B reflete adequadamente o que é preconizado pela resolução, ao propor uma avaliação holística que considere o desenvolvimento do aluno em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos para cada Fase do Ciclo escolar.

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