A Resolução da SEE-MG no 469/2003, em seus artigos 18 e 19, defende uma avaliação contínua e diagnóstica do processo de aprendizagem para garantir a Progressão Continuada dentro de cada Ciclo escolar. Neste sentido, ao final dos Ciclos o professor deve
A Resolução da SEE-MG no 469/2003, em seus artigos 18 e 19, defende uma avaliação contínua e diagnóstica do processo de aprendizagem para garantir a Progressão Continuada dentro de cada Ciclo escolar. Neste sentido, ao final dos Ciclos o professor deve
- A)dar nota aos alunos e classificá-los em aptos e não aptos a passar de ano, para que possam ser garantidas as aprendizagens mínimas previstas no Ciclo.
- B)realizar avaliação global do desenvolvimento dos alunos em relação aos objetivos da Fase em que se encontram.
- C)aplicar instrumento de auto avaliação nos alunos para que eles possam refletir sobre o seu processo de aprendizagem.
- D)desenvolver reunião juntos aos pais/responsáveis para que eles avaliem, juntamente com o professor, os progressos de seus filhos.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A Resolução da SEE-MG no 469/2003 estabelece diretrizes importantes para a avaliação no contexto da Progressão Continuada dentro dos Ciclos escolares. Nos artigos 18 e 19, a resolução enfatiza a necessidade de uma avaliação contínua e diagnóstica, visando acompanhar o desenvolvimento dos alunos de forma integral.
Dentre as alternativas apresentadas, a opção correta é a B), que propõe uma avaliação global do desenvolvimento dos alunos em relação aos objetivos da Fase em que se encontram. Essa abordagem está alinhada com o espírito da resolução, que prioriza uma análise abrangente do progresso do estudante, considerando não apenas aspectos cognitivos, mas também sociais e emocionais.
As demais alternativas apresentam elementos válidos no processo educacional, porém não representam o cerne da proposta da SEE-MG:
- A) A atribuição de notas e classificação binária (aptos/não aptos) contradiz o princípio da avaliação processual;
- C) A autoavaliação, embora importante, não substitui a avaliação global pelo professor;
- D) A participação dos pais é relevante, mas não constitui o elemento central da avaliação final do Ciclo.
Portanto, a alternativa B reflete adequadamente o que é preconizado pela resolução, ao propor uma avaliação holística que considere o desenvolvimento do aluno em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos para cada Fase do Ciclo escolar.
Deixe um comentário