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Ao afirmar que a sociedade do século XXI é cada vez mais caracterizada pelo uso intensivo do conhecimento, seja para trabalhar, conviver ou exercer a cidadania; seja para cuidar do ambiente em que se vive e reconhecer as pressões que a contemporaneidade exerce sobre os jovens cidadãos, a Secretaria de Estado da Educação propõe princípios orientadores para a prática educativa no sentido de que os alunos sejam preparados para esse novo tempo (Proposta Curricular do Estado de São Paulo, 2008). Essa proposta

Ao afirmar que a sociedade do século XXI é cada vez mais caracterizada pelo uso intensivo do conhecimento, seja para trabalhar, conviver ou exercer a cidadania; seja para cuidar do ambiente em que se vive e reconhecer as pressões que a contemporaneidade exerce sobre os jovens cidadãos, a Secretaria de Estado da Educação propõe princípios orientadores para a prática educativa no sentido de que os alunos sejam preparados para esse novo tempo (Proposta Curricular do Estado de São Paulo, 2008). Essa proposta

Resposta:

A alternativa correta é B)

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008) reflete a necessidade de preparar os jovens para os desafios da sociedade contemporânea, marcada pelo uso intensivo do conhecimento em diversas esferas da vida. Diante disso, a Secretaria de Estado da Educação estabelece princípios que orientam a prática educativa, visando formar cidadãos capazes de lidar com as demandas do século XXI.

Entre as alternativas apresentadas, a correta é a B), que define a escola como um espaço de cultura e articulação de competências e conteúdos disciplinares, com ênfase na leitura e escrita. Essa abordagem está alinhada com a proposta, pois reconhece a importância de desenvolver habilidades fundamentais para a participação crítica e autônoma na sociedade, indo além da simples transmissão de informações.

As demais alternativas não representam adequadamente os princípios da proposta:

  • A) Incorreta, pois a proposta não se limita a oferecer informações para seleção individual, mas busca formar competências.
  • C) Incorreta, porque, embora considere o interesse do aluno, não reduz o currículo a questões imediatistas.
  • D) Incorreta, já que a proposta não rejeita as Diretrizes Nacionais, mas as complementa.
  • E) Incorreta, pois a proposta não adota um modelo estritamente transdisciplinar.

Portanto, a alternativa B) é a que melhor expressa o caráter formativo e cultural da escola, conforme defendido na Proposta Curricular do Estado de São Paulo.

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