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Com base nas diretrizes para o Ensino da Disciplina de Língua Portuguesa que constam da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).( ) Privilegiar o texto como objeto de estudo da disciplina significa transformar a aula de Língua Portuguesa num plenário de discussão de variados temas. ( )Um texto não é só assunto: é assunto expresso por determinada forma, em determinada circunstância. ( ) Estudar o texto implica considera-lo em sua materialidade linguística, seu vocabulário e sua gramática. ( ) No estudo dos diversos textos, é preciso analisar as inter-relações entre as condições de produção e a configuração semântica e formal.( ) A gramática fica abolida da aula de Língua Portuguesa, não podendo ser abordada em nenhuma instância.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Com base nas diretrizes para o Ensino da Disciplina de Língua Portuguesa que constam da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Privilegiar o texto como objeto de estudo da disciplina significa transformar a aula de Língua Portuguesa num plenário de discussão de variados temas.
( )Um texto não é só assunto: é assunto expresso por determinada forma, em determinada circunstância.
( ) Estudar o texto implica considera-lo em sua materialidade linguística, seu vocabulário e sua gramática.
( ) No estudo dos diversos textos, é preciso analisar as inter-relações entre as condições de produção e a configuração semântica e formal.
( ) A gramática fica abolida da aula de Língua Portuguesa, não podendo ser abordada em nenhuma instância.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é A)

Análise das afirmativas sobre o Ensino da Língua Portuguesa segundo o CBC de Minas Gerais

O estudo da Língua Portuguesa, conforme as diretrizes do Conteúdo Básico Comum (CBC) do Estado de Minas Gerais, prioriza o texto como centro das abordagens pedagógicas. A seguir, analisamos as afirmativas apresentadas:

( ) Privilegiar o texto como objeto de estudo da disciplina significa transformar a aula de Língua Portuguesa num plenário de discussão de variados temas.
Resposta: Falso (F). Embora o texto seja o foco, o objetivo não é discutir temas aleatórios, mas sim explorar sua construção linguística, função social e elementos estruturais.

( ) Um texto não é só assunto: é assunto expresso por determinada forma, em determinada circunstância.
Resposta: Verdadeiro (V). O texto é uma unidade de sentido que combina conteúdo, forma linguística e contexto de produção, conforme enfatiza o CBC.

( ) Estudar o texto implica considerá-lo em sua materialidade linguística, seu vocabulário e sua gramática.
Resposta: Verdadeiro (V). A análise textual deve incluir aspectos linguísticos concretos, como léxico e estruturas gramaticais, sem reduzir-se apenas ao tema.

( ) No estudo dos diversos textos, é preciso analisar as inter-relações entre as condições de produção e a configuração semântica e formal.
Resposta: Verdadeiro (V). O CBC destaca a importância de relacionar o contexto de criação (intenção, público, suporte) com as escolhas linguísticas e de significado.

( ) A gramática fica abolida da aula de Língua Portuguesa, não podendo ser abordada em nenhuma instância.
Resposta: Falso (F). A gramática não é excluída, mas estudada de forma contextualizada, integrada à análise textual e à produção de sentidos.

Sequência correta: F - V - V - V - F (Alternativa A).

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