Conforme as orientações da Secretaria Estadual de Educação do Estado Minas Gerais (SEE-MG), o professor pode interpretar as capacidades desenvolvidas pelas crianças de diferentes formas, mas existe um tipo de abordagem que deve orientar suas ações no que se refere ao trabalho com a leitura e a escrita. Nessa direção, as ações que o professor deve privilegiar em sua prática são:
Conforme as orientações da Secretaria Estadual de Educação do Estado Minas Gerais (SEE-MG), o professor pode interpretar as capacidades desenvolvidas pelas crianças de diferentes formas, mas existe um tipo de abordagem que deve orientar suas ações no que se refere ao trabalho com a leitura e a escrita. Nessa direção, as ações que o professor deve privilegiar em sua prática são:
- A)introduzir, retomar, trabalhar sistematicamente e consolidar no processo de aprendizagem dos alunos.
- B)transmitir, exercitar, avaliar e registrar os resultados dos alunos individualmente.
- C)aplicar, retomar e aprofundar os conteúdos trabalhados no coletivo cotidianamente.
- D)conhecer o que os alunos sabem para transmitir e sistematizar os conteúdos ao longo do ano letivo.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Conforme as orientações da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), o trabalho pedagógico com a leitura e a escrita deve ser pautado por uma abordagem que priorize o desenvolvimento gradual e consistente das capacidades dos alunos. Nesse contexto, a alternativa A) se destaca como a mais alinhada às diretrizes educacionais, pois enfatiza um processo cíclico e contínuo de introdução, retomada, trabalho sistemático e consolidação das aprendizagens.
Essa perspectiva reconhece que a aquisição da leitura e da escrita não ocorre de forma linear, exigindo do professor uma prática intencional que:
- Introduza novos conhecimentos de maneira contextualizada
- Retome conceitos prévios para garantir ancoragem
- Trabalhe de forma sistemática as habilidades em desenvolvimento
- Consolide as aprendizagens através de diversas estratégias
As demais alternativas apresentam limitações significativas: a opção B) reduz o processo a transmissão e avaliação individual; a alternativa C) desconsidera a necessidade de consolidação; enquanto a opção D) mantém uma visão tradicional de transmissão de conteúdos, sem abordar adequadamente o processo de construção do conhecimento.
Portanto, a abordagem proposta na alternativa A) reflete melhor a concepção contemporânea de alfabetização como um processo contínuo, que requer intervenções pedagógicas diversificadas e articuladas ao longo de todo o percurso formativo dos estudantes.
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