Conforme orientação da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, a proposta Curricular de História está estruturada em dois níveis. Sobre os critérios de seleção de conteúdo e sobre os dois níveis estruturadores da Proposta Curricular de História, é correto afirmar:
Conforme orientação da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, a proposta Curricular de
História está estruturada em dois níveis. Sobre os critérios de seleção de conteúdo e sobre os dois níveis
estruturadores da Proposta Curricular de História, é correto afirmar:
- A)A elaboração de propostas curriculares implica, por um lado, a reiteração da função social da escola como lócus de perpetuação e reconstrução de alguns saberes socialmente constituídos. Por outro lado, a inclusão de determinados conteúdos nas propostas curriculares de uma disciplina escolar implica o reconhecimento cultural de saberes socialmente construídos. Na proposta curricular de história os níveis básicos são: 1º Quais foram os processos de constituição da cidadania e da democracia no Brasil? 2º Contém um conjunto de propostas complementares, cuja adoção dependerá da dinâmica interna da escola, guardando, sempre que possível, a mais estreita relação com a questão problema ou eixo norteador da proposta.
- B)A elaboração de uma proposta curricular pretende ressaltar a homogeneidade dos ritmos das continuidades e das transformações que explicam a realidade brasileira. Nessa medida, não há necessidade de considerar regionalismos, pois são particularidades de interesse micro-histórico. Para tal, a proposta curricular apresenta dois níveis: 1º Quais são as medidas governamentais para determinar a formação de uma identidade nacional? 2º Considerar as particularidades dos docentes na prática pedagógica, porém sem flexibilizar a sequência proposta para a apresentação dos conteúdos.
- C)A pertinência teórica das propostas curriculares foi definida pela Secretaria de Estado de Educação, cabendo às escolas a implementação do novo Projeto como exigência legal. Na proposta curricular de História os princípios básicos são: 1º Salientar a pertinência da proposta na proposição de uma dinâmica de compreensão da evolução dos tempos. 2º Definir os princípios da especialidade de temporal, espacial e cultural das sociedades em questão.
- D)Cada eixo temático apresentado nas propostas curriculares deverá ser apresentado sequencialmente para homogeneizar a proposta da Secretaria de Estado de Educação. Na proposta curricular de História dois princípios são considerados básicos: 1º Os temas e subtemas deverão estar ligados aos propósitos da proposta curricular para possibilitar a busca de respostas ao segundo princípio. 2º Orientar cada escola para a definição da forma de ordenação e sequenciação, é uma prática democrática de trabalhar a Educação.
- E)De acordo com a proposta curricular sugerida pela Secretaria de Estado da Educação, as escolas podem optar pelo tratamento não sequencial dos temas, porém nas avaliações sistêmicas, essas escolas poderão ficar excluídas do processo ou apresentarem resultados indesejáveis. Na proposta curricular de História dois princípios são básicos: 1º Abordagem de todos os problemas da humanidade para que o conhecimento histórico não seja limitado. 2º Controle do acompanhamento pedagógico e da capacitação dos docentes.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Conforme a orientação da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, a Proposta Curricular de História está organizada em dois níveis estruturantes, que refletem critérios de seleção de conteúdos alinhados à função social da escola e ao reconhecimento de saberes culturalmente construídos. A alternativa A) apresenta a resposta correta, destacando os seguintes aspectos:
- Função social da escola: A proposta curricular visa tanto à perpetuação quanto à reconstrução de conhecimentos socialmente relevantes, incorporando conteúdos que refletem a diversidade cultural.
- Níveis estruturantes:
- Análise dos processos históricos de constituição da cidadania e da democracia no Brasil, abordando questões centrais para a compreensão da formação sociopolítica do país.
- Flexibilidade na adoção de propostas complementares, adaptáveis à dinâmica escolar, desde que mantendo relação com o eixo norteador da disciplina.
Essa estrutura permite que as escolas trabalhem os conteúdos de forma contextualizada, sem perder de vista o objetivo principal de promover uma reflexão crítica sobre a história brasileira. As demais alternativas apresentam equívocos, como a desconsideração de regionalismos (B), a centralização excessiva na definição teórica (C), a rigidez sequencial (D) ou a penalização por abordagens não lineares (E), divergindo dos princípios da proposta oficial.
Portanto, a alternativa A) é a única que corretamente sintetiza os critérios e níveis da Proposta Curricular de História em Minas Gerais, alinhando-se à perspectiva de um ensino dinâmico e socialmente significativo.
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