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Conforme orientação da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, a proposta Curricular de História está estruturada em dois níveis. Sobre os critérios de seleção de conteúdo e sobre os dois níveis estruturadores da Proposta Curricular de História, é correto afirmar:

Conforme orientação da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, a proposta Curricular de
História está estruturada em dois níveis. Sobre os critérios de seleção de conteúdo e sobre os dois níveis
estruturadores da Proposta Curricular de História, é correto afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é A)

Conforme a orientação da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, a Proposta Curricular de História está organizada em dois níveis estruturantes, que refletem critérios de seleção de conteúdos alinhados à função social da escola e ao reconhecimento de saberes culturalmente construídos. A alternativa A) apresenta a resposta correta, destacando os seguintes aspectos:

  • Função social da escola: A proposta curricular visa tanto à perpetuação quanto à reconstrução de conhecimentos socialmente relevantes, incorporando conteúdos que refletem a diversidade cultural.
  • Níveis estruturantes:
    1. Análise dos processos históricos de constituição da cidadania e da democracia no Brasil, abordando questões centrais para a compreensão da formação sociopolítica do país.
    2. Flexibilidade na adoção de propostas complementares, adaptáveis à dinâmica escolar, desde que mantendo relação com o eixo norteador da disciplina.

Essa estrutura permite que as escolas trabalhem os conteúdos de forma contextualizada, sem perder de vista o objetivo principal de promover uma reflexão crítica sobre a história brasileira. As demais alternativas apresentam equívocos, como a desconsideração de regionalismos (B), a centralização excessiva na definição teórica (C), a rigidez sequencial (D) ou a penalização por abordagens não lineares (E), divergindo dos princípios da proposta oficial.

Portanto, a alternativa A) é a única que corretamente sintetiza os critérios e níveis da Proposta Curricular de História em Minas Gerais, alinhando-se à perspectiva de um ensino dinâmico e socialmente significativo.

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