De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina para o ensino de Língua Portuguesa, o texto emerge como um conjunto de enunciados que guardam certa configuração linguística e coerência. Isto acontece sempre em dado momento e espaço históricos, e sua construção pressupõe regularidades e normas previstas. Ele carrega, inevitavelmente, as marcas da história cultural de um povo, e é manifestação linguística associada a outras práticas sociais.Dizer que uma abordagem de ensino deve centrar-se no texto é reconhecer que ele é:
De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina para o ensino de Língua Portuguesa, o texto emerge como um conjunto de enunciados que guardam certa configuração linguística e coerência. Isto acontece sempre em dado momento e espaço históricos, e sua construção pressupõe regularidades e normas previstas. Ele carrega, inevitavelmente, as marcas da história cultural de um povo, e é manifestação linguística associada a outras práticas sociais.
Dizer que uma abordagem de ensino deve centrar-se no texto é reconhecer que ele é:
- A)Uma forma privilegiada de intercâmbio social.
- B)Uma maneira de manter os estudantes concentrados e disciplinados.
- C)Um recurso utilizado exclusivamente no contexto escolar.
- D)Um instrumento escolarizado e necessário excepcionalmente no processo de aquisição da escrita fonética.
- E)Uma estratégia que ocupa mais tempo dos estudantes, facilitando, assim, o trabalho docente.
Resposta:
A alternativa correta é A)
De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina para o ensino de Língua Portuguesa, o texto é compreendido como uma unidade de comunicação dotada de sentido, inserida em um contexto histórico e social. Sua relevância no processo educacional vai além da simples transmissão de informações, pois representa uma ferramenta essencial para a interação humana e o desenvolvimento crítico dos estudantes.
A abordagem centrada no texto, conforme destacado pela proposta, reconhece sua função como forma privilegiada de intercâmbio social (alternativa A). Isso porque o texto não é apenas um agrupamento de palavras, mas sim uma manifestação linguística carregada de intencionalidade, refletindo valores, culturas e práticas sociais. Ele permite que os alunos não apenas decodifiquem linguagem, mas também interpretem e produzam significados dentro de diferentes esferas discursivas.
As demais alternativas apresentam visões reducionistas ou equivocadas sobre o papel do texto no ensino. Enquanto a alternativa B reduz sua função ao controle disciplinar, a C ignora seu uso amplo na sociedade. A alternativa D limita sua utilidade ao âmbito escolarizado, e a E transforma-o em mera estratégia de ocupação de tempo, desconsiderando seu potencial formativo.
Portanto, a Proposta Curricular enfatiza que o texto deve ser trabalhado em sua dimensão social e interacional, preparando os estudantes para atuarem como cidadãos capazes de se comunicar criticamente em diversos contextos da vida em sociedade.
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