Entende-se alfabetização como o processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita e a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilitam ao aluno ler e escrever com autonomia. Entende-se letramento como o processo de inserção e participação na cultura escrita; um processo que tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade (placas, rótulos, embalagens comerciais, revistas, etc.) e se prolonga por toda a vida, designando o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessários para usar a língua em práticas sociais. Diante dessas afirmações, a proposta da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para os diferentes momentos do Ciclo Inicial de Alfabetização no contexto do Ensino Fundamental de nove anos é
Entende-se alfabetização como o processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita e a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilitam ao aluno ler e escrever com autonomia. Entende-se letramento como o processo de inserção e participação na cultura escrita; um processo que tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade (placas, rótulos, embalagens comerciais, revistas, etc.) e se prolonga por toda a vida, designando o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessários para usar a língua em práticas sociais.
Diante dessas afirmações, a proposta da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para os diferentes momentos do Ciclo Inicial de Alfabetização no contexto do Ensino Fundamental de nove anos é
- A)considerar alfabetização e letramento como processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e inseparáveis, sendo ambos indispensáveis.
- B)entender que a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que primeiramente contempla a alfabetização, para em um segundo momento, contemplar o letramento.
- C)focar-se no letramento, uma vez que grande parte dos indicadores do SAEB mostra que muitas crianças, embora alfabetizadas, não são letradas ou manifestam diferentes graus de analfabetismo funcional.
- D)dedicar sempre a maior ênfase à alfabetização, por ser o mecanismo pelo qual a criança se apropria do sistema alfabético, já que este envolve aprendizados muito específicos e totalmente independentes do letramento e dos componentes do sistema fonológico da língua.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O texto apresentado aborda a distinção entre alfabetização e letramento, destacando suas diferenças e complementaridades. A alfabetização é definida como o processo de apropriação do sistema de escrita, enquanto o letramento refere-se à inserção na cultura escrita, envolvendo práticas sociais que se estendem por toda a vida. Diante disso, a proposta da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para o Ciclo Inicial de Alfabetização no Ensino Fundamental de nove anos é clara: alfabetização e letramento devem ser tratados como processos distintos, porém complementares e inseparáveis.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a A), que reforça a necessidade de considerar ambos os processos como essenciais e interdependentes. Essa visão evita a fragmentação do ensino, garantindo que a criança não apenas domine o código escrito, mas também desenvolva habilidades para utilizá-lo em diferentes contextos sociais. As demais alternativas apresentam abordagens equivocadas, seja por priorizar um processo em detrimento do outro (B) e D)), seja por ignorar a importância da alfabetização (C)).
Portanto, a proposta da Secretaria de Educação de Minas Gerais está alinhada com uma perspectiva contemporânea de ensino, que reconhece a alfabetização e o letramento como pilares fundamentais para a formação de leitores e escritores autônomos e críticos.
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