Entre os princípios para um currículo comprometido com o seu tempo, elencados na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (SEE, 2008), encontra-se a capacidade de aprender não apenas trabalhada nos alunos, mas na própria escola, enquanto instituição educativa e nos próprios docentes. Este princípio está calcado na concepção de que
Entre os princípios para um currículo comprometido com o seu tempo, elencados na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (SEE, 2008), encontra-se a capacidade de aprender não apenas trabalhada nos alunos, mas na própria escola, enquanto instituição educativa e nos próprios docentes. Este princípio está calcado na concepção de que
- A)ninguém conhece tudo e de que o conhecimento coletivo é maior que a soma dos conhecimentos individuais, além de ser qualitativamente diferente, ponto de partida para o trabalho colaborativo e para a formação de uma comunidade aprendente, contando com os recursos tecnológicos de hoje para facilitar a prática desse ideal.
- B)numa escola, cujos professores procuram de forma autônoma múltiplos meios para manterem-se atualizados, eles são capazes de adotar métodos de ensino mais eficientes para promover a aprendizagem dos seus alunos, transformando sua classe em comunidade aprendente e servindo de referência para a escola como um todo.
- C)os recursos tecnológicos disponibilizados para a escola viabilizam um trabalho voltado para uma população que nunca teve acesso ao ensino e às diferentes dimensões da cultura e do próprio conhecimento, permitindo a eles, hoje, essa possibilidade por meio do ensino a distância, o que amplia o universo da chamada comunidade aprendente.
- D)a organização escolar, tal como qualquer outra instituição, deve ter uma política de valorização do seu pessoal que inclua ações para a constante atualização de conhecimentos, exigência de uma sociedade que em virtude do desenvolvimento tecnológico, encontra-se em permanente processo de evolução.
- E)o trabalho escolar reflete, em seu resultado, o desenvolvimento que pode propiciar não apenas aos seus próprios alunos, mas às pessoas da comunidade externa à escola, além das famílias dos alunos, de modo que todos sejam considerados membros de uma coletividade voltada ao convívio harmonioso e à convivência pacífica entre as diferentes gerações.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Entre os princípios para um currículo comprometido com o seu tempo, elencados na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (SEE, 2008), encontra-se a capacidade de aprender não apenas trabalhada nos alunos, mas na própria escola, enquanto instituição educativa, e nos próprios docentes. Este princípio está calcado na concepção de que ninguém conhece tudo e de que o conhecimento coletivo é maior que a soma dos conhecimentos individuais, além de ser qualitativamente diferente, ponto de partida para o trabalho colaborativo e para a formação de uma comunidade aprendente, contando com os recursos tecnológicos de hoje para facilitar a prática desse ideal.
A alternativa A) corretamente reflete essa visão ao destacar a importância do conhecimento compartilhado e da colaboração, elementos essenciais para construir uma comunidade de aprendizagem. A proposta reconhece que, em um mundo em constante transformação, a escola e seus profissionais também precisam estar em processo contínuo de aprendizado, utilizando ferramentas e metodologias que favoreçam a troca e o crescimento coletivo.
As demais alternativas, embora apresentem aspectos relevantes sobre atualização docente, tecnologia ou impacto social da escola, não capturam com a mesma precisão o cerne do princípio discutido: a construção coletiva do conhecimento como base para uma educação dinâmica e adaptável às demandas do século XXI.
Portanto, a resposta correta é A), pois sintetiza a ideia de que a aprendizagem é um processo colaborativo, amplificado pela interação entre indivíduos e potencializado pelos recursos tecnológicos contemporâneos.
Deixe um comentário