Na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina o termo letramento é apresentado como processo de:
Na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina o termo letramento é apresentado como processo de:
- A)Codificação e decodificação do código escrito
- B)Compreensão das letras que compõem o alfabeto
- C)Apropriação da mecânica que envolve a escrita alfabética.
- D)Inclusão e participação na cultura escrita, envolvendo o uso da língua em situações reais.
- E)Apropriação das tecnologias que envolvem a escrita, das ferramentas utilizadas para escrever
Resposta:
A alternativa correta é D)
Na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, o termo letramento é definido como um processo que vai além da simples aquisição de habilidades técnicas relacionadas à leitura e à escrita. Enquanto as opções A, B, C e E abordam aspectos mais mecânicos ou instrumentais do aprendizado da língua, como codificação, decodificação, reconhecimento de letras ou uso de ferramentas, a alternativa D destaca a dimensão sociocultural do letramento.
A resposta correta, D) Inclusão e participação na cultura escrita, envolvendo o uso da língua em situações reais, reflete uma concepção mais ampla e contemporânea do que significa estar letrado. Essa perspectiva entende o letramento como a capacidade de utilizar a língua escrita de forma crítica e funcional em diferentes contextos sociais, integrando-se plenamente às práticas culturais que envolvem a escrita.
Essa visão está alinhada com as teorias mais recentes sobre letramento, que enfatizam não apenas o domínio do código linguístico, mas também a capacidade de interagir com textos de maneira significativa, interpretando e produzindo conteúdos escritos dentro de suas finalidades sociais. A Proposta Curricular de Santa Catarina, ao adotar essa definição, demonstra uma preocupação com a formação de cidadãos capazes de participar ativamente da sociedade por meio da linguagem.

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