Na UFRN, a orientação acadêmica tem como objetivo contribuir para a integração dos estudantes à vida universitária, orientando-os quanto às atividades acadêmicas. Em relação à orientação acadêmica na UFRN, é correto afirmar
Na UFRN, a orientação acadêmica tem como objetivo contribuir para a integração dos estudantes à vida universitária, orientando-os quanto às atividades acadêmicas. Em relação à orientação acadêmica na UFRN, é correto afirmar
- A)Uma responsabilidade do diretor do Centro Acadêmico é definir e aprovar os planos de atividades dos orientadores acadêmicos para cada cursos e ano acadêmico.
- B)A quantidade mínima e máxima de estudantes para cada professor -orientador é de 10 e 30 estudantes, respectivamente, sempre que seja possível.
- C)Uma atribuição do orientador -acadêmico é definir e informar aos estudantes as discipl inas que devem cursar em cada período letivo.
- D)As atividades de orientação acadêmica permanente são realizadas por professores orientadores acadêmicos, indicados pelos colegiados dos cursos.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a orientação acadêmica desempenha um papel fundamental no processo de adaptação e integração dos estudantes à vida universitária. Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a letra D), que afirma: "As atividades de orientação acadêmica permanente são realizadas por professores orientadores acadêmicos, indicados pelos colegiados dos cursos."
Essa afirmação está em conformidade com o modelo de orientação adotado pela UFRN, no qual os professores orientadores são selecionados pelos colegiados de cada curso, garantindo que haja um acompanhamento contínuo e especializado aos discentes. A orientação acadêmica não se limita apenas ao planejamento de disciplinas, mas também abrange questões como desenvolvimento pessoal, suporte pedagógico e integração à comunidade universitária.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou imprecisas: a definição e aprovação dos planos de orientação não são atribuições do diretor do Centro Acadêmico (alternativa A), a quantidade de estudantes por orientador pode variar conforme as necessidades do curso (alternativa B), e o orientador acadêmico não tem a função de definir rigidamente as disciplinas a serem cursadas, mas sim de auxiliar o estudante em suas escolhas (alternativa C).
Portanto, a alternativa D) é a única que reflete corretamente a estrutura e as responsabilidades da orientação acadêmica na UFRN, destacando o papel dos professores orientadores e a natureza permanente desse processo.
Deixe um comentário