Nos documentos curriculares da SEE-MG que pautam a avaliação no estado, são determinados três níveis de desempenho para avaliação diagnóstica dos alunos. São eles:
Nos documentos curriculares da SEE-MG que pautam a avaliação no estado, são determinados três níveis de desempenho para avaliação diagnóstica dos alunos. São eles:
- A)Nível 1 - conteúdos de fácil assimilação atingidos; Nível 2: conteúdos de média assimilação atingidos; Nível 3: conteúdos de difícil assimilação atingidos.
- B)Nível 1 - capacidades ainda não desenvolvidas; Nível 2: capacidades em desenvolvimento; Nível 3: capacidades já desenvolvidas pelos alunos.
- C)Nível 1 - conteúdos conceituais garantidos; Nível 2: conteúdos procedimentais garantidos; Nível 3: conteúdos atitudinais garantidos.
- D)Nível 1 - capacidades observáveis; Nível 2: capacidades implícitas; Nível 3: capacidades complexas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Nos documentos curriculares da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), a avaliação diagnóstica dos alunos é estruturada em três níveis de desempenho, conforme a alternativa B). Essa classificação tem como objetivo mapear o desenvolvimento das capacidades dos estudantes, permitindo uma análise mais precisa de seu progresso e das necessidades de intervenção pedagógica.
O Nível 1 refere-se às capacidades ainda não desenvolvidas, indicando que o aluno ainda não demonstra domínio ou compreensão dos conceitos ou habilidades avaliados. Esse estágio sinaliza a necessidade de um trabalho mais direcionado e de reforço para que o estudante avance em sua aprendizagem.
O Nível 2 abrange as capacidades em desenvolvimento, mostrando que o aluno já apresenta algum progresso, mas ainda não consolidou completamente o conhecimento ou a habilidade. Nessa fase, o acompanhamento contínuo e a prática orientada são essenciais para que o estudante atinja um domínio pleno.
Por fim, o Nível 3 corresponde às capacidades já desenvolvidas, indicando que o aluno demonstra segurança e autonomia na aplicação dos conhecimentos ou habilidades avaliados. Esse estágio reflete um desempenho satisfatório, mas não deve ser visto como um ponto final, e sim como uma base para a continuidade do processo de aprendizagem.
Essa abordagem, presente nos documentos da SEE-MG, reforça a importância de uma avaliação formativa, que não apenas classifica, mas também orienta as práticas pedagógicas, garantindo que todos os alunos tenham oportunidades equitativas de desenvolvimento.
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