O aluno deve atingir um nivel de letramento que o capacite a compreender e produzir, com autonomia, diferentes generos de textos, com distintos objetivos e motivagoes. Sobre o ensino de Lingua Portuguesa de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
O aluno deve atingir um nivel de letramento que o capacite a compreender e produzir, com autonomia, diferentes generos de textos, com distintos objetivos e motivagoes. Sobre o ensino de Lingua Portuguesa de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
- A)A compreensão e a produção de textos orais e escritos e a reflexão sobre os processos de textualização devem ser vistos como objeto de estudo central da disciplina.
- B)Compreender a textualização inclui estudar as dimensões pragmática e discursiva da língua, nas quais se manifestam as relações entre as formas linguísticas e o contexto em que são usadas.
- C)Acoerência e a coesão são qualidades dos textos em si, independente do contexto.
- D)A tradição de ensino de língua sempre privilegiou o estudo da forma em detrimento do sentido e da função sociocomunicativa.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O ensino de Língua Portuguesa, conforme a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, tem como objetivo principal desenvolver no aluno habilidades de letramento que permitam a compreensão e produção autônoma de diversos gêneros textuais, atendendo a diferentes propósitos e contextos. A abordagem adotada valoriza não apenas a forma linguística, mas também a função sociocomunicativa da língua, integrando aspectos pragmáticos e discursivos.
Entre as alternativas apresentadas, a incorreta é a letra C, que afirma que "a coerência e a coesão são qualidades dos textos em si, independente do contexto". Essa afirmação está em desacordo com a perspectiva contemporânea do ensino de língua, que entende a coerência e a coesão como elementos construídos a partir da interação entre texto, contexto e interlocutores. A coerência, por exemplo, depende da relação entre o texto e o conhecimento partilhado pelos participantes da comunicação, enquanto a coesão está ligada aos mecanismos linguísticos que articulam as ideias de forma clara e lógica, sempre considerando a situação comunicativa.
As demais alternativas estão alinhadas com a proposta curricular:
- A) Correta: A compreensão e produção de textos, bem como a reflexão sobre os processos de textualização, são de fato centrais no ensino de Língua Portuguesa.
- B) Correta: O estudo da textualização envolve as dimensões pragmática e discursiva, analisando como as escolhas linguísticas se relacionam com o contexto de uso.
- D) Correta: Tradicionalmente, o ensino de língua priorizou a forma em detrimento do sentido e da função social da linguagem, uma abordagem que a proposta atual busca superar.
Portanto, a alternativa C é a única que não reflete os princípios da Proposta Curricular de Minas Gerais, pois desconsidera a importância do contexto na construção da coerência e da coesão textual.
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