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O aluno deve atingir um nivel de letramento que o capacite a compreender e produzir, com autonomia, diferentes generos de textos, com distintos objetivos e motivagoes. Sobre o ensino de Lingua Portuguesa de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

O aluno deve atingir um nivel de letramento que o capacite a compreender e produzir, com autonomia, diferentes generos de textos, com distintos objetivos e motivagoes. Sobre o ensino de Lingua Portuguesa de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O ensino de Língua Portuguesa, conforme a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, tem como objetivo principal desenvolver no aluno habilidades de letramento que permitam a compreensão e produção autônoma de diversos gêneros textuais, atendendo a diferentes propósitos e contextos. A abordagem adotada valoriza não apenas a forma linguística, mas também a função sociocomunicativa da língua, integrando aspectos pragmáticos e discursivos.

Entre as alternativas apresentadas, a incorreta é a letra C, que afirma que "a coerência e a coesão são qualidades dos textos em si, independente do contexto". Essa afirmação está em desacordo com a perspectiva contemporânea do ensino de língua, que entende a coerência e a coesão como elementos construídos a partir da interação entre texto, contexto e interlocutores. A coerência, por exemplo, depende da relação entre o texto e o conhecimento partilhado pelos participantes da comunicação, enquanto a coesão está ligada aos mecanismos linguísticos que articulam as ideias de forma clara e lógica, sempre considerando a situação comunicativa.

As demais alternativas estão alinhadas com a proposta curricular:

  • A) Correta: A compreensão e produção de textos, bem como a reflexão sobre os processos de textualização, são de fato centrais no ensino de Língua Portuguesa.
  • B) Correta: O estudo da textualização envolve as dimensões pragmática e discursiva, analisando como as escolhas linguísticas se relacionam com o contexto de uso.
  • D) Correta: Tradicionalmente, o ensino de língua priorizou a forma em detrimento do sentido e da função social da linguagem, uma abordagem que a proposta atual busca superar.

Portanto, a alternativa C é a única que não reflete os princípios da Proposta Curricular de Minas Gerais, pois desconsidera a importância do contexto na construção da coerência e da coesão textual.

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