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O Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal (2013) intenta enfrentar as fragilidades apresentadas pelas escolas públicas. Procura, especialmente, romper com as barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais que segregam unidades escolares e distorcem as possibilidades de aprendizagem dos estudantes. O Currículo, como construção social, possibilita o acesso do estudante aos diferentes referenciais de leitura do mundo, com vivências diversificadas e a construção/reconstrução de saberes específicos de cada ciclo/ etapa/modalidade da educação básica. Sobre essa temática, indique a alternativa incorreta:

O Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal (2013) intenta enfrentar as fragilidades apresentadas pelas escolas públicas. Procura, especialmente, romper com as barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais que segregam unidades escolares e distorcem as possibilidades de aprendizagem dos estudantes. O Currículo, como construção social, possibilita o acesso do estudante aos diferentes referenciais de leitura do mundo, com vivências diversificadas e a construção/reconstrução de saberes específicos de cada ciclo/ etapa/modalidade da educação básica. Sobre essa temática, indique a alternativa incorreta:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal (2013) representa uma iniciativa voltada para a transformação da realidade educacional, buscando superar as desigualdades e barreiras que afetam o acesso e a qualidade do ensino nas escolas públicas. Sua proposta central é promover um currículo dinâmico, capaz de integrar diferentes saberes e vivências, garantindo aos estudantes uma formação mais ampla e crítica. No entanto, entre as alternativas apresentadas, a incorreta é a B), conforme análise a seguir:

A alternativa B) afirma que o conceito de Educação do Campo surgiu como uma mobilização organizada em prol de uma situação de "conforto" e "igualdades econômicas e sociais" no meio rural, associando sua origem à Primeira Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo em 1978. Essa afirmação é equivocada, pois a Educação do Campo, enquanto movimento, nasceu justamente como resposta às desigualdades e à exclusão histórica enfrentada pelas populações rurais, e não como celebração de uma suposta situação de igualdade já consolidada. Além disso, a conferência mencionada ocorreu em 1998, não em 1978, evidenciando um erro factual.

As demais alternativas estão corretas: a A) destaca a perspectiva de Santomé sobre currículos integrados como ferramentas de análise crítica dos condicionantes sociais; a C) aborda o currículo integrado como instrumento de emancipação, alinhado às ideias de Foucault sobre o poder como prática social; e a D) reforça o desafio da Secretaria de Educação do DF em implementar um currículo que rompa com a fragmentação, conforme proposto por Bernstein.

Portanto, a alternativa B) é a única que apresenta informações incorretas, tanto no que diz respeito ao contexto histórico da Educação do Campo quanto à data da conferência fundadora desse movimento.

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