O Eixo Temático I – Gêneros e discursos da Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais envolve o estudo do contexto de produção, circulação e recepção de textos. Sobre o ensino desse tema, assinale a alternativa incorreta.
O Eixo Temático I – Gêneros e discursos da Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais envolve o estudo do contexto de produção, circulação e recepção de textos. Sobre o ensino desse tema, assinale a alternativa incorreta.
- A)Para assegurar uma melhor aprendizagem, e necessário que os alunos dominem, progressiva e paralelamente, as estruturas textuais, as funções que os textos exercem na sociedade, o saber onde localizar e onde circulam especificamente cada um deles.
- B)Em especial, o aluno precisa reconhecer que os sujeitos praticam ação com a linguagem e que essas ações não são neutras, ou seja, entender que gêneros textuais diferentes se prestam a ações diferentes.
- C)É preciso que, no interior da escola e da sala de aula, circulem textos uniformes.
- D)A compreensão efetiva do contexto de produção, circulação e recepção de textos encontra-se relacionada aos usos que os sujeitos fazem desses textos em seus contextos reais.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O Eixo Temático I - Gêneros e discursos da Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais aborda a importância de analisar o contexto de produção, circulação e recepção de textos no ensino. O objetivo é desenvolver nos alunos a capacidade de compreender como os textos funcionam na sociedade, suas estruturas e funções, além de reconhecer que a linguagem é uma forma de ação social não neutra.
Entre as alternativas apresentadas, a incorreta é a C), que afirma ser necessário circular textos uniformes no ambiente escolar. Essa afirmação contradiz o princípio de diversidade textual, essencial para que os alunos conheçam diferentes gêneros e suas funções sociais. A uniformidade limitaria a exposição dos estudantes à variedade discursiva presente na sociedade.
As demais alternativas estão corretas: A) destaca a necessidade de dominar estruturas textuais e funções sociais; B) reforça a ideia de que a linguagem é uma ação não neutra; e D) relaciona a compreensão dos textos aos usos reais em diferentes contextos. Portanto, a resposta correta é C), por apresentar uma visão restritiva e inadequada sobre o ensino de gêneros textuais.
Deixe um comentário