O Eixo Tematico I – Gêneros e discursos da Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais tern como um de seus tópicos a seleção lexical e efeitos de sentido. Sobre o ensino desse tema de acordo com o Centro de Referência Virtual do Professor da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.I. Quem desconsidera a sinalização de sentidos do autor constrói sentido para o texto estabelecendo relações semânticas não autorizadas pela superfície textual, ou seja, com base apenas nas suas próprias expectativas de leitura.II. A condição básica para fazer do processamento lexical uma estratégia de construção do sentido global do texto e reconhecer que a recepção de um texto não é nem atribuição nem extração de significado, ou seja, o sentido do texto não está exclusivamente nem na cabeça do leitor/ouvinte (conhecimento prévio), nem na materialidade linguística do texto (sinalização dos sentidos pelo autor), mas na interação autor-leitor/ ouvinte.III. A metáfora é um fenômeno meramente lexical (substituição de um termo por outro com base na relação de semelhança entre seus referentes). Estão corretas as afirmativas:
O Eixo Tematico I – Gêneros e discursos da Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais tern como um de seus tópicos a seleção lexical e efeitos de sentido. Sobre o ensino desse tema de acordo com o Centro de Referência Virtual do Professor da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Quem desconsidera a sinalização de sentidos do autor constrói sentido para o texto estabelecendo relações semânticas não autorizadas pela superfície textual, ou seja, com base apenas nas suas próprias expectativas de leitura.
II. A condição básica para fazer do processamento lexical uma estratégia de construção do sentido global do texto e reconhecer que a recepção de um texto não é nem atribuição nem extração de significado, ou seja, o sentido do texto não está exclusivamente nem na cabeça do leitor/ouvinte (conhecimento prévio), nem na materialidade linguística do texto (sinalização dos sentidos pelo autor), mas na interação autor-leitor/ ouvinte.
III. A metáfora é um fenômeno meramente lexical (substituição de um termo por outro com base na relação de semelhança entre seus referentes).
Estão corretas as afirmativas:
- A)I, II, III.
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)I e III, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Análise das afirmativas sobre seleção lexical e efeitos de sentido
O Eixo Temático I da Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais aborda a importância da seleção lexical e seus efeitos de sentido na construção do texto. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos compreender melhor como esse tema é tratado pelo Centro de Referência Virtual do Professor.
Afirmativa I: Correta. A construção de sentido exige atenção à sinalização feita pelo autor no texto. Ignorar essa sinalização pode levar o leitor a interpretações baseadas apenas em suas expectativas, distanciando-se da intenção original do texto.
Afirmativa II: Correta. O processamento lexical não é apenas extração de significado do texto ou atribuição pelo leitor, mas sim um processo interativo entre autor e leitor/ouvinte, onde o sentido emerge dessa relação.
Afirmativa III: Incorreta. A metáfora não é um fenômeno meramente lexical, mas sim um recurso discursivo complexo que envolve relações de sentido que vão além da simples substituição de termos.
Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas, correspondendo à alternativa C).
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