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O Fórum Mineiro de Educação Infantil – FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas. Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:

O Fórum Mineiro de Educação Infantil – FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas. Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:

Resposta:

A alternativa correta é A)

O Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) desempenha um papel fundamental na promoção e defesa dos direitos das crianças pequenas, atuando como um espaço de reflexão e mobilização para gestores, educadores e demais atores envolvidos na educação infantil. Sua abordagem integrada, conforme destacado na alternativa A, abrange desde o diagnóstico até a proposta pedagógica, garantindo uma análise abrangente e coerente com as necessidades dessa etapa educacional.

A escolha do gabarito A como resposta correta se justifica pela abrangência e pertinência dos aspectos listados, que refletem os pilares essenciais para uma política pública de qualidade na educação infantil. O diagnóstico permite identificar as demandas reais, enquanto o planejamento e a regulamentação estabelecem as diretrizes para a ação. A gestão e o financiamento são elementos cruciais para a sustentabilidade das iniciativas, e a formação dos profissionais assegura que as práticas pedagógicas estejam alinhadas com as necessidades das crianças. Por fim, a proposta pedagógica consolida o compromisso com um ensino significativo e respeitoso.

As demais alternativas, embora apresentem questões relevantes, não contemplam a complexidade e a multidimensionalidade exigidas para uma avaliação efetiva da política de educação infantil. O FMEI, ao priorizar os aspectos listados na alternativa A, demonstra uma visão sistêmica e comprometida com a garantia dos direitos das crianças, reforçando a importância de uma atuação articulada entre teoria, prática e gestão.

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