Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Plano Estadual de Educação (Lei 5597/09) definiu objetivos e metas para a Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro. Entre esses objetivos e metas apontamos a ampliação, progressiva, no prazo de 5 anos, da carga horária na Educação Básica das disciplinas, de forma a que a matriz curricular passe a ter:

O Plano Estadual de Educação (Lei 5597/09) definiu objetivos e metas para a Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro. Entre esses objetivos e metas apontamos a ampliação, progressiva, no prazo de 5 anos, da carga horária na Educação Básica das disciplinas, de forma a que a matriz curricular passe a ter:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O Plano Estadual de Educação (Lei 5597/09) estabeleceu diretrizes importantes para a Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes. Uma das metas definidas por essa legislação foi a ampliação progressiva da carga horária das disciplinas no prazo de cinco anos, visando uma reorganização da matriz curricular.

Entre as opções apresentadas para a nova carga horária, a alternativa correta é a letra B) 30 tempos, conforme indicado no gabarito oficial. Essa ampliação busca garantir um maior tempo de aprendizagem para os alunos, permitindo um aprofundamento nos conteúdos e uma formação mais sólida.

A implementação dessa medida representa um avanço significativo na educação fluminense, pois alinha-se com as necessidades contemporâneas de ensino e com as melhores práticas pedagógicas. A ampliação da carga horária possibilita:

  • Maior tempo para desenvolvimento de competências e habilidades
  • Oportunidade de trabalhar os conteúdos com mais profundidade
  • Flexibilidade para incluir novas demandas educacionais
  • Melhor distribuição da carga horária entre as disciplinas

Essa mudança na matriz curricular demonstra o compromisso do Estado do Rio de Janeiro com a qualidade da educação básica, buscando oferecer condições mais adequadas para o processo de ensino-aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *