“O projeto político pedagógico constitui-se num processo democrático de tomada de decisões com o objetivo de organizar o trabalho pedagógico, no sentido de trabalhar os conflitos na busca de superar relações competitivas, corporativas e autoritárias, diminuindo a fragmentação escolar.” Proposta Curricular de SC – Projeto Coletivo São processos inerentes à produção de um projeto político pedagógico, exceto:
“O projeto político pedagógico constitui-se num
processo democrático de tomada de decisões com
o objetivo de organizar o trabalho pedagógico, no
sentido de trabalhar os conflitos na busca de superar relações competitivas, corporativas e autoritárias, diminuindo a fragmentação escolar.”
Proposta Curricular de SC – Projeto Coletivo
São processos inerentes à produção de um projeto
político pedagógico, exceto:
- A)Selecionar, organizar e distribuir os conteúdos. Este processo exigirá definições sobre que conhecimentos são considerados válidos.
- B)Diagnosticar a realidade escolar fazendo-se um levantamento junto à comunidade da situação social, econômica, política e cultural da mesma.
- C)No diálogo permanente com a comunidade escolar elencar os objetivos a serem alcançados.
- D)No diálogo permanente com a comunidade escolar explicitar o eixo norteador da ação pedagógica, tendo em vista a formação do homem e da sociedade que queremos.
- E)Perspectivar o trabalho coletivo que deve apagar as diferenças existentes entre os diferentes membros da comunidade escolar.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O projeto político pedagógico (PPP) é um instrumento fundamental para a organização do trabalho educativo, baseado em princípios democráticos e coletivos. Conforme destacado na Proposta Curricular de Santa Catarina, esse documento visa superar relações autoritárias e fragmentadas no ambiente escolar, promovendo uma construção participativa e reflexiva.
Entre os processos essenciais para a elaboração de um PPP, podemos destacar:
- Seleção e organização de conteúdos (alternativa A), que envolve escolhas pedagógicas sobre quais conhecimentos são relevantes para a formação dos estudantes.
- Diagnóstico da realidade escolar (alternativa B), que requer uma análise contextualizada das condições sociais, econômicas e culturais da comunidade.
- Definição coletiva de objetivos (alternativa C), construída através do diálogo com todos os atores educacionais.
- Estabelecimento de um eixo norteador (alternativa D), que orienta a prática pedagógica em função de um projeto de sociedade desejado.
A alternativa E) está incorreta porque contradiz o princípio fundamental do PPP. Um projeto político pedagógico autêntico não deve "apagar as diferenças", mas sim reconhecê-las e valorizá-las como parte do processo educativo. A construção coletiva pressupõe justamente o respeito à diversidade de perspectivas dentro da comunidade escolar, utilizando essas diferenças como elemento enriquecedor para a prática pedagógica.
Portanto, a elaboração do PPP deve ser um processo que acolhe as múltiplas vozes da comunidade escolar, transformando as diferenças em oportunidades de aprendizagem e crescimento coletivo, nunca em elementos a serem suprimidos ou ignorados.
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