Questões Sobre Normas Educacionais dos Estados - Pedagogia - concurso
Questão 11
Sobre o Programa de Educação Integral que compõe a política curricular da rede pública municipal de Cuiabá, assinale a
afirmativa INCORRETA
- A)Focaliza o atendimento às demandas educacionais de escolas que apresentam Índice de Desenvolvimento da Educação Básica abaixo de 2.9.
- B)Contempla, automaticamente, todos os alunos regularmente matriculados na rede municipal de Cuiabá, garantindo o acesso dos educandos ao ensino público.
- C)Amplia a jornada escolar para 07:40h, com vistas à permanência e ao êxito dos educandos.
- D)Volta-se para o desenvolvimento da Educação Básica, visando à qualidade das condições de aprendizagem dos educandos.
A alternativa correta é B)
Sobre o Programa de Educação Integral da rede pública municipal de Cuiabá, a alternativa incorreta é a letra B).
O programa não contempla automaticamente todos os alunos matriculados na rede municipal, mas sim possui critérios específicos para seleção das escolas e estudantes que serão atendidos. As demais alternativas apresentam características corretas do programa:
- A) O programa realmente prioriza escolas com IDEB abaixo de 2.9
- C) A ampliação da jornada para 7h40 é uma das marcas do programa
- D) O foco no desenvolvimento da Educação Básica e na qualidade da aprendizagem está alinhado com os objetivos do programa
A alternativa B está incorreta porque o acesso ao programa não é automático para todos os alunos, mas sim sujeito a critérios de elegibilidade estabelecidos pela política educacional.
Questão 12
Com base no que estabelece a Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação, que fixa normas para a educação no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo, julgue o item a seguir.
fundamental, de crianças que não disponham de documentos de
identificação e de escolarização anterior.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
De acordo com a Resolução n.° 1.286/2006 do Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo, o item que afirma que "O estabelecimento de ensino poderá recusar a matrícula, no ensino fundamental, de crianças que não disponham de documentos de identificação e de escolarização anterior" está ERRADO (E).
A legislação educacional brasileira, em consonância com os princípios constitucionais, assegura o direito à educação a todas as crianças, independentemente da apresentação de documentos. A falta de documentação não pode ser utilizada como justificativa para negar o acesso ao ensino fundamental, que é obrigatório e um direito fundamental garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Portanto, a recusa de matrícula com base na ausência de documentos contraria as normas educacionais e os princípios de inclusão e igualdade de oportunidades, tornando a afirmação do item incorreta.
Questão 13
Com base no que estabelece a Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação, que fixa normas para a educação no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo, julgue o item a seguir.
A avaliação do aluno do ensino fundamental e médio incidirá
sobre sua aprendizagem, aferida com prevalência dos aspectos
qualitativos e dos resultados ao longo do período letivo, sem levar
em conta sua assiduidade ou frequência.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Com base na Resolução n.° 1.286/2006 do Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo, que regulamenta as normas para a educação no sistema estadual de ensino, analisa-se a afirmação sobre a avaliação dos alunos do ensino fundamental e médio.
O texto afirma que a avaliação do aluno incidirá sobre sua aprendizagem, priorizando aspectos qualitativos e resultados ao longo do período letivo, sem considerar sua assiduidade ou frequência. No entanto, conforme a legislação educacional brasileira, a frequência escolar é um critério fundamental para a aprovação do aluno, sendo exigido um mínimo de 75% de presença, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei n.° 9.394/1996).
Portanto, a afirmação está incorreta, pois a assiduidade e a frequência são elementos essenciais no processo de avaliação e aprovação do aluno, não podendo ser desconsiderados. O gabarito correto é E) ERRADO.
Questão 14
Com base no que estabelece a Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação, que fixa normas para a educação no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo, julgue o item a seguir.
O ensino médio constitui direito de todos e dever do Estado com
progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade, cabendo ao
poder público estadual oferecer, prioritariamente, o ensino médio
público.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Com base na análise da Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo, é possível afirmar que o ensino médio é, de fato, um direito garantido a todos e um dever do Estado, conforme estabelecido no texto. A resolução reforça a obrigatoriedade progressiva e a gratuidade desse nível de ensino, além de destacar o papel prioritário do poder público estadual em oferecê-lo na rede pública.
Portanto, a afirmação apresentada está correta, já que está em conformidade com as diretrizes legais e educacionais do estado do Espírito Santo. O gabarito "C) CERTO" reflete adequadamente o conteúdo da resolução e o princípio constitucional que assegura o acesso ao ensino médio como um direito fundamental.
Questão 15
O Prefeito do Município de Nova República encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado a prestação de
contas das despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino, realizadas com recursos da receita de
impostos e transferências constitucionais referentes ao ano de 2013. Na respectiva prestação de contas,
constam:
I – Pagamento à empresa Pantanal da 2ª parcela referente à construção da Creche Municipal Sonho Feliz.
II – Pagamento da remuneração dos professores e demais profissionais da educação em efetivo exercício nas
escolas públicas do município.
III – Pavimentação da Rua Euclides da Cunha onde fica localizada a Escola Municipal Anísio Teixeira e a
quadra de esportes onde os alunos realizam as atividades de educação física.
IV – Pagamento à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso relativo a cursos de formação continuada
de professores do Ensino Fundamental.
Estão em conformidade com o disposto na Lei N.º 9.394/1996 as despesas constantes em
- A)I, II e III, apenas.
- B)I e IV, apenas.
- C)II e III, apenas.
- D)I, II e IV, apenas.
A alternativa correta é D)
O Prefeito do Município de Nova República encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado a prestação de contas das despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino, realizadas com recursos da receita de impostos e transferências constitucionais referentes ao ano de 2013. A análise dessas despesas deve ser feita com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N.º 9.394/1996), que estabelece as prioridades para a aplicação de recursos públicos em educação.
As despesas listadas na prestação de contas são:
I - Pagamento à empresa Pantanal da 2ª parcela referente à construção da Creche Municipal Sonho Feliz. Esta despesa está em conformidade com a LDB, pois a construção de creches é uma das prioridades para a educação infantil, atendendo ao disposto no art. 11, V, da lei.
II - Pagamento da remuneração dos professores e demais profissionais da educação em efetivo exercício nas escolas públicas do município. Esta é uma despesa essencial e obrigatória, conforme o art. 70, III, da LDB, que inclui os salários de profissionais da educação como despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino.
III - Pavimentação da Rua Euclides da Cunha onde fica localizada a Escola Municipal Anísio Teixeira e a quadra de esportes onde os alunos realizam as atividades de educação física. Embora a pavimentação possa beneficiar a escola, esta despesa não se enquadra diretamente como manutenção e desenvolvimento do ensino, pois é considerada uma obra de infraestrutura urbana.
IV - Pagamento à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso relativo a cursos de formação continuada de professores do Ensino Fundamental. Esta despesa está plenamente de acordo com a LDB, que prevê a formação continuada de professores como parte do desenvolvimento do ensino (art. 62 e 67).
Portanto, as despesas em conformidade com a Lei N.º 9.394/1996 são as constantes nos itens I, II e IV, correspondendo à alternativa D).
Questão 16
Conforme orientação da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, a proposta Curricular de
História está estruturada em dois níveis. Sobre os critérios de seleção de conteúdo e sobre os dois níveis
estruturadores da Proposta Curricular de História, é correto afirmar:
- A)A elaboração de propostas curriculares implica, por um lado, a reiteração da função social da escola como lócus de perpetuação e reconstrução de alguns saberes socialmente constituídos. Por outro lado, a inclusão de determinados conteúdos nas propostas curriculares de uma disciplina escolar implica o reconhecimento cultural de saberes socialmente construídos. Na proposta curricular de história os níveis básicos são: 1º Quais foram os processos de constituição da cidadania e da democracia no Brasil? 2º Contém um conjunto de propostas complementares, cuja adoção dependerá da dinâmica interna da escola, guardando, sempre que possível, a mais estreita relação com a questão problema ou eixo norteador da proposta.
- B)A elaboração de uma proposta curricular pretende ressaltar a homogeneidade dos ritmos das continuidades e das transformações que explicam a realidade brasileira. Nessa medida, não há necessidade de considerar regionalismos, pois são particularidades de interesse micro-histórico. Para tal, a proposta curricular apresenta dois níveis: 1º Quais são as medidas governamentais para determinar a formação de uma identidade nacional? 2º Considerar as particularidades dos docentes na prática pedagógica, porém sem flexibilizar a sequência proposta para a apresentação dos conteúdos.
- C)A pertinência teórica das propostas curriculares foi definida pela Secretaria de Estado de Educação, cabendo às escolas a implementação do novo Projeto como exigência legal. Na proposta curricular de História os princípios básicos são: 1º Salientar a pertinência da proposta na proposição de uma dinâmica de compreensão da evolução dos tempos. 2º Definir os princípios da especialidade de temporal, espacial e cultural das sociedades em questão.
- D)Cada eixo temático apresentado nas propostas curriculares deverá ser apresentado sequencialmente para homogeneizar a proposta da Secretaria de Estado de Educação. Na proposta curricular de História dois princípios são considerados básicos: 1º Os temas e subtemas deverão estar ligados aos propósitos da proposta curricular para possibilitar a busca de respostas ao segundo princípio. 2º Orientar cada escola para a definição da forma de ordenação e sequenciação, é uma prática democrática de trabalhar a Educação.
- E)De acordo com a proposta curricular sugerida pela Secretaria de Estado da Educação, as escolas podem optar pelo tratamento não sequencial dos temas, porém nas avaliações sistêmicas, essas escolas poderão ficar excluídas do processo ou apresentarem resultados indesejáveis. Na proposta curricular de História dois princípios são básicos: 1º Abordagem de todos os problemas da humanidade para que o conhecimento histórico não seja limitado. 2º Controle do acompanhamento pedagógico e da capacitação dos docentes.
A alternativa correta é A)
Conforme a orientação da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, a Proposta Curricular de História está organizada em dois níveis estruturantes, que refletem critérios de seleção de conteúdos alinhados à função social da escola e ao reconhecimento de saberes culturalmente construídos. A alternativa A) apresenta a resposta correta, destacando os seguintes aspectos:
- Função social da escola: A proposta curricular visa tanto à perpetuação quanto à reconstrução de conhecimentos socialmente relevantes, incorporando conteúdos que refletem a diversidade cultural.
- Níveis estruturantes:
- Análise dos processos históricos de constituição da cidadania e da democracia no Brasil, abordando questões centrais para a compreensão da formação sociopolítica do país.
- Flexibilidade na adoção de propostas complementares, adaptáveis à dinâmica escolar, desde que mantendo relação com o eixo norteador da disciplina.
Essa estrutura permite que as escolas trabalhem os conteúdos de forma contextualizada, sem perder de vista o objetivo principal de promover uma reflexão crítica sobre a história brasileira. As demais alternativas apresentam equívocos, como a desconsideração de regionalismos (B), a centralização excessiva na definição teórica (C), a rigidez sequencial (D) ou a penalização por abordagens não lineares (E), divergindo dos princípios da proposta oficial.
Portanto, a alternativa A) é a única que corretamente sintetiza os critérios e níveis da Proposta Curricular de História em Minas Gerais, alinhando-se à perspectiva de um ensino dinâmico e socialmente significativo.
Questão 17
O Plano Municipal de Educação estabelece que toda e qualquer Escola de Educação Infantil só obtenha liberação de funcionamento (alvará) mediante visitação prévia e autorização do
- A)Conselho Tutelar.
- B)Conselho Municipal de Educação.
- C)Ministério Público.
- D)Secretário Municipal da Educação.
- E)Juizado da Criança e Juventude.
A alternativa correta é B)
O Plano Municipal de Educação é um instrumento fundamental para garantir a qualidade e a regularização das instituições de ensino, especialmente no que diz respeito à Educação Infantil. Conforme estabelecido, toda escola desse nível educacional só pode obter o alvará de funcionamento após passar por uma visitação prévia e receber a devida autorização.
Entre as opções apresentadas para identificar o órgão responsável por essa fiscalização e liberação, a alternativa correta é a B) Conselho Municipal de Educação. Esse conselho possui a competência legal para avaliar as condições pedagógicas, estruturais e de funcionamento das escolas, assegurando que estejam em conformidade com as diretrizes educacionais municipais.
As demais opções, embora relacionadas à proteção ou à gestão educacional, não detêm essa atribuição específica:
- A) O Conselho Tutelar atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente, mas não emite alvarás.
- C) O Ministério Público fiscaliza o cumprimento das leis, mas não é responsável por autorizar o funcionamento de escolas.
- D) O Secretário Municipal da Educação, apesar de sua relevância na gestão, não é o órgão deliberativo para essa finalidade.
- E) O Juizado da Criança e Juventude intervém em questões judiciais, não na regulamentação escolar.
Portanto, o Conselho Municipal de Educação é a instância adequada para avaliar e autorizar o funcionamento das escolas de Educação Infantil, garantindo que cumpram os requisitos necessários para oferecer um ambiente seguro e adequado ao desenvolvimento das crianças.
Questão 18
O Plano Curricular de Minas Gerais ressalta a importância do trabalho com gêneros no decorrer do Ensino Fundamental I, ou seja, utilizar diferentes tipos de
- A)textos, escritos ou falados, que circulam na sociedade e são reconhecidos com facilidade pelas pessoas
- B)textos, escritos ou falados, que circulam no ambiente acadêmico e são reconhecidos por professores e alunos do Ensino Fundamental.
- C)registros realizados no decorrer da história da humanidade (pictografias, garatujas, símbolos até chegar na base alfabética).
- D)registros que sofreram avanços significativos com as novas tecnologias, como a apresentação de livros via internet.
A alternativa correta é A)
O Plano Curricular de Minas Gerais ressalta a importância do trabalho com gêneros no decorrer do Ensino Fundamental I, ou seja, utilizar diferentes tipos de:
- A) textos, escritos ou falados, que circulam na sociedade e são reconhecidos com facilidade pelas pessoas
- B) textos, escritos ou falados, que circulam no ambiente acadêmico e são reconhecidos por professores e alunos do Ensino Fundamental.
- C) registros realizados no decorrer da história da humanidade (pictografias, garatujas, símbolos até chegar na base alfabética).
- D) registros que sofreram avanços significativos com as novas tecnologias, como a apresentação de livros via internet.
O gabarito correto é A).
Questão 19
Nos documentos curriculares da SEE-MG que pautam a avaliação no estado, são determinados três níveis de desempenho para avaliação diagnóstica dos alunos. São eles:
- A)Nível 1 - conteúdos de fácil assimilação atingidos; Nível 2: conteúdos de média assimilação atingidos; Nível 3: conteúdos de difícil assimilação atingidos.
- B)Nível 1 - capacidades ainda não desenvolvidas; Nível 2: capacidades em desenvolvimento; Nível 3: capacidades já desenvolvidas pelos alunos.
- C)Nível 1 - conteúdos conceituais garantidos; Nível 2: conteúdos procedimentais garantidos; Nível 3: conteúdos atitudinais garantidos.
- D)Nível 1 - capacidades observáveis; Nível 2: capacidades implícitas; Nível 3: capacidades complexas.
A alternativa correta é B)
Nos documentos curriculares da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), a avaliação diagnóstica dos alunos é estruturada em três níveis de desempenho, conforme a alternativa B). Essa classificação tem como objetivo mapear o desenvolvimento das capacidades dos estudantes, permitindo uma análise mais precisa de seu progresso e das necessidades de intervenção pedagógica.
O Nível 1 refere-se às capacidades ainda não desenvolvidas, indicando que o aluno ainda não demonstra domínio ou compreensão dos conceitos ou habilidades avaliados. Esse estágio sinaliza a necessidade de um trabalho mais direcionado e de reforço para que o estudante avance em sua aprendizagem.
O Nível 2 abrange as capacidades em desenvolvimento, mostrando que o aluno já apresenta algum progresso, mas ainda não consolidou completamente o conhecimento ou a habilidade. Nessa fase, o acompanhamento contínuo e a prática orientada são essenciais para que o estudante atinja um domínio pleno.
Por fim, o Nível 3 corresponde às capacidades já desenvolvidas, indicando que o aluno demonstra segurança e autonomia na aplicação dos conhecimentos ou habilidades avaliados. Esse estágio reflete um desempenho satisfatório, mas não deve ser visto como um ponto final, e sim como uma base para a continuidade do processo de aprendizagem.
Essa abordagem, presente nos documentos da SEE-MG, reforça a importância de uma avaliação formativa, que não apenas classifica, mas também orienta as práticas pedagógicas, garantindo que todos os alunos tenham oportunidades equitativas de desenvolvimento.
Questão 20
A Resolução da SEE-MG no 469/2003, em seus artigos 18 e 19, defende uma avaliação contínua e diagnóstica do processo de aprendizagem para garantir a Progressão Continuada dentro de cada Ciclo escolar. Neste sentido, ao final dos Ciclos o professor deve
- A)dar nota aos alunos e classificá-los em aptos e não aptos a passar de ano, para que possam ser garantidas as aprendizagens mínimas previstas no Ciclo.
- B)realizar avaliação global do desenvolvimento dos alunos em relação aos objetivos da Fase em que se encontram.
- C)aplicar instrumento de auto avaliação nos alunos para que eles possam refletir sobre o seu processo de aprendizagem.
- D)desenvolver reunião juntos aos pais/responsáveis para que eles avaliem, juntamente com o professor, os progressos de seus filhos.
A alternativa correta é B)
A Resolução da SEE-MG no 469/2003 estabelece diretrizes importantes para a avaliação no contexto da Progressão Continuada dentro dos Ciclos escolares. Nos artigos 18 e 19, a resolução enfatiza a necessidade de uma avaliação contínua e diagnóstica, visando acompanhar o desenvolvimento dos alunos de forma integral.
Dentre as alternativas apresentadas, a opção correta é a B), que propõe uma avaliação global do desenvolvimento dos alunos em relação aos objetivos da Fase em que se encontram. Essa abordagem está alinhada com o espírito da resolução, que prioriza uma análise abrangente do progresso do estudante, considerando não apenas aspectos cognitivos, mas também sociais e emocionais.
As demais alternativas apresentam elementos válidos no processo educacional, porém não representam o cerne da proposta da SEE-MG:
- A) A atribuição de notas e classificação binária (aptos/não aptos) contradiz o princípio da avaliação processual;
- C) A autoavaliação, embora importante, não substitui a avaliação global pelo professor;
- D) A participação dos pais é relevante, mas não constitui o elemento central da avaliação final do Ciclo.
Portanto, a alternativa B reflete adequadamente o que é preconizado pela resolução, ao propor uma avaliação holística que considere o desenvolvimento do aluno em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos para cada Fase do Ciclo escolar.