Questões Sobre Normas Educacionais dos Estados - Pedagogia - concurso
Questão 21
Os cinco padrões apresentados nos documentos orientadores do sistema educacional do Estado de Minas Gerais que explicitam as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos professores são:
- A)A criança e a aprendizagem nos anos iniciais; O ensino e a avaliação da aprendizagem; A sala de aula inclusiva; A escola e seu contexto social e legal; A responsabilidade e o desenvolvimento profissional.
- B)Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a aprender; Aprender a ser; Aprender a conviver.
- C)Ciclo Inicial de Alfabetização; Alfabetizando; Preparando a escola e a sala de aula; Diagnosticando, Acompanhando e Avaliando.
- D)Diagnóstico; Planejamento; Aplicação; Avaliação e Socialização.
A alternativa correta é A)
Os cinco padrões apresentados nos documentos orientadores do sistema educacional do Estado de Minas Gerais, que explicitam as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos professores, são fundamentais para a prática pedagógica. Conforme o gabarito correto, a alternativa A) apresenta os eixos centrais dessa abordagem:
- A criança e a aprendizagem nos anos iniciais: Reconhece a importância do desenvolvimento integral do aluno, considerando suas particularidades nessa fase escolar.
- O ensino e a avaliação da aprendizagem: Aborda metodologias e instrumentos avaliativos que promovam uma educação significativa e formativa.
- A sala de aula inclusiva: Destaca a necessidade de práticas pedagógicas que acolham a diversidade e garantam equidade no processo educativo.
- A escola e seu contexto social e legal: Reflete sobre o papel da instituição escolar na sociedade e sua relação com as políticas públicas educacionais.
- A responsabilidade e o desenvolvimento profissional: Enfatiza a formação continuada do docente e seu compromisso ético com a educação.
Esses padrões orientam a construção de uma educação de qualidade, alinhada às demandas contemporâneas e ao perfil do cidadão que se deseja formar.
Questão 22
De acordo com os materiais da SEE-MG, é importante a comunicação dos resultados das avaliações para os familiares e comunidade escolar. As competências que mais auxiliam neste processo são conhecer
- A)a comunidade e definir os limites de sua atuação no espaço escolar.
- B)a legislação, o funcionamento do sistema e aplicar seus princípios e normas.
- C)as famílias e viabilizar seu envolvimento na melhoria da educação.
- D)a legislação e o funcionamento da instituição escolar.
A alternativa correta é C)
De acordo com os materiais da SEE-MG, a comunicação dos resultados das avaliações para familiares e a comunidade escolar é um aspecto fundamental no processo educacional. Essa prática não apenas promove transparência, mas também fortalece o vínculo entre escola, alunos e suas famílias, criando um ambiente colaborativo em prol da melhoria da educação.
Entre as competências listadas, a alternativa C) se destaca como a mais adequada para esse contexto. Conhecer as famílias e viabilizar seu envolvimento na melhoria da educação é essencial para estabelecer uma relação de confiança e participação ativa. Quando os familiares compreendem os resultados das avaliações e são incluídos no processo, tornam-se parceiros no desenvolvimento dos estudantes, contribuindo para o sucesso escolar.
As demais alternativas, embora relevantes em outros aspectos da gestão escolar, não abordam diretamente a importância da interação com as famílias. Por exemplo:
- A) Conhecer a comunidade e definir limites de atuação é importante, mas não garante o engajamento familiar.
- B) Dominar a legislação e o sistema educacional é necessário para a gestão, mas não substitui a relação com as famílias.
- D) Entender o funcionamento da instituição escolar é válido, mas não promove a participação da comunidade.
Portanto, a resposta correta é C), pois reflete a competência mais alinhada com o objetivo de comunicar resultados e envolver ativamente as famílias no processo educacional.
Questão 23
Conforme as orientações da Secretaria Estadual de Educação do Estado Minas Gerais (SEE-MG), o professor pode interpretar as capacidades desenvolvidas pelas crianças de diferentes formas, mas existe um tipo de abordagem que deve orientar suas ações no que se refere ao trabalho com a leitura e a escrita. Nessa direção, as ações que o professor deve privilegiar em sua prática são:
- A)introduzir, retomar, trabalhar sistematicamente e consolidar no processo de aprendizagem dos alunos.
- B)transmitir, exercitar, avaliar e registrar os resultados dos alunos individualmente.
- C)aplicar, retomar e aprofundar os conteúdos trabalhados no coletivo cotidianamente.
- D)conhecer o que os alunos sabem para transmitir e sistematizar os conteúdos ao longo do ano letivo.
A alternativa correta é A)
Conforme as orientações da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), o trabalho pedagógico com a leitura e a escrita deve ser pautado por uma abordagem que priorize o desenvolvimento gradual e consistente das capacidades dos alunos. Nesse contexto, a alternativa A) se destaca como a mais alinhada às diretrizes educacionais, pois enfatiza um processo cíclico e contínuo de introdução, retomada, trabalho sistemático e consolidação das aprendizagens.
Essa perspectiva reconhece que a aquisição da leitura e da escrita não ocorre de forma linear, exigindo do professor uma prática intencional que:
- Introduza novos conhecimentos de maneira contextualizada
- Retome conceitos prévios para garantir ancoragem
- Trabalhe de forma sistemática as habilidades em desenvolvimento
- Consolide as aprendizagens através de diversas estratégias
As demais alternativas apresentam limitações significativas: a opção B) reduz o processo a transmissão e avaliação individual; a alternativa C) desconsidera a necessidade de consolidação; enquanto a opção D) mantém uma visão tradicional de transmissão de conteúdos, sem abordar adequadamente o processo de construção do conhecimento.
Portanto, a abordagem proposta na alternativa A) reflete melhor a concepção contemporânea de alfabetização como um processo contínuo, que requer intervenções pedagógicas diversificadas e articuladas ao longo de todo o percurso formativo dos estudantes.
Questão 24
De acordo com o Plano Curricular de Minas Gerais, as propostas de Alfabetização e Letramento são diferentes, porém complementares e indissociáveis, devendo ocorrer de maneira articulada e simultânea no cotidiano escolar. Nesse sentido, o professor deve desenvolver ações para
I. Promover situações de Letramento para preparar o período da Alfabetização.
II. Identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes.
III. Conhecer as famílias silábicas, por intermédio da progressão do mais fácil para o mais difícil.
IV. Fazer diferenciação entre as formas escritas e outras formas de expressão.
V. Proporcionar contato com diferentes gêneros e suportes de textos.
VI. Conhecer a orientação e o direcionamento da escrita da língua portuguesa.
São ações que deixam mais clara a complementariedade entre a Alfabetização e o Letramento
- A)I, II, III e IV, apenas.
- B)II, IV, V e VI, apenas.
- C)I, II, V e VI, apenas.
- D)III, IV, V e VI, apenas.
A alternativa correta é B)
De acordo com o Plano Curricular de Minas Gerais, a Alfabetização e o Letramento são conceitos distintos, mas que se complementam e devem ser trabalhados de forma articulada no ambiente escolar. O professor desempenha um papel fundamental nesse processo, desenvolvendo estratégias que integrem ambas as dimensões para garantir uma aprendizagem significativa.
Analisando as ações propostas:
- I. Promover situações de Letramento para preparar o período da Alfabetização. Essa ação prioriza o Letramento antes da Alfabetização, o que não reflete a simultaneidade defendida pelo plano.
- II. Identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes. Essa ação está alinhada com o Letramento, pois trabalha a compreensão do uso social da escrita.
- III. Conhecer as famílias silábicas, por intermédio da progressão do mais fácil para o mais difícil. Essa ação está focada apenas na Alfabetização, sem integrar o Letramento.
- IV. Fazer diferenciação entre as formas escritas e outras formas de expressão. Essa ação contribui para o Letramento, ao destacar as particularidades da linguagem escrita.
- V. Proporcionar contato com diferentes gêneros e suportes de textos. Essa ação é essencial para o Letramento, pois amplia o repertório do aluno.
- VI. Conhecer a orientação e o direcionamento da escrita da língua portuguesa. Essa ação integra Alfabetização e Letramento, ao abordar aspectos formais e funcionais da escrita.
Portanto, as ações que melhor representam a complementariedade entre Alfabetização e Letramento são II, IV, V e VI, correspondendo à alternativa B).
Questão 25
O estado de São Paulo tem obrigação constitucional de oferecer atendimento ao ensino médio. Sobre esse tema, analise as afirmativas seguintes, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O ensino médio deve ser oferecido por meio de cursos diurnos e noturnos.
( ) O ensino médio para os jovens e adultos deve ser oferecido de forma compatível com suas condições de vida.
( ) O estado e a sociedade têm a responsabilidade de manter e expandir o ensino médio, público e gratuito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
- A)V F V.
- B)F V V
- C)F F F.
- D)V V F
A alternativa correta é D)
O estado de São Paulo tem obrigação constitucional de oferecer atendimento ao ensino médio. Sobre esse tema, analise as afirmativas seguintes, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O ensino médio deve ser oferecido por meio de cursos diurnos e noturnos.
( ) O ensino médio para os jovens e adultos deve ser oferecido de forma compatível com suas condições de vida.
( ) O estado e a sociedade têm a responsabilidade de manter e expandir o ensino médio, público e gratuito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
- A) V F V.
- B) F V V
- C) F F F.
- D) V V F
O gabarito correto é D).
Questão 26
O Conselho Estadual de Educação de São Paulo é um órgão que detém competências importantes dentro do sistema de ensino estadual.
Dentre essas competências ou poderes, NÃO está incluído
- A)o normativo.
- B)o sancionatório.
- C)o consultivo.
- D)o deliberativo.
A alternativa correta é B)
O Conselho Estadual de Educação de São Paulo é um órgão fundamental na estrutura do sistema educacional paulista, exercendo diversas funções essenciais para a regulamentação e o acompanhamento das políticas públicas de ensino. Suas atribuições são amplas e abrangem diferentes esferas de atuação, garantindo o cumprimento das normas e a qualidade da educação no estado.
Entre as competências do Conselho, destacam-se:
- Normativo: estabelece normas e diretrizes para o sistema estadual de educação, assegurando a padronização e a organização do ensino.
- Consultivo: emite pareceres e orientações sobre questões educacionais, auxiliando na tomada de decisões por parte do poder público.
- Deliberativo: toma decisões sobre assuntos relacionados ao sistema de ensino, incluindo a autorização e o reconhecimento de instituições educacionais.
No entanto, não faz parte de suas atribuições o poder sancionatório, ou seja, a aplicação de penalidades ou sanções administrativas. Essa função é geralmente exercida por outros órgãos, como secretarias ou órgãos de fiscalização específicos.
Portanto, a alternativa correta é B) o sancionatório, pois essa competência não está incluída nas funções do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
Questão 27
A possibilidade, facultada pela LDB, do estado “baixar normas complementares para o seu sistema de ensino”, permite ao Estado de São Paulo criar norma sobre
- A)o credenciamento de instituições privadas de ensino superior.
- B)o funcionamento e credenciamento de cursos de educação a distância.
- C)o reconhecimento de cursos de instituições de ensino superior municipais.
- D)a pós-graduação lato sensu oferecida em seu território.
A alternativa correta é C)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece um marco regulatório para a educação brasileira, permitindo que os estados complementem essas normas dentro de seus respectivos sistemas de ensino. No caso do Estado de São Paulo, essa competência possibilita a criação de regulamentações específicas para questões locais, desde que respeitem as diretrizes nacionais.
Analisando as alternativas apresentadas:
- A) Credenciamento de instituições privadas de ensino superior: Essa é uma atribuição do governo federal, conforme estabelecido na LDB, não sendo competência estadual.
- B) Funcionamento e credenciamento de cursos de educação a distância: A regulamentação de cursos EaD também é de responsabilidade da União, especialmente quando envolvem instituições de ensino superior.
- C) Reconhecimento de cursos de instituições de ensino superior municipais: Esta é a alternativa correta. A LDB permite que os estados normatizem sobre seus sistemas de ensino, o que inclui instituições municipais de ensino superior dentro de seu território.
- D) Pós-graduação lato sensu oferecida em seu território: A regulamentação de cursos de pós-graduação é competência do governo federal e das instituições de ensino, não dos estados.
Portanto, a única alternativa que está dentro da competência normativa complementar do Estado de São Paulo é o reconhecimento de cursos de instituições de ensino superior municipais, tornando a letra C a resposta correta.
Questão 28
Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, julgue o item subsequente.
Competência é a capacidade de agir em situações previstas e não previstas, com rapidez e eficiência, articulando conhecimentos tácitos e científicos à experiências de vida e laborais vivenciadas ao longo da vida. As habilidades são entendidas como desdobramentos das competências, como partes que as constituem. Nessa perspectiva, não há uma relação hierárquica entre competências e habilidades.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, o item em análise aborda a definição de competências e habilidades, afirmando que não há uma relação hierárquica entre elas. Segundo o texto, competência refere-se à capacidade de agir em diferentes situações, combinando conhecimentos teóricos e práticos com experiências de vida e laborais. Já as habilidades são entendidas como componentes que integram essas competências, sem que uma subordine a outra.
A afirmação apresentada está correta, pois, de fato, competências e habilidades não possuem uma relação de superioridade ou subordinação. Enquanto as competências representam um conjunto mais amplo de capacidades aplicáveis a contextos diversos, as habilidades funcionam como elementos que as compõem, sem estabelecer uma hierarquia fixa. Essa visão está alinhada com as concepções contemporâneas de educação, que valorizam a integração entre saber teórico e prático.
Portanto, o gabarito indicado como correto (C) CERTO está de acordo com a interpretação do texto e com a abordagem pedagógica que entende competências e habilidades como conceitos complementares, mas não hierárquicos.
Questão 29
Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, julgue o item subsequente.
O currículo na escola, pensado a partir da valorização dos saberes e das práticas cotidianas não exclui a perspectiva dos programas e(ou) conteúdos de ensino no currículo escolar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, o item em questão afirma que a valorização dos saberes e práticas cotidianas não exclui a perspectiva dos programas e conteúdos de ensino no currículo escolar. Essa afirmação está correta, conforme o gabarito indica (C) CERTO.
O currículo escolar deve ser entendido como um conjunto dinâmico de conhecimentos, habilidades e valores que orientam o processo educativo. Ao incorporar os saberes e práticas cotidianas, a escola não apenas reconhece a importância da experiência dos alunos, mas também enriquece o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, isso não significa abandonar os programas e conteúdos formais, que são essenciais para garantir uma formação consistente e alinhada com as diretrizes educacionais.
No contexto do Espírito Santo, essa abordagem reflete uma visão equilibrada, onde o currículo não se limita apenas aos conhecimentos acadêmicos tradicionais, mas também integra as vivências e realidades dos estudantes. Dessa forma, a escola cumpre seu papel de formar cidadãos críticos e preparados para os desafios da sociedade, sem negligenciar a base curricular necessária.
Portanto, a afirmação está correta, pois a valorização dos saberes cotidianos complementa, e não substitui, os programas e conteúdos de ensino no currículo escolar.
Questão 30
Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, julgue o item subsequente.
O currículo compreende apenas a sistematização dos conhecimentos a serem transmitidos no processo educativo.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, o item em questão afirma que "O currículo compreende apenas a sistematização dos conhecimentos a serem transmitidos no processo educativo." A alternativa correta é E) ERRADO, pois o currículo escolar vai além da simples organização de conteúdos a serem ensinados.
O currículo não se limita à transmissão de conhecimentos, mas engloba também as experiências de aprendizagem, os valores, as competências e as habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo de sua formação. Ele é um documento mais amplo, que orienta a prática pedagógica, considerando aspectos sociais, culturais e individuais dos alunos.
No contexto do Espírito Santo, como em outras redes de ensino, o currículo deve estar alinhado com as diretrizes nacionais e estaduais, incorporando elementos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as especificidades locais. Portanto, reduzir o currículo à mera sistematização de conhecimentos é uma visão simplista e incorreta.