Questões Sobre Normas Educacionais dos Estados - Pedagogia - concurso
Questão 51
Com base nas diretrizes para o Ensino da Disciplina de Língua Portuguesa que constam da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Privilegiar o texto como objeto de estudo da disciplina significa transformar a aula de Língua Portuguesa num plenário de discussão de variados temas.
( )Um texto não é só assunto: é assunto expresso por determinada forma, em determinada circunstância.
( ) Estudar o texto implica considera-lo em sua materialidade linguística, seu vocabulário e sua gramática.
( ) No estudo dos diversos textos, é preciso analisar as inter-relações entre as condições de produção e a configuração semântica e formal.
( ) A gramática fica abolida da aula de Língua Portuguesa, não podendo ser abordada em nenhuma instância.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- A)F-V-V-V-F.
- B)V-F-F-V-F.
- C)F-V-F-F-V.
- D)V-F-V-F-V.
A alternativa correta é A)
Análise das afirmativas sobre o Ensino da Língua Portuguesa segundo o CBC de Minas Gerais
O estudo da Língua Portuguesa, conforme as diretrizes do Conteúdo Básico Comum (CBC) do Estado de Minas Gerais, prioriza o texto como centro das abordagens pedagógicas. A seguir, analisamos as afirmativas apresentadas:
( ) Privilegiar o texto como objeto de estudo da disciplina significa transformar a aula de Língua Portuguesa num plenário de discussão de variados temas.
Resposta: Falso (F). Embora o texto seja o foco, o objetivo não é discutir temas aleatórios, mas sim explorar sua construção linguística, função social e elementos estruturais.
( ) Um texto não é só assunto: é assunto expresso por determinada forma, em determinada circunstância.
Resposta: Verdadeiro (V). O texto é uma unidade de sentido que combina conteúdo, forma linguística e contexto de produção, conforme enfatiza o CBC.
( ) Estudar o texto implica considerá-lo em sua materialidade linguística, seu vocabulário e sua gramática.
Resposta: Verdadeiro (V). A análise textual deve incluir aspectos linguísticos concretos, como léxico e estruturas gramaticais, sem reduzir-se apenas ao tema.
( ) No estudo dos diversos textos, é preciso analisar as inter-relações entre as condições de produção e a configuração semântica e formal.
Resposta: Verdadeiro (V). O CBC destaca a importância de relacionar o contexto de criação (intenção, público, suporte) com as escolhas linguísticas e de significado.
( ) A gramática fica abolida da aula de Língua Portuguesa, não podendo ser abordada em nenhuma instância.
Resposta: Falso (F). A gramática não é excluída, mas estudada de forma contextualizada, integrada à análise textual e à produção de sentidos.
Sequência correta: F - V - V - V - F (Alternativa A).
Questão 52
As análises fonética, morfológica e sintática pretendiam descrever a língua como um sistema de regras que, uma vez aprendido, habilitaria automaticamente o aluno a ler e a escrever bem. Sobre o ensino de Língua Portuguesa de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.
- A)Aula de Língua Portuguesa deve ser uma aula de gramática normativa e sedimentar a visão acerca das variedades linguísticas, que opõe o “certo” e o “errado”.
- B)Pretende-se negar à língua seu caráter de sistema de signos.
- C)A língua é uma estrutura fechada em si mesma, acabada e disponível para o uso como um instrumento.
- D)A língua é “sensível” ao contexto de uso e á ação dos usuários.
A alternativa correta é D)
O ensino de Língua Portuguesa, conforme a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, rompe com abordagens tradicionais que priorizam a gramática normativa e a visão rígida de "certo" e "errado". Em vez disso, reconhece a língua como um sistema dinâmico, influenciado pelo contexto e pela interação social.
A alternativa D) está correta porque destaca a sensibilidade da língua ao contexto de uso e à ação dos usuários, refletindo uma perspectiva sociolinguística. Essa abordagem valoriza as variedades linguísticas e compreende a língua como um fenômeno vivo, em constante transformação, moldado pelos falantes em diferentes situações comunicativas.
As demais alternativas apresentam visões ultrapassadas ou equivocadas: A) reforça a gramática normativa de forma excludente; B) nega erroneamente o caráter sistêmico da língua; e C) trata a língua como estrutura fechada, ignorando sua natureza social e interacional. A proposta mineira, portanto, alinha-se a uma concepção de linguagem como prática discursiva, essencial para formar cidadãos críticos e comunicativamente competentes.
Questão 53
O aluno deve atingir um nivel de letramento que o capacite a compreender e produzir, com autonomia, diferentes generos de textos, com distintos objetivos e motivagoes. Sobre o ensino de Lingua Portuguesa de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
- A)A compreensão e a produção de textos orais e escritos e a reflexão sobre os processos de textualização devem ser vistos como objeto de estudo central da disciplina.
- B)Compreender a textualização inclui estudar as dimensões pragmática e discursiva da língua, nas quais se manifestam as relações entre as formas linguísticas e o contexto em que são usadas.
- C)Acoerência e a coesão são qualidades dos textos em si, independente do contexto.
- D)A tradição de ensino de língua sempre privilegiou o estudo da forma em detrimento do sentido e da função sociocomunicativa.
A alternativa correta é C)
O ensino de Língua Portuguesa, conforme a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, tem como objetivo principal desenvolver no aluno habilidades de letramento que permitam a compreensão e produção autônoma de diversos gêneros textuais, atendendo a diferentes propósitos e contextos. A abordagem adotada valoriza não apenas a forma linguística, mas também a função sociocomunicativa da língua, integrando aspectos pragmáticos e discursivos.
Entre as alternativas apresentadas, a incorreta é a letra C, que afirma que "a coerência e a coesão são qualidades dos textos em si, independente do contexto". Essa afirmação está em desacordo com a perspectiva contemporânea do ensino de língua, que entende a coerência e a coesão como elementos construídos a partir da interação entre texto, contexto e interlocutores. A coerência, por exemplo, depende da relação entre o texto e o conhecimento partilhado pelos participantes da comunicação, enquanto a coesão está ligada aos mecanismos linguísticos que articulam as ideias de forma clara e lógica, sempre considerando a situação comunicativa.
As demais alternativas estão alinhadas com a proposta curricular:
- A) Correta: A compreensão e produção de textos, bem como a reflexão sobre os processos de textualização, são de fato centrais no ensino de Língua Portuguesa.
- B) Correta: O estudo da textualização envolve as dimensões pragmática e discursiva, analisando como as escolhas linguísticas se relacionam com o contexto de uso.
- D) Correta: Tradicionalmente, o ensino de língua priorizou a forma em detrimento do sentido e da função social da linguagem, uma abordagem que a proposta atual busca superar.
Portanto, a alternativa C é a única que não reflete os princípios da Proposta Curricular de Minas Gerais, pois desconsidera a importância do contexto na construção da coerência e da coesão textual.
Questão 54
Sobre o ensino da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental que constam da proposta curricular do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Os conteúdos dos currículos e programas, assim como as práticas de ensino, devem ser selecionados em função apenas do domínio de conceitos e classificações como fins em si mesmos.
II. Devem compor o currículo da disciplina aqueles conteúdos considerados essenciais a vida em sociedade, especialmente aqueles cuja aprendizagem exige intervenção e mediação sistemáticas da escola, como é caso da leitura e da escrita.
como e caso da leitura e da escrita.
III. O aluno deve reconhecer a leitura e a escrita como atividades interativas de produção de sentido, que colocam em jogo diferentes fatores.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I, II, III.
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)I e III, apenas.
A alternativa correta é B)
Sobre o ensino da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental na proposta curricular do Estado de Minas Gerais, é importante destacar os princípios que orientam a seleção de conteúdos e práticas pedagógicas. A análise das afirmativas apresentadas revela que apenas as proposições II e III estão corretas, conforme o gabarito indicado.
A afirmativa I está incorreta, pois reduz o ensino da Língua Portuguesa a um mero domínio de conceitos e classificações, desconsiderando a função social da linguagem e a importância de práticas significativas. A proposta curricular mineira, assim como as diretrizes educacionais contemporâneas, enfatiza que os conteúdos devem ser selecionados com base em critérios que ultrapassem a memorização, priorizando a construção de habilidades essenciais para a vida em sociedade.
Já a afirmativa II está correta, pois reflete o princípio de que o currículo deve priorizar conteúdos fundamentais para a formação cidadã, especialmente aqueles que exigem mediação escolar sistemática, como a leitura e a escrita. Essas competências são basilares para a participação crítica e autônoma dos estudantes no mundo social e cultural.
Por fim, a afirmativa III também está correta, ao destacar a concepção interativa da leitura e da escrita como práticas de produção de sentido. Essa perspectiva alinha-se com as abordagens contemporâneas do ensino de língua, que reconhecem a complexidade dos processos de compreensão e produção textual, envolvendo fatores linguísticos, cognitivos e socioculturais.
Portanto, a alternativa B) II e III, apenas é a correta, pois sintetiza os princípios pedagógicos defendidos na proposta curricular, que valorizam a função social da linguagem e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação integral dos estudantes.
Questão 55
A Equipe Gestora de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, mais especificamente uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), resolveu verificar até que ponto os profissionais da carreira de Auxiliar Técnico de Educação, lotados na sua Unidade, conheciam a composição da Rede Municipal de Ensino como um todo, para melhor verificar o grau de participação no todo, do Processo Educacional, inclusive para dar informações quando requisitados pelos usuários da escola e, principalmente, seus familiares, para que possam melhor planejar o futuro de suas crianças dentro da Rede. Sendo assim, aplicaram um teste com esses profissionais. Quanto a esse teste, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
- A)As Escolas Municipais, tanto de Ensino Fundamental (EMEFs) quanto de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs), são as únicas Unidades que integram a Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
- B)Integram a Rede Municipal de Ensino de São Paulo as unidades educacionais de Educação Infantil, de Ensino Fundamental, de Ensino Médio e de Educação Profissional, incluindo os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos e os Centros Municipais de Capacitação e Treinamento, todas criadas e mantidas pelo poder público municipal.
- C)Integram a Rede Municipal de Ensino de São Paulo unidades educacionais de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e de Ensino Médio l, criadas e mantidas pelo poder público municipal; as unidades de Educação Profissional serão transferidas para a responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação a partir de 2014.
- D)Quando forem solicitadas informações sobre os vários tipos de Unidades Educacionais disponíveis para a população infantil e de adolescentes de determinado bairro ou região de São Paulo, o servidor deverá se prontificar a discriminar a predominância religiosa e cultural em cada unidade para que os pais e/ou responsáveis possam melhor escolher onde matricular os educandos.
- E)Quando questionado sobre as faixas etárias atendidas pelas Unidades Educacionais municipais, o servidor deverá informar que as Unidades têm por finalidade promover a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio às crianças e jovens.
A alternativa correta é B)
A alternativa correta é a B), pois apresenta uma descrição abrangente e precisa das unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Essa resposta inclui não apenas as escolas de Educação Infantil (EMEIs), Ensino Fundamental (EMEFs) e Ensino Médio (EMEFMs), mas também as unidades de Educação Profissional, os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs) e os Centros Municipais de Capacitação e Treinamento (CMCTs), todas mantidas pelo poder público municipal.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas. A alternativa A) exclui outras unidades importantes da rede, como os CIEJAs e os CMCTs. A alternativa C) menciona uma transferência inexistente das unidades de Educação Profissional para a Secretaria Estadual de Educação. A alternativa D) desvia o foco para questões religiosas e culturais, que não são critérios oficiais de atendimento. Por fim, a alternativa E), embora parcialmente correta, não contempla todas as modalidades oferecidas pela rede municipal.
Portanto, a resposta mais completa e alinhada com a estrutura real da Rede Municipal de Ensino de São Paulo é a B), que reflete o conhecimento necessário para os profissionais da educação auxiliarem adequadamente as famílias e os usuários da escola.
Questão 56
Quando lotado na área de Serviços de Secretaria, o servidor de carreira de Auxiliar Técnico de Educação poderá, entre outras atribuições, ser solicitado a atender o público em geral, prestando informações e transmitindo avisos e recados, tanto ao público interno como externo, com habilidade no relacionamento pessoal e transmissão de informações. Então, terá de conhecer a Organização das Etapas e Modalidades e a Duração do Ensino. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
- A)A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, será oferecida nos CEIs, nos CEMEIs e nas EMEIs e atenderá apenas crianças de zero a 5 anos de idade; o Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica, terá duração de 9 anos e organizar-se-á anualmente.
- B)A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, será oferecida apenas nos CEIs e nas EMEIs e atenderá crianças de 1 a 5 anos de idade; o Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica, terá duração de 8 anos e organizar-se-á anualmente.
- C)Os adolescentes e jovens deverão ser informados de que o Ensino Médio, terceira etapa da Educação Básica, será ofertado nas EMEFMs, sendo organizado em 3 séries anuais. As EMEFs poderão manter classes de Educação apenas de Jovens – EJ, preferencialmente no período noturno, destinadas ao atendimento de jovens que não tiveram acesso ao Ensino Fundamental em idade própria. Para os adultos, não há organização que os atenda na Rede Municipal.
- D)A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, será oferecida apenas nas EMEIs e atenderá apenas crianças de zero a 4 anos de idade. O Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica, terá duração de 9 anos e organizar-se-á anualmente.
- E)Os adolescentes e jovens deverão ser informados de que o Ensino Médio, terceira etapa da Educação Básica, será ofertado apenas nas EMEFMs, sendo organizado em 3 séries anuais, não havendo alternativas na Rede Municipal.
A alternativa correta é A)
O servidor de carreira de Auxiliar Técnico de Educação, quando lotado na área de Serviços de Secretaria, desempenha um papel fundamental no atendimento ao público, tanto interno quanto externo. Entre suas atribuições, destaca-se a necessidade de prestar informações claras e precisas sobre a organização das etapas e modalidades de ensino, bem como sua duração. Diante disso, é essencial que o profissional tenha conhecimento adequado sobre a estrutura educacional para orientar corretamente os cidadãos.
No contexto apresentado, a alternativa correta é a A, que descreve com exatidão as etapas da Educação Básica conforme a legislação educacional brasileira. A Educação Infantil, de fato, é a primeira etapa e atende crianças de zero a 5 anos, sendo oferecida em instituições como CEIs (Centros de Educação Infantil), CEMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil). Já o Ensino Fundamental, com duração de 9 anos, é organizado anualmente, conforme estabelecido pelas diretrizes educacionais.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas. A alternativa B, por exemplo, limita a faixa etária da Educação Infantil e reduz a duração do Ensino Fundamental, enquanto a C e a E desconsideram a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal, algo previsto na legislação. A alternativa D, por sua vez, restringe indevidamente a oferta da Educação Infantil apenas às EMEIs e limita a idade de atendimento.
Portanto, o conhecimento preciso sobre a organização da Educação Básica é indispensável para o servidor que atua nessa função, garantindo que as informações repassadas à comunidade sejam confiáveis e estejam em conformidade com as normas educacionais vigentes.
Questão 57
Uma Auxiliar Técnica de Educação que está locada na Secretaria da Unidade Educacional pertencente à Rede Municipal de Ensino tem que estar preparada para atender grande quantidade de pessoas, principalmente mães de alunos e/ou futuros alunos, que apresentam muitas dúvidas quanto às recentes modificações na designação dos cursos em que estão matriculados seus filhos. Na maioria das vezes, são mães despreparadas para esse tipo de informação e, portanto, bastante ansiosas, pois a integração do Ensino Fundamental não está muito clara para elas. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta as melhores informações que ela pode dar a respeito.
- A)Se o seu filho está na 5ª série, corresponderá, na nova denominação, ao 4º ano, por causa da integração do Ensino Fundamental com duração de 8 anos ao Ensino Fundamental com duração de 9 anos.
- B)No ano de 2014, o Ensino Fundamental com duração de 8 anos será integrado ao Ensino Fundamental com duração de 9 anos, observada a correspondência de nomenclatura: 2º ano ciclo II – 7º ano, 3º ano ciclo II – 8º ano, 4º ano ciclo II – 9º ano; então, uma adolescente que frequentaria o 2º ano do ciclo II estará no 7º ano.
- C)No ano de 2014, não haverá mais Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino que mantenham a coexistência do Ensino Fundamental com duração de 8 anos com o Ensino Fundamental de 9 anos.
- D)Na reorganização das turmas para 2014, deveremos renomeá-las. Então, se o seu filho estava, no ano de 2013, cursando o 1º ano e foi devidamente aprovado e promovido no fim do ano escolar, em 2014, deverá se matricular no 6º ano do ciclo II.
- E)Em linhas gerais, deve informar com calma e explicar bem que, no ano de 2014, o Ensino Fundamental com duração de 8 anos será integrado ao Ensino Fundamental com duração de 9 anos, observada a correspondência de nomenclatura: 2º ano ciclo II – 6º ano, 3º ano ciclo II – 7º ano, 4º ano ciclo II – 8º ano. Então, uma adolescente que frequentaria o 2º ano do ciclo II estará no 7º ano.
A alternativa correta é B)
O papel de uma Auxiliar Técnica de Educação na Secretaria de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino é fundamental para esclarecer dúvidas e orientar mães de alunos sobre as mudanças na estrutura do Ensino Fundamental. Diante das recentes alterações na nomenclatura e na organização dos cursos, é essencial que a profissional esteja preparada para oferecer informações claras e precisas, especialmente para mães que podem se sentir ansiosas ou confusas com as novas regras.
Entre as alternativas apresentadas, a opção B) é a que melhor esclarece a transição entre o Ensino Fundamental de 8 anos para o de 9 anos, estabelecendo a correspondência correta entre as séries antigas e as novas. A resposta explica que, em 2014, ocorrerá a integração definitiva dos dois sistemas, com a seguinte equivalência:
- 2º ano do ciclo II corresponderá ao 7º ano;
- 3º ano do ciclo II corresponderá ao 8º ano;
- 4º ano do ciclo II corresponderá ao 9º ano.
Essa informação é crucial para que as mães compreendam em qual ano seus filhos estarão matriculados após a mudança, evitando confusões e garantindo uma transição mais tranquila. Além disso, a alternativa B) é a única que apresenta os detalhes necessários sem gerar ambiguidades, como ocorre em outras opções que misturam nomenclaturas incorretas ou informações desencontradas.
Portanto, ao atender essas mães, a Auxiliar Técnica de Educação deve priorizar a clareza e a paciência, reforçando que a reorganização visa melhorar a qualidade do ensino e que a adaptação será acompanhada de perto pela escola. A alternativa B) é, de fato, a resposta mais completa e correta para orientar as famílias nesse processo.
Questão 58
Quanto ao cargo de Auxiliar Técnico de Educação, na Prefeitura Municipal de São Paulo, e às atribuições deste, é correto afirmar que
- A)o Auxiliar Técnico de Educação pode atuar em 3 áreas: Inspeção Escolar, Serviços de Secretaria ou na área de Gestão, tanto nas unidades educacionais como nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação. Cabe ao Diretor de Escola atribuir atividades, conforme as necessidades da Unidade Educacional e habilidades do servidor, já que o dia a dia de trabalho e as responsabilidades do cargo são muito diferentes se comparadas às áreas de atuação.
- B)o Auxiliar Técnico de Educação pode atuar em 3 áreas: Inspeção Escolar, Serviços de Secretaria ou na área de Gestão. Cabe ao Diretor de Escola atribuir atividades, conforme as necessidades da Unidade Educacional e habilidades do servidor, já que o dia a dia de trabalho e as responsabilidades do cargo são muito diferentes se comparadas às áreas de atuação.
- C)o Auxiliar Técnico de Educação pode atuar em 2 áreas: Inspeção Escolar ou Serviços de Secretaria. Cabe ao Diretor de Escola atribuir atividades, conforme as necessidades da Unidade Educacional e habilidades do servidor, já que o dia a dia de trabalho é muito diferente, se comparado às 2 áreas de atuação, dentro das quais há ainda várias possibilidades de atribuição de responsabilidades diferentes.
- D)através de um único concurso, serão preenchidas as vagas de cargos de Auxiliar Técnico de Educação, podendo ser atribuído cargo na área de Inspeção Escolar ou de Serviços de Secretaria nas unidades educacionais da Rede Municipal. Para preenchimento de vagas eventualmente existentes nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação, deverá ser feito outro concurso.
- E)nesse mesmo concurso, serão preenchidas as vagas para Auxiliar Técnico de Educação na área de Serviços de Secretaria e nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação.
A alternativa correta é C)
O cargo de Auxiliar Técnico de Educação na Prefeitura Municipal de São Paulo possui atribuições específicas que variam conforme a área de atuação. Conforme o gabarito correto, a alternativa C) é a que melhor descreve a realidade desse cargo.
De acordo com a opção C), o Auxiliar Técnico de Educação pode atuar em duas áreas principais: Inspeção Escolar ou Serviços de Secretaria. Essa divisão reflete as diferentes demandas e habilidades necessárias para cada função. O Diretor de Escola é o responsável por atribuir as atividades, levando em consideração tanto as necessidades da Unidade Educacional quanto as competências do servidor.
Além disso, a alternativa destaca que o dia a dia de trabalho é bastante distinto entre essas duas áreas, o que exige adaptação e especialização por parte do profissional. Dentro de cada área, ainda existem diversas possibilidades de atribuição de responsabilidades, o que torna o cargo dinâmico e multifacetado.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas. Por exemplo, a alternativa A) menciona uma terceira área de atuação (Gestão), que não está correta. Já a alternativa D) sugere a necessidade de um novo concurso para vagas em unidades regionais e centrais, o que não condiz com a realidade do cargo conforme a opção correta.
Portanto, a alternativa C) é a única que descreve com precisão as atribuições e áreas de atuação do Auxiliar Técnico de Educação na rede municipal de São Paulo.
Questão 59
Quanto às expectativas de trabalho a ser realizado no seu dia a dia, na Unidade Escolar, o profissional ingressante na Carreira de Auxiliar Técnico de Educação poderá imaginar-se exercendo as seguintes funções:
- A)todos os profissionais da carreira de Auxiliar Técnico de Educação, no seu quotidiano de trabalho, são responsáveis pela escrituração, documentação e arquivos escolares, garantindo o fluxo de documentos e informações facilitadoras e necessárias ao processo pedagógico e administrativo.
- B)os profissionais da carreira de Auxiliar Técnico de Educação, no seu quotidiano de trabalho, apenas quando lotados nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação, são responsáveis pela escrituração, documentação e arquivos escolares, garantindo o fluxo de documentos e informações facilitadoras e necessárias ao processo pedagógico e administrativo.
- C)apenas os profissionais da carreira de Auxiliar Técnico de Educação que atuam na Secretaria da Unidade Educacional são responsáveis pela escrituração, documentação e arquivos escolares, garantindo o fluxo de documentos e informações facilitadoras e necessárias ao processo pedagógico e administrativo.
- D)os profissionais da carreira de Auxiliar Técnico de Educação que atuam na Secretaria da Unidade Educacional ou nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação são responsáveis pela escrituração, documentação e arquivos escolares, garantindo o fluxo de documentos e informações facilitadoras e necessárias ao processo pedagógico e administrativo.
- E)as atividades da Equipe de Apoio à Educação da qual fazem parte os servidores da carreira de Auxiliar Técnico de Educação constituem-se no suporte necessário ao processo de ensino e devem ter, como princípio, o caráter educacional de suas ações. Então, nas suas expectativas de quotidiano de trabalho, não devem estar as atividades de secretaria, documentação e arquivos escolares.
A alternativa correta é D)
O papel do Auxiliar Técnico de Educação no ambiente escolar é fundamental para o bom funcionamento das instituições de ensino. Conforme o gabarito indica, a alternativa correta é a letra D), que descreve com precisão as atribuições desse profissional.
Os Auxiliares Técnicos de Educação que atuam tanto na Secretaria da Unidade Educacional quanto nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação têm como responsabilidade principal garantir a organização e o fluxo adequado de documentos e informações. Essa função é essencial para manter a eficiência tanto do processo pedagógico quanto administrativo das escolas.
A escrituração, documentação e arquivamento escolar são tarefas que exigem atenção aos detalhes e conhecimento técnico específico. Essas atividades não se limitam a um único setor, mas sim abrangem diferentes níveis da estrutura educacional, conforme destacado na opção correta.
É importante ressaltar que, embora essas sejam as principais atribuições, o trabalho do Auxiliar Técnico de Educação vai além do aspecto burocrático. Sua atuação contribui diretamente para criar um ambiente organizado que favorece o processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, a alternativa D) representa de forma mais completa e precisa o escopo de atuação desses profissionais, abrangendo tanto o nível escolar quanto o administrativo municipal, sem restringir indevidamente suas funções.
Questão 60
Quando ingressa na carreira de Auxiliar Técnico de Educação pertencente ao Quadro de Apoio à Educação, o servidor municipal poderá manter a expectativa dos locais de trabalho e com determinadas categorias que farão parte do mesmo Quadro de Apoio. A respeito desse assunto, e com base na legislação municipal vigente, assinale a alternativa correta.
- A)Da equipe de Apoio à Educação fazem parte apenas o Agente Escolar e o Auxiliar Técnico de Educação, sendo que ambos poderão ser lotados nas unidades educacionais e nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação.
- B)O ingressante na carreira de Auxiliar Técnico de Educação pertencente ao Quadro de Apoio à Educação poderá ter a expectativa de fazê-lo de forma a ser compatível com outra atividade profissional, pois poderá fazer apenas jornada de trabalho de 20 horas semanais.
- C)Tanto dentro da Carreira Docente como no Quadro de Apoio à Educação, o servidor municipal poderá manter a expectativa de ter, como locais de trabalho, tanto as unidades escolares como as unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação.
- D)O servidor ingressante na carreira de Auxiliar Técnico de Educação terá a expectativa correta de estar pertencendo à Classe II dos Gestores Educacionais que, por sua parte, englobam as Carreiras do Quadro de Apoio à Educação.
- E)Da equipe de apoio à educação fazem parte: Secretário de Escola, Agente Escolar e Auxiliar Técnico de Educação, sendo que o Auxiliar Técnico de Educação poderá ser lotado nas unidades educacionais e nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação.
A alternativa correta é E)
O texto apresentado aborda as possibilidades de lotação e expectativas dos servidores municipais que ingressam na carreira de Auxiliar Técnico de Educação, pertencente ao Quadro de Apoio à Educação. A questão solicita a identificação da alternativa correta com base na legislação municipal vigente.
Analisando as opções:
- Alternativa A) Incorreta, pois limita indevidamente a composição da equipe de Apoio à Educação apenas ao Agente Escolar e ao Auxiliar Técnico de Educação, ignorando outras categorias.
- Alternativa B) Incorreta, pois estabelece uma jornada fixa de 20 horas semanais como única possibilidade, o que não é mencionado no texto base.
- Alternativa C) Incorreta, pois mistura indevidamente as Carreiras Docentes com o Quadro de Apoio à Educação, quando o texto refere-se especificamente ao Quadro de Apoio.
- Alternativa D) Incorreta, pois classifica erroneamente o Auxiliar Técnico de Educação como pertencente à Classe II dos Gestores Educacionais, informação que não consta no texto.
- Alternativa E) Correta, pois menciona adequadamente a composição da equipe de apoio (Secretário de Escola, Agente Escolar e Auxiliar Técnico de Educação) e corretamente indica as possibilidades de lotação do Auxiliar Técnico de Educação.
Portanto, conforme indicado no gabarito, a alternativa correta é a E), que apresenta a composição completa da equipe de apoio e as possibilidades de lotação do Auxiliar Técnico de Educação de acordo com a legislação municipal.