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Sobre o ensino da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental que constam da proposta curricular do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.I. Os conteúdos dos currículos e programas, assim como as práticas de ensino, devem ser selecionados em função apenas do domínio de conceitos e classificações como fins em si mesmos. II. Devem compor o currículo da disciplina aqueles conteúdos considerados essenciais a vida em sociedade, especialmente aqueles cuja aprendizagem exige intervenção e mediação sistemáticas da escola, como é caso da leitura e da escrita.como e caso da leitura e da escrita. III. O aluno deve reconhecer a leitura e a escrita como atividades interativas de produção de sentido, que colocam em jogo diferentes fatores. Estão corretas as afirmativas:

Sobre o ensino da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental que constam da proposta curricular do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Os conteúdos dos currículos e programas, assim como as práticas de ensino, devem ser selecionados em função apenas do domínio de conceitos e classificações como fins em si mesmos.
II. Devem compor o currículo da disciplina aqueles conteúdos considerados essenciais a vida em sociedade, especialmente aqueles cuja aprendizagem exige intervenção e mediação sistemáticas da escola, como é caso da leitura e da escrita.
como e caso da leitura e da escrita.
III. O aluno deve reconhecer a leitura e a escrita como atividades interativas de produção de sentido, que colocam em jogo diferentes fatores.

Estão corretas as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é B)

Sobre o ensino da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental na proposta curricular do Estado de Minas Gerais, é importante destacar os princípios que orientam a seleção de conteúdos e práticas pedagógicas. A análise das afirmativas apresentadas revela que apenas as proposições II e III estão corretas, conforme o gabarito indicado.

A afirmativa I está incorreta, pois reduz o ensino da Língua Portuguesa a um mero domínio de conceitos e classificações, desconsiderando a função social da linguagem e a importância de práticas significativas. A proposta curricular mineira, assim como as diretrizes educacionais contemporâneas, enfatiza que os conteúdos devem ser selecionados com base em critérios que ultrapassem a memorização, priorizando a construção de habilidades essenciais para a vida em sociedade.

Já a afirmativa II está correta, pois reflete o princípio de que o currículo deve priorizar conteúdos fundamentais para a formação cidadã, especialmente aqueles que exigem mediação escolar sistemática, como a leitura e a escrita. Essas competências são basilares para a participação crítica e autônoma dos estudantes no mundo social e cultural.

Por fim, a afirmativa III também está correta, ao destacar a concepção interativa da leitura e da escrita como práticas de produção de sentido. Essa perspectiva alinha-se com as abordagens contemporâneas do ensino de língua, que reconhecem a complexidade dos processos de compreensão e produção textual, envolvendo fatores linguísticos, cognitivos e socioculturais.

Portanto, a alternativa B) II e III, apenas é a correta, pois sintetiza os princípios pedagógicos defendidos na proposta curricular, que valorizam a função social da linguagem e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação integral dos estudantes.

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