Sobre os princípios epistemológicos orientadores constantes no Currículo de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF), julgue os itens a seguir:I. Para garantir a unicidade da teoria-prática no currículo e sua efetividade na sala de aula, deve-se privilegiar estratégias de integração que promovam reflexão crítica, síntese, análise e aplicação de conceitos voltados para a construção do conhecimento, permeados por incentivos constantes ao raciocínio, à problematização, ao questionamento. O ensino que articula teoria e prática requer de professores e estudantes a tomada de consciência, a revisão de concepções, a definição de objetivos, a reflexão sobre as ações desenvolvidas, o estudo da realidade para a qual se pensam as atividades.II. Para garantir que a interdisciplinaridade se efetive, necessário se faz que os professores dialoguem. Nas escolas públicas do Distrito Federal, o diálogo necessário para que concepções e práticas interdisciplinares sejam assumidas devem ocorrer em coordenações pedagógicas, espaços-tempos privilegiados de formação continuada, de planejamento, discussão do currículo e organização do trabalho pedagógico que contemple a interdisciplinaridade como princípio.III. Em relação à seleção e organização dos conteúdos, o currículo define uma base comum, sendo vedado que as escolas, considerando seus projetos político-pedagógicos e as especificidades locais e regionais, completem o trabalho com outros conhecimentos igualmente relevantes para a formação intelectual dos estudantes.É correto o que se afirma nas sentenças:
Sobre os princípios epistemológicos orientadores constantes no Currículo de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF), julgue os itens a seguir:
I. Para garantir a unicidade da teoria-prática no currículo e sua efetividade na sala de aula, deve-se privilegiar estratégias de integração que promovam reflexão crítica, síntese, análise e aplicação de conceitos voltados para a construção do conhecimento, permeados por incentivos constantes ao raciocínio, à problematização, ao questionamento. O ensino que articula teoria e prática requer de professores e estudantes a tomada de consciência, a revisão de concepções, a definição de objetivos, a reflexão sobre as ações desenvolvidas, o estudo da realidade para a qual se pensam as atividades.
II. Para garantir que a interdisciplinaridade se efetive, necessário se faz que os professores dialoguem. Nas escolas públicas do Distrito Federal, o diálogo necessário para que concepções e práticas interdisciplinares sejam assumidas devem ocorrer em coordenações pedagógicas, espaços-tempos privilegiados de formação continuada, de planejamento, discussão do currículo e organização do trabalho pedagógico que contemple a interdisciplinaridade como princípio.
III. Em relação à seleção e organização dos conteúdos, o currículo define uma base comum, sendo vedado que as escolas, considerando seus projetos político-pedagógicos e as especificidades locais e regionais, completem o trabalho com outros conhecimentos igualmente relevantes para a formação intelectual dos estudantes.
É correto o que se afirma nas sentenças:
- A)I, II, apenas.
- B)II, III, apenas.
- C)I, III, apenas
- D)todas as sentenças estão corretas
Resposta:
A alternativa correta é A)
O texto apresentado aborda os princípios epistemológicos que orientam o Currículo de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF), analisando três afirmações sobre sua aplicação prática. O gabarito indica que apenas as sentenças I e II estão corretas, enquanto a III está incorreta. A seguir, discutiremos cada uma delas para compreender os motivos dessa avaliação.
I. Integração teoria-prática e reflexão crítica: A primeira afirmação destaca a importância de estratégias que promovam a articulação entre teoria e prática, incentivando o raciocínio, a problematização e o questionamento. Essa abordagem é essencial para a construção do conhecimento, pois exige que professores e estudantes revisem concepções, definam objetivos e reflitam sobre suas ações. Esse princípio está alinhado com uma perspectiva pedagógica crítica e ativa, sendo, portanto, correto.
II. Interdisciplinaridade e diálogo entre professores: A segunda afirmação ressalta a necessidade de diálogo entre os docentes para que a interdisciplinaridade seja efetivada. Espaços como coordenações pedagógicas são fundamentais para o planejamento e a organização de práticas que integrem diferentes áreas do conhecimento. Esse princípio é coerente com as diretrizes curriculares que valorizam a formação continuada e o trabalho colaborativo, tornando a afirmação correta.
III. Flexibilidade na seleção de conteúdos: A terceira afirmação, no entanto, está incorreta. O currículo da SEDF não proíbe que as escolas complementem a base comum com conhecimentos relevantes para a formação dos estudantes, considerando suas particularidades locais e regionais. Pelo contrário, a flexibilidade é um princípio importante para adaptar o currículo às necessidades específicas de cada comunidade escolar.
Portanto, apenas as sentenças I e II estão corretas, conforme indicado pelo gabarito. A análise desses itens reforça a importância de uma abordagem pedagógica que valorize a reflexão crítica, a interdisciplinaridade e a adaptação às realidades locais, sem restringir indevidamente a autonomia das escolas.
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