A Base estabelece Cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver dos 0 aos 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem das crianças. I. O eu, o outro e o nós. II. Corpo, gestos e movimentos. III. Traços, sons, cores e formas. IV. Escuta, fala, pensamento e imaginação. V. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.(__) A ênfase está nas experiências que favorecem a construção de noções espaciais relativas a uma situação estática (como a noção de longe e perto) ou a uma situação dinâmica (para frente, para trás), destaca as experiências em relação ao tempo, favorecendo a construção das noções de tempo físico (dia e noite, estações do ano, ritmos biológicos) e cronológico (ontem, hoje, amanhã, semana, mês e ano), as noções de ordem temporal (“Meu irmão nasceu antes de mim”, “Vou visitar meu avô? depois da escola”) e histórica (“No tempo antigo”, “Quando mudamos para nossa casa”, “Na época do Natal”). (__) Realça as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados etc. Dá destaque, também, às experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à imaginação e à representação e, ainda, à linguagem escrita, convidando a criança a conhecer os detalhes do texto e das imagens e a ter contato com os personagens, a perceber no seu corpo as emoções geradas pela história, a imaginar cenários, construir novos desfechos etc.(__) Ressalta as experiências das crianças com as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, incluindo o contato com a linguagem musical e as linguagens visuais, com foco estético e crítico. Enfatiza as experiências de escuta ativa, mas também de criação musical, com destaque às experiências corporais provocadas pela intensidade dos sons e pelo ritmo das melodias. (__) Destaca experiências relacionadas à construção da identidade e da subjetividade, as aprendizagens e conquistas de desenvolvimento relacionadas à ampliação das experiências de conhecimento de si mesmo e à construção de relações, que devem ser, na medida do possível, permeadas por interações positivas, apoiadas em vínculos profundos e estáveis com os professores e os colegas.(__) Coloca ênfase nas experiências das crianças em situações de brincadeiras, nas quais exploram o espaço com o corpo e as diferentes formas de movimentos. A partir daí, elas constroem referenciais que as orientam em relação a aproximar-se ou distanciar-se de determinados pontos, por exemplo. O Campo também valoriza as brincadeiras de faz de conta, nas quais as crianças podem representar o cotidiano ou o mundo da fantasia interagindo com as narrativas literárias ou teatrais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação. Alternativas:
A Base estabelece Cinco Campos de
Experiência para a Educação Infantil, que indicam
quais são as experiências fundamentais para que a
criança aprenda e se desenvolva. Os Campos
enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e
afetos que as crianças devem desenvolver dos 0 aos
5 anos e buscam garantir os direitos de
aprendizagem das crianças.
I. O eu, o outro e o nós.
II. Corpo, gestos e movimentos.
III. Traços, sons, cores e formas.
IV. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
V. Espaço, tempo, quantidades, relações e
transformações.
(__) A ênfase está nas experiências que favorecem
a construção de noções espaciais relativas a uma
situação estática (como a noção de longe e perto) ou
a uma situação dinâmica (para frente, para trás),
destaca as experiências em relação ao tempo,
favorecendo a construção das noções de tempo
físico (dia e noite, estações do ano, ritmos
biológicos) e cronológico (ontem, hoje, amanhã,
semana, mês e ano), as noções de ordem temporal
(“Meu irmão nasceu antes de mim”, “Vou visitar meu
avô? depois da escola”) e histórica (“No tempo
antigo”, “Quando mudamos para nossa casa”, “Na
época do Natal”).
(__) Realça as experiências com a linguagem oral
que ampliam as diversas formas sociais de
comunicação presentes na cultura humana, como as
conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos
cantados etc. Dá destaque, também, às
experiências com a leitura de histórias que
favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao
comportamento leitor, à imaginação e à
representação e, ainda, à linguagem escrita,
convidando a criança a conhecer os detalhes do
texto e das imagens e a ter contato com os
personagens, a perceber no seu corpo as emoções
geradas pela história, a imaginar cenários, construir
novos desfechos etc.
(__) Ressalta as experiências das crianças com as
diferentes manifestações artísticas, culturais e
científicas, incluindo o contato com a linguagem musical e as linguagens visuais, com foco estético e
crítico. Enfatiza as experiências de escuta ativa, mas
também de criação musical, com destaque às
experiências corporais provocadas pela intensidade
dos sons e pelo ritmo das melodias.
(__) Destaca experiências relacionadas à
construção da identidade e da subjetividade, as
aprendizagens e conquistas de desenvolvimento
relacionadas à ampliação das experiências de
conhecimento de si mesmo e à construção de
relações, que devem ser, na medida do possível,
permeadas por interações positivas, apoiadas em
vínculos profundos e estáveis com os professores e
os colegas.
(__) Coloca ênfase nas experiências das crianças
em situações de brincadeiras, nas quais exploram o
espaço com o corpo e as diferentes formas de
movimentos. A partir daí, elas constroem
referenciais que as orientam em relação a
aproximar-se ou distanciar-se de determinados
pontos, por exemplo. O Campo também valoriza as
brincadeiras de faz de conta, nas quais as crianças
podem representar o cotidiano ou o mundo da
fantasia interagindo com as narrativas literárias ou
teatrais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta da associação. Alternativas:
- A)V, IV, III, I e II.
- B)I, II, III, IV e V.
- C)V, IV, III, II e I.
- D)II, I, III, IV e V.
- E)III, II, IV, I e V.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece Cinco Campos de Experiência essenciais para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. Esses campos orientam as práticas pedagógicas, garantindo que os direitos de aprendizagem sejam assegurados de forma lúdica e significativa. Cada campo aborda aspectos específicos do desenvolvimento infantil, promovendo habilidades cognitivas, socioafetivas, motoras e culturais.
O primeiro parágrafo destacado no texto refere-se ao Campo V (Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações), pois aborda noções espaciais e temporais, essenciais para a compreensão do mundo físico e social. O segundo parágrafo descreve o Campo IV (Escuta, fala, pensamento e imaginação), ao enfatizar a linguagem oral, a leitura e a escrita como ferramentas de comunicação e expressão. Já o terceiro parágrafo corresponde ao Campo III (Traços, sons, cores e formas), ao tratar das manifestações artísticas e musicais, incentivando a criatividade e a sensibilidade estética.
O quarto parágrafo está relacionado ao Campo I (O eu, o outro e o nós), pois trata da construção da identidade e das relações interpessoais, fundamentais para a formação da subjetividade. Por fim, o quinto parágrafo refere-se ao Campo II (Corpo, gestos e movimentos), ao valorizar as brincadeiras e a exploração corporal como formas de aprendizagem e interação com o espaço.
Portanto, a sequência correta da associação é V, IV, III, I e II, conforme a alternativa A). Essa organização reflete a importância de integrar diferentes dimensões do desenvolvimento infantil, garantindo uma educação infantil plural e significativa.
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