Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A linguagem escrita na Educação Infantil não deve ser o aspecto mais privilegiado nas propostas pedagógicas dessa primeira etapa da Educação Básica. Entender o papel da instituição da Educação Infantil em relação ao aprendizado dessa linguagem é reconhecer que ela se constitui de forma interdependente com outras linguagens. Dentre tantas práticas cotidianas que favorecem a relação da criança com a linguagem escrita e seu aprendizado, pode-se mencionar:

A linguagem escrita na Educação Infantil não
deve ser o aspecto mais privilegiado nas propostas
pedagógicas dessa primeira etapa da Educação
Básica. Entender o papel da instituição da Educação
Infantil em relação ao aprendizado dessa linguagem
é reconhecer que ela se constitui de forma
interdependente com outras linguagens. Dentre
tantas práticas cotidianas que favorecem a relação da
criança com a linguagem escrita e seu aprendizado,
pode-se mencionar:

Resposta:

A alternativa correta é C)

A linguagem escrita na Educação Infantil deve ser abordada de forma integrada às demais linguagens, sem ser tratada como prioridade absoluta. Nessa fase, o desenvolvimento ocorre de maneira global, e a escrita deve ser inserida em contextos significativos para as crianças.

Entre as alternativas apresentadas, a leitura diária de livros de literatura infantil (opção C) se destaca como a prática mais adequada, pois:

  • Proporciona contato autêntico com a linguagem escrita em seu uso social real
  • Estimula o imaginário e o desenvolvimento cognitivo
  • Favorece a construção de vínculos positivos com a leitura
  • Apresenta a linguagem de forma contextualizada e prazerosa

As outras alternativas apresentam limitações: o uso exclusivo de livros didáticos (A e D) reduz o contato com textos completos e significativos, enquanto explicações sobre o funcionamento da escrita (B) são pouco eficazes nessa fase do desenvolvimento.

Portanto, a prática mais adequada é mesmo a leitura diária de literatura infantil, que insere a criança no universo da linguagem escrita de forma natural e significativa, respeitando seu desenvolvimento integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *