A linguagem escrita na Educação Infantil não deve ser o aspecto mais privilegiado nas propostas pedagógicas dessa primeira etapa da Educação Básica. Entender o papel da instituição da Educação Infantil em relação ao aprendizado dessa linguagem é reconhecer que ela se constitui de forma interdependente com outras linguagens. Dentre tantas práticas cotidianas que favorecem a relação da criança com a linguagem escrita e seu aprendizado, pode-se mencionar:
deve ser o aspecto mais privilegiado nas propostas
pedagógicas dessa primeira etapa da Educação
Básica. Entender o papel da instituição da Educação
Infantil em relação ao aprendizado dessa linguagem
é reconhecer que ela se constitui de forma
interdependente com outras linguagens. Dentre
tantas práticas cotidianas que favorecem a relação da
criança com a linguagem escrita e seu aprendizado,
pode-se mencionar:
- A)a utilização de livros didáticos favorecendo o contato da criança com a cultura escrita
- B)as rodas de conversa frequentes explicando para a criança sobre o funcionamento da linguagem escrita
- C)a leitura diária para as crianças de livros de literatura infantil
- D)a organização do canto de escrita na sala com livros didáticos apresentando o alfabeto
Resposta:
A alternativa correta é C)
A linguagem escrita na Educação Infantil deve ser abordada de forma integrada às demais linguagens, sem ser tratada como prioridade absoluta. Nessa fase, o desenvolvimento ocorre de maneira global, e a escrita deve ser inserida em contextos significativos para as crianças.
Entre as alternativas apresentadas, a leitura diária de livros de literatura infantil (opção C) se destaca como a prática mais adequada, pois:
- Proporciona contato autêntico com a linguagem escrita em seu uso social real
- Estimula o imaginário e o desenvolvimento cognitivo
- Favorece a construção de vínculos positivos com a leitura
- Apresenta a linguagem de forma contextualizada e prazerosa
As outras alternativas apresentam limitações: o uso exclusivo de livros didáticos (A e D) reduz o contato com textos completos e significativos, enquanto explicações sobre o funcionamento da escrita (B) são pouco eficazes nessa fase do desenvolvimento.
Portanto, a prática mais adequada é mesmo a leitura diária de literatura infantil, que insere a criança no universo da linguagem escrita de forma natural e significativa, respeitando seu desenvolvimento integral.
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