Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A partir da leitura do livro Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas (PANIZZA, 2006), no que se refere às interpretações numéricas das crianças observadas na pesquisa, assinale a alternativa correta.

A partir da leitura do livro Ensinar matemática na
educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas

(PANIZZA, 2006), no que se refere às interpretações
numéricas das crianças observadas na pesquisa,
assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é B)

No livro Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas, Mabel Panizza (2006) discute como as crianças constroem seu entendimento sobre os números, destacando suas interpretações numéricas durante o processo de aprendizagem. A pesquisa apresentada revela que as crianças não simplesmente memorizam a sequência numérica de forma mecânica, mas utilizam estratégias baseadas em seus conhecimentos prévios para compreender a escrita numérica.

Entre as alternativas apresentadas, a opção B) é a correta, pois reflete a ideia central da autora: as crianças se apoiam na numeração falada para interpretar a escrita numérica. Isso significa que a oralidade desempenha um papel fundamental na construção do conhecimento matemático infantil, permitindo que elas estabeleçam relações entre o que ouvem, falam e escrevem.

As outras alternativas não correspondem às conclusões da pesquisa. A alternativa A) sugere uma aprendizagem linear e isolada dos números, o que não condiz com a visão construtivista apresentada. Já a alternativa C) atribui os erros infantis à falta de conhecimento, ignorando que esses "erros" muitas vezes são tentativas válidas de interpretação. Por fim, a alternativa D) desconsidera a importância do reconhecimento dos dígitos na leitura de números maiores, algo que a autora não sustenta em sua análise.

Portanto, a alternativa B) é a que melhor representa as conclusões de Panizza (2006) sobre como as crianças utilizam a numeração falada como base para interpretar a escrita numérica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *