A partir da leitura do livro Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas (PANIZZA, 2006), no que se refere às interpretações numéricas das crianças observadas na pesquisa, assinale a alternativa correta.
educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas
(PANIZZA, 2006), no que se refere às interpretações
numéricas das crianças observadas na pesquisa,
assinale a alternativa correta.
- A)As crianças aprendem os números um a um, e respeitando a ordem na série numérica, utilizando o conhecimento dos números escritos.
- B)As crianças utilizam seus conhecimentos sobre numeração falada para se apoiar em suas interpretações das escritas numéricas.
- C)Os erros que as crianças cometem ao ler ou escrever os números são atribuídos principalmente a uma ausência de conhecimentos.
- D)O conhecimento do nome dos dígitos não contribui para que a criança leia um número de dois algarismos.
Resposta:
A alternativa correta é B)
No livro Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas, Mabel Panizza (2006) discute como as crianças constroem seu entendimento sobre os números, destacando suas interpretações numéricas durante o processo de aprendizagem. A pesquisa apresentada revela que as crianças não simplesmente memorizam a sequência numérica de forma mecânica, mas utilizam estratégias baseadas em seus conhecimentos prévios para compreender a escrita numérica.
Entre as alternativas apresentadas, a opção B) é a correta, pois reflete a ideia central da autora: as crianças se apoiam na numeração falada para interpretar a escrita numérica. Isso significa que a oralidade desempenha um papel fundamental na construção do conhecimento matemático infantil, permitindo que elas estabeleçam relações entre o que ouvem, falam e escrevem.
As outras alternativas não correspondem às conclusões da pesquisa. A alternativa A) sugere uma aprendizagem linear e isolada dos números, o que não condiz com a visão construtivista apresentada. Já a alternativa C) atribui os erros infantis à falta de conhecimento, ignorando que esses "erros" muitas vezes são tentativas válidas de interpretação. Por fim, a alternativa D) desconsidera a importância do reconhecimento dos dígitos na leitura de números maiores, algo que a autora não sustenta em sua análise.
Portanto, a alternativa B) é a que melhor representa as conclusões de Panizza (2006) sobre como as crianças utilizam a numeração falada como base para interpretar a escrita numérica.
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