Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as afirmativas acerca do trabalho com a Matemática na Educação Infantil. I. O trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas. II. O trabalho com a Matemática atende às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento. III. O trabalho com a Matemática na Educação Infantil se dá exclusivamente por meio dos jogos que, de forma lúdica, garantem a aprendizagem. Estão corretas as afirmativas:

Analise as afirmativas acerca do trabalho com a
Matemática na Educação Infantil.
I. O trabalho com a Matemática pode contribuir para
a formação de cidadãos autônomos, capazes
de pensar por conta própria, sabendo resolver
problemas.
II. O trabalho com a Matemática atende às
necessidades das próprias crianças de
construírem conhecimentos que incidam nos
mais variados domínios do pensamento.
III. O trabalho com a Matemática na Educação
Infantil se dá exclusivamente por meio dos jogos
que, de forma lúdica, garantem a aprendizagem.
Estão corretas as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é A)

O trabalho com a Matemática na Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e na formação integral das crianças. As afirmativas apresentadas abordam diferentes aspectos dessa abordagem pedagógica, sendo importante analisá-las individualmente para compreender suas contribuições e limitações.

A afirmativa I destaca a capacidade da Matemática em formar cidadãos autônomos e críticos, aptos a resolver problemas de forma independente. Essa perspectiva está alinhada com as atuais propostas educacionais, que valorizam o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de análise desde os primeiros anos escolares. A Matemática, quando trabalhada de forma significativa, efetivamente contribui para essa autonomia intelectual.

A afirmativa II ressalta como o conhecimento matemático atende às necessidades infantis de construção do pensamento em diversos domínios. Essa visão é corroborada por teóricos do desenvolvimento infantil, que reconhecem a Matemática como uma ferramenta essencial para a organização do pensamento e a compreensão do mundo que cerca a criança.

Já a afirmativa III apresenta uma limitação ao sugerir que o trabalho com Matemática na Educação Infantil se restringe aos jogos. Embora os jogos sejam recursos valiosos e eficazes, não constituem a única estratégia possível. A aprendizagem matemática nessa fase pode e deve ocorrer também por meio de experiências concretas, exploração do ambiente, resolução de problemas reais e outras atividades lúdicas que não se enquadram necessariamente na categoria de jogos.

Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas, conforme indicado na alternativa A. Elas capturam aspectos essenciais do trabalho com Matemática na Educação Infantil, enquanto a terceira afirmativa peca por reduzir a riqueza de possibilidades pedagógicas a uma única estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *