Analise as afirmativas acerca do trabalho com a Matemática na Educação Infantil. I. O trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas. II. O trabalho com a Matemática atende às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento. III. O trabalho com a Matemática na Educação Infantil se dá exclusivamente por meio dos jogos que, de forma lúdica, garantem a aprendizagem. Estão corretas as afirmativas:
Matemática na Educação Infantil.
a formação de cidadãos autônomos, capazes
de pensar por conta própria, sabendo resolver
problemas.
necessidades das próprias crianças de
construírem conhecimentos que incidam nos
mais variados domínios do pensamento.
Infantil se dá exclusivamente por meio dos jogos
que, de forma lúdica, garantem a aprendizagem.
- A)I e II, apenas.
- B)I e III, apenas
- C)II e III, apenas.
- D)I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O trabalho com a Matemática na Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e na formação integral das crianças. As afirmativas apresentadas abordam diferentes aspectos dessa abordagem pedagógica, sendo importante analisá-las individualmente para compreender suas contribuições e limitações.
A afirmativa I destaca a capacidade da Matemática em formar cidadãos autônomos e críticos, aptos a resolver problemas de forma independente. Essa perspectiva está alinhada com as atuais propostas educacionais, que valorizam o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de análise desde os primeiros anos escolares. A Matemática, quando trabalhada de forma significativa, efetivamente contribui para essa autonomia intelectual.
A afirmativa II ressalta como o conhecimento matemático atende às necessidades infantis de construção do pensamento em diversos domínios. Essa visão é corroborada por teóricos do desenvolvimento infantil, que reconhecem a Matemática como uma ferramenta essencial para a organização do pensamento e a compreensão do mundo que cerca a criança.
Já a afirmativa III apresenta uma limitação ao sugerir que o trabalho com Matemática na Educação Infantil se restringe aos jogos. Embora os jogos sejam recursos valiosos e eficazes, não constituem a única estratégia possível. A aprendizagem matemática nessa fase pode e deve ocorrer também por meio de experiências concretas, exploração do ambiente, resolução de problemas reais e outras atividades lúdicas que não se enquadram necessariamente na categoria de jogos.
Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas, conforme indicado na alternativa A. Elas capturam aspectos essenciais do trabalho com Matemática na Educação Infantil, enquanto a terceira afirmativa peca por reduzir a riqueza de possibilidades pedagógicas a uma única estratégia.
Deixe um comentário