Considerando as maneiras como as situações de aprendizagem no cotidiano das creches e pré-escolas podem ser organizadas, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando essas maneiras às respectivas situações de aprendizagem. COLUNA I 1. Atividades permanentes 2. Projetos 3. Sequência de atividades COLUNA II ( ) Atividades articuladas em torno da obtenção de um produto final, visível e compartilhado com as crianças, ao redor do qual são organizadas as atividades. ( ) Ações planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida e que visa a oferecer desafios com graus diferentes de complexidade. ( ) Situações propostas de forma sistemática e com regularidade, mas não são necessariamente diárias. Assinale a sequência correta.
Considerando as maneiras como as situações de
aprendizagem no cotidiano das creches e pré-escolas
podem ser organizadas, relacione a COLUNA II com a
COLUNA I, associando essas maneiras às respectivas
situações de aprendizagem.
COLUNA I
1. Atividades permanentes
2. Projetos
3. Sequência de atividades
COLUNA II
( ) Atividades articuladas em torno da obtenção de
um produto final, visível e compartilhado com as
crianças, ao redor do qual são organizadas as
atividades.
( ) Ações planejadas e orientadas com o objetivo
de promover uma aprendizagem específica e
definida e que visa a oferecer desafios com graus
diferentes de complexidade.
( ) Situações propostas de forma sistemática e com
regularidade, mas não são necessariamente
diárias.
Assinale a sequência correta.
- A)3 2 1
- B)2 3 1
- C)1 3 2
- D)2 1 3
Resposta:
A alternativa correta é B)
A organização das situações de aprendizagem no cotidiano das creches e pré-escolas é fundamental para promover o desenvolvimento integral das crianças. A associação entre as colunas I e II permite compreender como diferentes estratégias pedagógicas podem ser aplicadas de acordo com os objetivos educacionais.
Na COLUNA I, temos três maneiras distintas de organizar as situações de aprendizagem:
- Atividades permanentes
- Projetos
- Sequência de atividades
Já na COLUNA II, encontramos as descrições que correspondem a cada uma dessas formas de organização:
- (2) Projetos: atividades articuladas em torno da obtenção de um produto final, visível e compartilhado com as crianças, ao redor do qual são organizadas as atividades.
- (3) Sequência de atividades: ações planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida, oferecendo desafios com graus diferentes de complexidade.
- (1) Atividades permanentes: situações propostas de forma sistemática e com regularidade, mas não necessariamente diárias.
Portanto, a sequência correta é B) 2 3 1, conforme indicado no gabarito. Essa associação demonstra a importância de diversificar as estratégias pedagógicas para atender às necessidades e interesses das crianças, promovendo aprendizagens significativas e contextualizadas.
Deixe um comentário