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Considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): ( ) O número não é empírico por natureza, a criança constrói o conceito de número por meio da abstração reflexiva, utilizando-se da sua própria ação mental e estabelecendo relações entre objetos.( ) O conceito de número não pode ser ensinado à criança, pois ela o constrói de dentro de si mesma, pela capacidade de pensar.( ) A construção do número é gradativa e leva anos para ser construída e depende das noções de conservação, classificação e seriação.( ) No processo de construção do número, inicialmente, as crianças usam os números de maneira quantitativa e só posteriormente utilizam-nos de maneira qualitativa. A sequência CORRETA é:

Considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
( ) O número não é empírico por natureza, a criança constrói o conceito de número por meio da abstração
reflexiva, utilizando-se da sua própria ação mental e estabelecendo relações entre objetos.
( ) O conceito de número não pode ser ensinado à criança, pois ela o constrói de dentro de si mesma,
pela capacidade de pensar.
( ) A construção do número é gradativa e leva anos para ser construída e depende das noções de
conservação, classificação e seriação.
( ) No processo de construção do número, inicialmente, as crianças usam os números de maneira
quantitativa e só posteriormente utilizam-nos de maneira qualitativa.
A sequência CORRETA é:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O desenvolvimento do conceito de número na criança é um processo complexo, estudado profundamente pela psicologia do desenvolvimento e pela epistemologia genética de Piaget. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos compreender melhor esse processo e identificar quais são verdadeiras (V) ou falsas (F).

A primeira afirmativa indica que "O número não é empírico por natureza, a criança constrói o conceito de número por meio da abstração reflexiva, utilizando-se da sua própria ação mental e estabelecendo relações entre objetos." Esta afirmação é verdadeira (V), pois, segundo Piaget, o número não é algo que a criança simplesmente absorve do ambiente, mas sim uma construção mental que surge através da abstração reflexiva e da coordenação de ações.

A segunda afirmativa afirma que "O conceito de número não pode ser ensinado à criança, pois ela o constrói de dentro de si mesma, pela capacidade de pensar." Esta também é verdadeira (V), pois, embora o ambiente e a mediação sejam importantes, o número é uma construção lógica que a criança desenvolve internamente através de suas estruturas cognitivas.

A terceira afirmativa diz que "A construção do número é gradativa e leva anos para ser construída e depende das noções de conservação, classificação e seriação." Esta é igualmente verdadeira (V), já que Piaget demonstrou que a noção de número está intimamente ligada a essas operações lógicas, que se desenvolvem gradualmente ao longo da infância.

Por fim, a quarta afirmativa afirma que "No processo de construção do número, inicialmente, as crianças usam os números de maneira quantitativa e só posteriormente utilizam-nos de maneira qualitativa." Esta é falsa (F), pois ocorre exatamente o oposto: primeiro as crianças usam os números de forma qualitativa (como rótulos ou nomes) e só depois compreendem seu aspecto quantitativo.

Portanto, a sequência correta é V, V, V, F, correspondente à alternativa B).

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